Como usar o pronome neutro: Exemplos, Frases e O que é Não-Binário

Como usar o pronome neutro: Exemplos, Frases e O que é Não-Binário

Você sabe como usar o pronome neutro? A procura por questões relacionadas ao tema aumentou significativamente nos últimos anos. Afinal de contas, a inclusão passou a ser bastante discutida dentro dos ambientes sociais. Neste post do Escritora de Sucesso, apresentamos as principais informações sobre o assunto.

Como usar o pronome neutro: Veja exemplos

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como usar o pronome neutro, uma vez que existem diversas regras que precisam ser seguidas. O principal ponto é respeitar a escolha pessoal do indivíduo, que decide por quais pronomes quer ser tratado. Nesse caso, é importante dialogar para não se precipitar e acabar desrespeitando a pessoa.

Para entender de forma mais clara, é interessante ter em mente que o pronome neutro é aquele sem indicação de gênero. Nesse sentido, ele é usado para incluir pessoas não binárias.

Veja um exemplos do uso, considerando os demais pronomes:

  • Minha amiga é muito bonita.
  • Meu amigo é muito bonito.
  • Meu amigue é muito bonite.

Note que podemos mudar a última letra, “a” ou “o”, para “e” e ficar de acordo com as regras do pronome neutro, e isso vale para a maioria dos casos.

Outro exemplo do uso é:

  • Todas as alunas estão presentes;
  • Todos os alunos estão presentes;
  • Todes os alunes estão presentes.

Veja também: Como escrever bem: 6 dicas para passar de iniciante a profissional

Frases em pronome neutro

Existem diversas frases que podem ajudar a entender melhor como funciona o pronome neutro. Veja, logo abaixo, alguns exemplos da utilização:

  • Cris é muito esperto/esperta/esperte;
  • Todos/todas/todes gostaram do filme;
  • Essa caneta é dele/dela/delu.

O que é Não-Binário

Uma pessoa não-binária é aquela que não se vê dentro de um gênero exclusivo. Ou seja, a identidade e expressão de gênero não se limitam ao feminino e ao masculino. Nesse sentido, o pronome neutro serve para incluir esses indivíduos, que podem não se sentir confortáveis com a utilização dos demais pronomes.

A popularização da linguagem neutra deve-se à luta pela inclusão de pessoas de gênero fluido. Assim, a adoção desses novos termos na língua portuguesa pode fazer com que os indivíduos se sintam mais confortáveis, além de se sentirem dentro da sociedade.

Apesar do termo ter ganhado mais reconhecimento nos últimos tempos, a não-binariedade sempre existiu dentro da sociedade. Inclusive, diversas culturas já tinham conhecimento de que haviam outros gêneros além do feminino e masculino.

Além disso, a bandeira que representa as pessoas não-binárias existe desde o ano de 2014. Ela possui quatro cores e cada uma possui um significado diferente. Veja abaixo:

  • Preto: ausência de gênero;
  • Branco: gêneros múltiplos;
  • Púrpura: gênero feminino e masculino misturados;
  • Amarelo: gêneros fora do feminino e masculino.

Para não haver nenhum erro durante o uso do pronome neutro, é interessante buscar informações sobre os assuntos e não correr o risco de desrespeitar o gênero de alguém.

Vale destacar que isso vale para todos os ambientes sociais, incluindo o profissional e o educacional. Dessa forma, até mesmo as instituições precisam se adaptar a essa linguagem e trabalhar para que a inclusão não apresente falhas.

Veja também: Autoestima é junto ou separado? Veja como se escreve

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *