Como escrever bem: 6 dicas para passar de iniciante a profissional

Como escrever bem: 6 dicas para passar de iniciante a profissional

Saber como escrever bem não compreende apenas a ter um bom vocabulário e coesão/coerência. Começar a escrever é difícil. Mas aqui estão algumas dicas que mais me ajudaram quando comecei. Certamente completarei mais tarde com explicações mais detalhadas, mas é um começo. Resumindo, essas 6 dicas tornarão você, de um iniciante, a um escritor profissional!

Mas como escrever bem?

Para escrever bem, esqueça o estilo. Sim. Mantenha as frases simples, use suas próprias palavras, como se estivesse contando a história oralmente. Se você é um iniciante, este é o conselho mais valioso que posso lhe dar. Quando começamos a escrever, tendemos a querer fazer frases bonitas, metáforas, adições em todos os lugares.

1. Esqueça o estilo

Mas é exatamente o contrário: o melhor estilo é aquele que mais mergulha na história! Portanto, não exagere no início, seu estilo vai melhorar à medida que você escreve!

Descobri isso quando desisti de contos de romance para escrever artigos sobre diversos outros assuntos em outros blogs. Em seguida, pensei comigo: quanto mais simples for a minha escrita, mais os meus leitores irão mergulhar nela. E esse é o ponto, não é?

Então, ao invés de “O sol estava se diluindo no oceano nebuloso da névoa matinal“, que tal preferir “O sol se perdeu no nevoeiro“? Mais simples.

Aos poucos, você vai “sentir” melhor como usar frases poderosas e eficazes, mas por enquanto, concentre-se na sua história!

2. Uma ideia por frase

Outro erro que tendemos a cometer no início é querer tanto descrever, contar uma ação, explicar, e enfim, a gente se perde! Exemplo:

“Ele pulou na grande e cintilante nave com um salto rápido, antes de congelar, horrorizado e com o coração batendo forte: ele havia deixado seu pacote na plataforma do espaço, repleta de ônibus espaciais.”

Aqui, a ação se mistura com a descrição, o que é um pouco confuso de ler e sobrecarrega o leitor com informações. Também quebra o suspense.

Ao separar os dois, obteríamos:

“O espaço estava lotado de ônibus espaciais. Ele pulou na nave e congelou. Ele havia deixado seu pacote na plataforma.”

Está mais claro, não é? E o suspense é muito mais efetivo com essa estrutura. Portanto, não se esqueça: uma ideia por frase!

saber como escrever bem
Imagem: Pixabay

3. Como escrever bem: “Mostre”, ao invés de contar.

Uma dica clássica para iniciantes, torna muito mais fácil para o leitor mergulhar na história. Um exemplo é melhor do que um longo discurso:

Ele estava morrendo de medo de perder a reunião. Ele olhou para o relógio, que carregava havia quinze anos. Eram quatro e dez e a reunião começaria às quatro e meia. “Tudo por causa de Charles!” Ele pensou, exasperado.

Reescrita:

Seu coração batia forte no peito. Ele olhou para o relógio enferrujado: quatro e dez. Mais 20 minutos antes do início da reunião. Ele cerrou os punhos. Ele não iria mais ouvir os conselhos de Charles.

Então? Mergulhamos mais facilmente no segundo extrato, certo? Se dissecarmos:

  • “Seu coração estava batendo forte” mostra seu medo;
  • “O relógio enferrujado” mostra que não é mais jovem;
  • “Mais 20 minutos” dá a hora da reunião;
  • “Ele cerrou os punhos” mostra sua raiva.

Resumindo, você entendeu! Aqui, coloquei esses detalhes em uma série de ações, mas também poderia ter sido em um diálogo. O que evitar são longos parágrafos de explicações, explicações que surgem em qualquer lugar. Eles criam uma distância entre o leitor e sua história! Depois, alguns autores fazem, mas para um iniciante, recomendo muito passar por essa etapa, o que ajuda a chegar a um bom nível.

4. Use seus 5 sentidos e detalhes para escrever bem as descrições

Seja um lugar ou um personagem, não apenas os descreva com seus olhos! Um personagem não é uma cor de cabelo e / ou olhos, como todos tendíamos a ser no início. Ele tem uma atitude, detalhes, cicatrizes, jeito de falar, sotaque, acessórios, trajes especiais, andar, cheiros que o fazem ganhar vida!

Fornecer esses detalhes dará mais corpo à sua história e fará com que o leitor mergulhe melhor.

O mesmo vale para lugares em como escrever bem. No início da minha aventura literária, tendia a descrever os cômodos”de longe”: uma grande sala quadrada numa estação, com uma escada na parte de trás, por exemplo.

Seu personagem não vai ver isso! Ele está bem no meio, vai ver as lajes em péssimo estado, o grupo de viajantes passando correndo, o cara andando com o pé dele, a pedra do corrimão se despedaçando. Ele vai sentir o cheiro de fumaça, o calor da multidão, ouvir o rebuliço ressoar nas paredes. Resumindo, você entendeu: os 5 sentidos e os detalhes!

5. Simplifique seus diálogos

Na universidade, aprendemos a variar os verbos do diálogo. É muito bom. Mas, na verdade, os melhores diálogos são aqueles em que você sabe quem está falando e em que tom, sem nem precisar de verbos de diálogo!

Charles olhou para Bernadete com olhos redondos.

– Mas para onde foi Teófilo?

– Bem, eu não sei! Foi você quem teve que vigiá-lo!

– Eu sei, mas… recebi uma ligação…

– Como sempre! Uma chamada aqui, uma emergência ali! Vamos lá, pense bem, ele deve estar no balanço.

Você visualiza a cena, certo? não precisa usar “ele perguntou, ela retrucou, ele gaguejou”? Portanto, o mesmo vale para seus diálogos. Claro, às vezes é necessário, especialmente se houver vários personagens, mas a regra permanece a mesma: basta colocar o mínimo!

6. Escreva

Uma dica ainda mais importante que as outras é: se você quer saber como escrever bem, pare de ler dicas de redação, pare de assistir vídeos sobre o assunto, vá direto ao seu manuscrito e escreva! É claro que esse conteúdo não é em vão, mas não se apegue demais a tudo o que é dito por aí. O que mais importa, principalmente, quando você escreve para blogs e demais sites, sobre diversos assuntos, é autenticidade.

Se você souber como ser autêntico em como escrever bem, terá muito trabalho garantido. Mas se você é um sonhador, que está começando e quer direcionamentos, essas dicas podem, sim, ser essenciais para você alavancar sua carreira como escritor!

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários e envie o link do texto para alguém que você sabe que também quer ganhar a vida sendo escritor!

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.

3 comentários sobre “Como escrever bem: 6 dicas para passar de iniciante a profissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *