Como escrever uma crônica: Narrativa, Humorística e Dicas

Como escrever uma crônica: Narrativa, Humorística e Dicas

Saber como escrever uma crônica não é tão difícil quanto pode parecer. Mas existem alguns detalhes que vão fazer toda a diferença na hora escrever. Portanto, aqui estão algumas dicas e sugestões para escrever um texto narrativo ou humorístico de qualidade.

Como escrever uma crônica

Antes de tudo, compreenda as origens e as características do gênero. Então, em primeiro lugar, costumam chamá-la de literatura menor, porque ela mistura influências literárias e do texto jornalístico, por exemplo. Aliás, a criação dela também está ligada ao jornal no século XVIII e XIX.

Nesse início de vida, o como fazer uma crônica já tinha algumas características que aparecem até os dias de hoje, como:

  • Texto curto;
  • Narrativa em torno de um fato, opinião ou ideia;
  • Compromisso com um dado real;
  • Expressão de opinião por meio de crítica, ironia e humor.

As diferenças do gênero no tempo e estilo

A partir dos itens em comum, ela também se modificou ao longo do tempo. Assim, existem subcategorias do gênero como as jornalísticas, filosóficas, líricas e humorísticas. Então, quando você lê uma crônica escrita no século XIX e compara com uma de hoje em dia, pode notar muita diferença no estilo, tema e estrutura.,

Veja também: Como escrever uma redação de sucesso para Vestibular, Enem e Outros

Como escrever uma crônica narrativa

Saber como fazer uma crônica narrativa envolve as etapas comuns a qualquer produção escrita. Assim, conheça algumas dicas para fazer um bom planejamento, execução e revisão do seu texto:

  • Escolha um fato, ideia ou opinião para narrar;
  • Pense a respeito do seu tema levando em conta a sua opinião pessoal;
  • Planeje os itens que servirão ao seu ponto de vista, como personagens;
  • Revise o texto.

Passo a passo de como fazer uma crônica

A seguir, entenda cada item da lista e saiba como aplicá-los na sua produção de uma crônica narrativa.

1. Escolha

Observe os fatos da sua rotina e tente vê-las por um novo ângulo. Assim, você terá muito material em que pensar durante a escrita.

2. Reflita

Durante a escrita, procure demonstrar por meio das palavras a sua opinião pessoal sobre o fato, ideia ou opinião de outra pessoa. Afinal, a sua presença no texto é essencial nesse gênero.

3. Escolha os itens da narrativa

Mantendo o compromisso com o real, escolha alguns personagens essenciais para a crônica, o ponto de vista narrativo e o espaço do ocorrido.

4. Revise o texto

Além das questões gramaticais, leia e releia seu próprio texto observando a adequação ao gênero. Então lembre que ele deve ser curto, com linguagem simples, estar em torno de apenas um elemento do dia a dia e sem excessos.

Como escrever uma crônica humorística?

Para saber como escrever uma boa crônica humorística comece estudando os cronistas que trabalham essa técnica em seus textos, o Brasil está recheado deles.

Em seguida, observe os elementos que contribuem para o efeito de humor. Além do fato, inserir comparações, metáforas e brincar com as expressões linguísticas e as expectativas do leitor costumam contribuir para boas risadas.

Exemplos de crônicas para se inspirar

Para ajudar na sua inspiração, conheça alguns grandes exemplos do gênero. Assim, você vai conseguir pensar melhor em como fazer uma crônica.

A última crônica, de Fernando Sabino

Esse é um exemplo clássico para a categoria narrativa. Nele, com muita maestria e olhar cirúrgico, o autor emociona e extrai o mais profundo de uma situação da rotina. Então, vale a pena conhecer.

Regra para uso dos bondes, de Machado de Assis

Um exemplo perfeito da característica híbrida do gênero, o autor mistura ironia e bom humor para falar da novidade no Rio de Janeiro do século XIX.

O nascimento da crônica, de Machado de Assis

Mais uma obra de um dos maiores autores da literatura brasileira. Nesse texto, o autor reflete sobre a sua própria escrita e é muito interessante, em especial, para os que estão querendo saber como fazer uma crônica.

Como ter ideias para fazer uma crônica?

Como você vai ver na sua pesquisa e leituras, esse gênero apresenta uma riqueza muito grande na sua estrutura e na sua diversidade de temas. Então, desenvolver um olhar sensível ao que está próximo vai ajudar. Portanto, a prática de escrever e a própria vida são dois elementos que vão auxiliar na sua produção.

Sabe aquela história maluca que você viveu com seus amigos? Ela pode virar uma crônica. Lembra da vez em que você entrou no ônibus errado, caiu um tombo na frente da escola, esqueceu o trabalho da faculdade, bebeu demais na festa dos amigos? Tudo isso pode virar uma crônica humorística, ou não, mas de muito sucesso.

Gostou? Veja também: Como escrever um email para enviar currículo

Texto escrito por Amanda de Negreiros (estudante de Letras – UFCG)

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

2 comentários sobre “Como escrever uma crônica: Narrativa, Humorística e Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.