Resumo do livro O Mistério do Anel de Pérola

Resumo do livro O Mistério do Anel de Pérola

O resumo do livro O Mistério do Anel de Pérola, escrito por Lenira Almeida Heck, é uma obra voltada para o público infanto-juvenil. A narrativa acompanha duas irmãs chamadas Cloé e Marli, que ganham de presente uma galinha e um anel de pérolas, respectivamente. Hoje, o Escritora de Sucesso mostra todos os detalhes sobre o livro.

Resumo do livro O Mistério do Anel de Pérola

O livro começa nos apresentando as irmãs Cloé e Marli, que moravam em um vilarejo bem distante. A família morava nos fundos de uma escola, sendo que o pai das garotas era o único professor do local.

Certo dia, a mãe de uma amiga da família, chamada D. Elizete, resolveu presentear Cloé. Se tratava de uma pequena caixa enfeitada para presente, dentro dela estava uma ave com penas brancas. Assim que agradeceu, a garota foi mostrar para Marli, sua irmã.

Assim que viu a ave, Marli percebeu que não havia certidão de nascimento junto à ela, nem um outro documento de registro. Então, Cloé correu para avisar D. Elizete, que recomendou que Marli fosse ao cartório para resolver o problema. As garotas adotaram o nome de “Branquinha” à ave.

Rapidamente, a galinha cresceu e engordou, além de ter uma personalidade mansa e cacarejante. Certo dia, a ave botou o seu primeiro ovo, trazendo alegria para todos da família.

Como o aniversário de Marli era no dia seguinte, a mãe das garotas teve a ideia de fazer uma deliciosa torta com as gemas do ovo.

No dia em questão, Marli foi presenteada com um anel de pérolas, presente dado pelo seu pai. A menina ficou encantada com o acessório, que era belo e bastante brilhante.

Veja também: Resumo do livro Esperança para Voar; veja mais sobre a história

O anel de pérolas é perdido

Alguns dias depois, as duas irmãs estavam no quintal olhando e brincando com a Branquinha. Em um certo momento, Marli tirou o seu anel e deixou do seu lado. No entanto, num descuido, a garota deixou o objeto cair, e esse rolou até ficar perto da galinha.

Rapidamente, Marli e Cloé levantam para procurar o anel. Com medo de não encontrá-lo, a menina começou a chorar e disse que a galinha havia engolido seu acessório. A partir daí, Marli desenvolveu um sentimento negativo em relação à ave.

Então, Cloé correu depressa para o seu pai, levando a galinha consigo. Marli, ainda em prantos, foi procurar sua mãe para falar do ocorrido.

Foi então que eles lembraram de uma lenda, onde dizia que quando uma ave engole um objeto de ouro, três dias depois ele derrete no ventre. Por conta disso, não puderam fazer nada para resolver aquele problema.

Busca pelo anel perdido

Logo a notícia do anel perdido se espalhou por todo o vilarejo. Dessa forma, muitas pessoas começaram a perseguir a galinha, mas sem sucesso algum. Porém, isso não fez com que Marli perdesse suas esperanças.

Numa certa tarde, Marli estava se escondendo atrás de uma moita para procurar o seu anel. Para isso, a menina examinava todas as penas e os orifícios da galinha. Assim que viu sua irmã, Cloé tirou a ave das mãos da garota e saiu correndo.

Por conta disso e de outros episódios, Cloé não quis se desgrudar de sua galinha. Espantando a todos, a garota chegou a levar a Branquinha até a igreja, desagradando imediatamente o padre. Ele falava baixinho sobre como as pessoas iam reagir quando soubessem que seu templo recolhe aves para dentro.

Crianças começam a imitar Cloé

O que o padre não sabia ainda era que aquela situação iria piorar. Quando viram Cloé com o seu bichinho, outras crianças do vilarejo começaram a levar animais para a igreja. Naquela altura, o templo estava cheio de animais, das mais variadas espécies, incluindo cachorros, gatos, coelhos, gansos, cabritos e até mesmo uma porca que acabara de nascer.

Diante desse cenário, o padre rezava para que o bispo não aparecesse de repente no vilarejo. Certa tarde, então, ele recebeu um telefonema dizendo que o bispo e a comitiva estavam indo para lá.

Aflito, o padre correu para avisar os fiéis e pedir que eles não levassem nenhum animal para a igreja durante a visita do bispo. Contudo, as crianças ficaram revoltadas e, surpreendentemente, seus pais ficaram do lado de seus filhos. O padre implorou para que aquilo não acontecesse naquele período.

Contrariando os pedidos do padre, no domingo os fiéis apareceram na igreja junto com seus filhos e animais de estimação. Assim que iam entrando, o bispo ficava cada vez mais confuso. Ao ser questionado, o padre disse que era dia de São Francisco, e não tinha nenhum problema os animais ficarem ali.

Quando a cerimônia chegou ao fim, a família de Marli e Cloé convidaram o bispo para o almoço. A visita, porém, foi estendida até o jantar.

Marli encontra o anel

No jantar, a mãe das garotas preparou ovos cozidos para servir a família e aos convidados. De repente, todos começaram a sentir uma textura estranha na comida, era o anel que Marli havia perdido há dias. No caso, as pérolas estavam perdidas pelos pratos. Assim que percebeu o grande tumulto, o bispo ficou curioso para saber da história.

Aquele fenômeno começou a se repetir em todos os ovos que a galinha botava. Para se proteger da inveja, a família passou a cuidar da Branquinha com unhas e dentes. Marli estava contente porque acabou ganhando outro anel, que era tão bonito quanto o antigo.

Como termina o livro O Mistério do Anel de Pérola

Cloé e Marli cresceram e o mistério do anel de pérola ainda não tinha sido resolvido. Muitos bruxos se reuniam para tentar descobrir o que tinha acontecido, mas nenhum tinha sucesso.

Branquinha, por sua vez, teve uma vida feliz e foi contemplada com muitos pintinhos. Muitos diziam que a galinha era encantada, pois viveu bem mais do que as aves de sua espécie podiam viver.

O livro termina com Cloé encontrando o anel que estava perdido há muito tempo. Ao contrário do que muitos achavam, a galinha não tinha engolido o objeto. A garota o encontrou numa pequena fresta perto de uma escada, perto de onde ela e a irmã estavam quando tudo aconteceu.

Veja também: Resumo do livro Longe das Aldeias – Enredo da história

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

4 comentários sobre “Resumo do livro O Mistério do Anel de Pérola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *