Como escrever uma redação de sucesso para Vestibular, Enem e Outros

Como escrever uma redação de sucesso para Vestibular, Enem e Outros

Saber como escrever uma redação de sucesso pode ser a chave para ter um bom desempenho no Enem e em outros vestibulares. A melhor notícia é que com algumas dicas e bastante treinamento, qualquer pessoa pode garantir uma ótima nota nessa prova. Fique atento e descubra tudo que precisa saber sobre esse assunto!

Como escrever uma redação de sucesso?

O Enem é o maior exame do Brasil e extremamente concorrido, sendo uma das formas de acesso às universidades de todo território nacional. Para se dar bem na prova, é importante saber como escrever uma redação de sucesso, visto que essa etapa tem um grande peso na nota final.

Para muitos participantes, a redação é responsável por dar aquele empurrãozinho para a entrada na faculdade. No entanto, você não pode se enganar: o contrário também acontece.

Você pode tirar uma boa nota nas provas objetivas do Enem, mas se não se der bem na redação, pode ter grandes prejuízos no final. E vale ressaltar que isso não se limita apenas ao Exame Nacional do Ensino Médio, mas também em outros vestibulares do país.

Como escrever uma redação passo-a-passo

Desse modo, é essencial dar atenção e estudar para essa etapa do exame, bem como de demais vestibulares em universidades públicas e particulares. Felizmente, existem muitas técnicas e dicas que você pode aplicar para não entrar em pânico no momento e escrever uma redação de sucesso. Veja, a seguir, como você deve escrever uma redação!

1. Leia o texto proposto com atenção

Para não correr o risco de fugir do tema e zerar a nota, é essencial ler o texto-base e se certificar de qual assunto você deverá escrever na redação. Dessa forma, antes de qualquer coisa, leia os textos que estão à sua disposição.

2. Reflita e anote suas ideias

Depois de fazer a leitura necessária, pense sobre o assunto e anote as ideias que surgirem na sua cabeça. Na redação, você pode citar notícias, pesquisas, filmes, séries, entrevistas, etc. que tenham relação ou abordem o tema proposto.

Dessa maneira, você vai criando argumentos para defender a sua tese.

3. Organize o texto em três partes

Na estrutura de um texto, devem ser apresentados os seguintes pontos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Esses tópicos são necessários para qualquer redação e devem incluir:

  • Introdução: apresentação do tema e recorte do assunto.
  • Desenvolvimento: apresentação dos argumentos para defender sua tese.
  • Conclusão: síntese de todo o assunto do texto.

Vale ressaltar que, no caso do Enem, os participantes também precisam apresentar uma proposta de intervenção na conclusão.

4. Revise a redação

Normalmente, os vestibulares oferecem uma folha de rascunho e uma para a versão definitiva. Portanto, antes de escrever sua redação final, utilize o rascunho e leia-o atentamente, corrigindo os erros ou adicionando novas ideias que acabaram ficando para trás.

Como escrever uma redação dissertativa?

Uma redação dissertativa é um dos diversos gêneros textuais que são cobrados em vestibulares. Uma das principais diferenças do texto dissertativo é que baseia-se em uma ideia central.

Por conta disso, é necessário que o autor use argumentos para validar o texto que está sendo escrito e a ideia defendida. Além disso, mesmo que a opinião pessoal seja importante, a redação não pode ser escrita na primeira pessoa do singular.

Portanto, antes de escrever uma redação dissertativa, é fundamental pensar nos argumentos que serão utilizados. Entenda qual é o tema proposto e anote tudo que você souber sobre o assunto e que será relevante para a sua escrita.

Como escrever uma redação de sucesso

Depois disso, atente-se a estrutura do texto:

  • Introdução: comece apresentando a ideia do seu texto. Normalmente, essa parte deve ser feita em um parágrafo.
  • Desenvolvimento: esse tópico consome entre dois a três parágrafos e serve para receber os seus argumentos, de maneira coerente e consistente.
  • Conclusão: aqui você deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema que foi discutido ao longo da redação.

Veja também: Dicas de português para Concurso

Como escrever uma redação sobre mim?

Como o próprio nome já sugere, o assunto principal desse tipo de texto será você. Isso pode parecer fácil quando vemos pela primeira vez, mas, acredite, muitas pessoas não têm ideia do que colocar nessa redação.

No entanto, esse tipo de redação não é um bicho de sete cabeças. Nela, você precisa ser sincero, sempre evitando exagerar nas suas qualidades ou em pontos que não são relevantes.

A estrutura de uma redação sobre você mesmo funciona da seguinte maneira:

  • Introdução: faça uma síntese geral sobre o seu perfil, considerando as informações pessoais e qualidades que podem ser importantes.
  • Desenvolvimento: o desenvolvimento serve para você contar a sua história e colocar informações sobre sua carreira profissional e acadêmica. Assim como na introdução, certifique-se de colocar dados que pareçam ser relevantes.
  • Conclusão: nessa etapa, tente fazer uma síntese de tudo que já foi escrito ou, se for uma redação para conseguir uma vaga de emprego, escreva os seus motivos para trabalhar na corporação.

Veja algumas dicas para escrever uma boa redação desse estilo!

Fale sobre quem você é

Essa redação sobre você, portanto, não deixe de destacar informações como: nome, onde mora, idade, com quem mora, etc. Além disso, você também pode contar um pouco sobre a sua família e como foi a sua trajetória até chegar onde chegou.

Fale sobre o que você acredita

Ao longo do texto, não deixe de falar sobre os seus sonhos e objetivos de vida. Apresente os seus planos para o futuro e diga como pretende chegar lá.

Respeite a gramática e a ortografia

Mesmo que pareça um texto mais descontraído, isso não quer dizer que as regras da língua portuguesa precisam ser desrespeitadas. Se tiver tempo, busque revisar a redação e corrigir possíveis erros que tenham passado despercebidos. Além disso, tente escrever com uma letra legível para que o avaliador não interprete alguma coisa errada.

Seja sincero

Um dos pontos mais importantes em uma redação sobre você mesmo é a sinceridade. Lembre-se de contar sua história com clareza e objetividade. Além disso, assim como em uma entrevista de emprego, por exemplo, é preciso ser você mesmo.

Como escrever uma redação

Superdicas para escrever uma redação nota 1000 no enem

E para finalizar nosso artigo sobre como escrever uma redação de sucesso, nada melhor do que oferecer algumas dicas incríveis que podem garantir aquela nota 1000 no maior exame do Brasil!

Tenha o hábito de ler

Alguns tipos de redação necessitam de argumentos em sua estrutura. Isto é, de informações que consigam comprovar sua tese. Para isso, nada melhor do que ler bastante para adquirir novos conhecimentos.

Mas o hábito de ler não serve apenas para isso. Essa atividade é fundamental para quem deseja escrever bem. Além de auxiliar no entendimento e na formação do raciocínio, ele amplia o nosso vocabulário e possibilita que a grafia das palavras seja melhor assimilada.

Pratique bastante

Quem diz que a prática leva a perfeição está mais do que certo quando nos referimos a redações. Sendo assim, leve isso como um mantra e pratique a redação sempre que tiver um tempo. A escrita é uma capacidade que precisa ser trabalhada e, se você praticar, conseguirá se superar cada vez que escrever uma nova redação.

Use informações confiáveis

Ao fornecer informações para defender sua tese em um determinado texto, tenha bastante cautela e faça uma boa seleção. Tente evitar aquelas notícias que são enviadas pelo WhatsApp e que, então, são de fontes duvidosas.

Além disso, uma dica aqui é assistir o jornal e ler artigos de fontes renomadas, como G1, O Globo, Uol, BBC e Folha de São Paulo. Outra opção é dar uma olhada em artigos científicos ou até assistir filmes/séries que tratam de assuntos relevantes.

Respeite a estrutura do texto

Cada vestibular aplica redações com diferentes estruturas de texto. No Enem, por exemplo, os participantes devem escrever uma redação dissertativa-argumentativa, e desrespeitar as normas desse gênero pode zerar a nota automaticamente.

Nesse tipo de estrutura, o ideal é fazer um texto na seguinte ordem: introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante estudar sobre outros gêneros que podem cair no vestibular.

Cuidado para não fugir do tema

Se o tema proposto pede para você discorrer sobre bicicletas, não é para falar sobre carros, ok? Mesmo que seja um exemplo bastante básico, a dica aqui é revisar as instruções e os textos-base para se certificar que entendeu bem o tema da redação.

Alguns exames, como o Enem, cobram assuntos complexos e que, de alguma forma, estão presentes e impactam a nossa sociedade. Além disso, fugir do tema também pode fazer com que essa etapa seja zerada. Portanto, fique atento no dia da prova e leia com muita atenção as instruções.

Use conectivos e seja coerente

Para garantir uma boa nota na redação, é necessário, portanto, apresentar ideias e argumentos lógicos. Para isso, use conectivos para que a sequência não fique solta e que a redação não seja apenas um emaranhado de frases.

Alguns termos que podem oferecer à redação uma maior ligação entre as ideias e as frases são: Assim, Entretanto, Mas, Dessa forma, etc.

Além de fornecer uma sequência lógica, a sua redação deve ser coerente, isto é, não pode oferecer ideias que se contradigam. Sendo assim, para que o texto não seja incoerente, evite se contradizer!

Aprovadas as dicas? Compartilhe conosco o resultado da sua redação!

Veja também o nosso conteúdo sobre Junto ou separado: Dicas de português para não cometer erros!

*Conteúdo produzido por Larissa Rogenski

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

3 comentários sobre “Como escrever uma redação de sucesso para Vestibular, Enem e Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.