Como escrever uma notícia e se preparar para o vestibular? Veja as dicas

Como escrever uma notícia e se preparar para o vestibular? Veja as dicas

Saiba como escrever uma notícia jornalística e como usá-la na hora da redação do vestibular. Para isso, leia a seguir tudo sobre esse gênero tão ativo nos meios de comunicação e comece a escrever a sua de forma atrativa. O Escritora de Sucesso compartilhou as informações sobre o assunto.

Como escrever uma notícia: características

Em primeiro lugar, as características mais fortes do gênero são a novidade e o compromisso com a realidade. Por isso, elas relatam fatos com detalhes que ocorreram há pouco tempo. Para alcançar seus objetivos como notícia elas contam com:

  • Meios de comunicação diversos: jornais, revistas, TV, rádio e redes sociais;
  • Texto em terceira pessoa para a impessoalidade do texto;
  • Palavras simples e frases curtas.

Vale destacar aqui que a notícia e a reportagem são gêneros distintos. A reportagem passa por um trabalho maior de pesquisa e análise do jornalista, enquanto a notícia tem o objetivo apenas de informar um fato.

Estrutura de como escrever uma notícia

A maioria dos textos desse gênero se organiza de forma muito parecida, seguindo um padrão tanto na ordem das informações quanto nas escolhas linguísticas. Então, conheça os itens principais de como escrever uma notícia:

  • Título ou manchete: deve trazer palavras-chaves que atraiam os leitores;
  • Subtítulo: resumo da narrativa do texto para chamar a atenção do público;
  • Lide: o quê, quando, quem e como do ocorrido no primeiro parágrafo;
  • Sublide: detalhes e declarações sobre o fato;
  • Corpo: falar de maneira direta e objetiva dos efeitos do ocorrido.

Usando esse padrão, o texto jornalístico está criando uma pirâmide invertida. Assim, entre o que está nos títulos até o fim do texto há um efeito funil. Ou seja, o início dele é mais geral e contém os dados mais relevantes, os quais se tornam mais específicos até chegar ao fim.

Veja também: Resumo do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Como escrever uma notícia de jornal?

Antes de tudo, para começar seu próprio texto desse gênero, você precisa conhecer ou saber de algo do mesmo dia ou do anterior, no máximo. Afinal, essa é uma característica essencial para saber como escrever uma notícia interessante para o público.

Sobre o que falar?

Escolha o centro da sua narrativa lembrando que toda atividade em qualquer setor da sua cidade serve, desde que seja relevante. Depois de fazer isso, é hora de passar tudo para o papel.

Veja como começar a organizar as ideias

Como escrever uma notícia é narrar tudo da forma direta possível e respondendo ao lide, o corpo do texto é o que você deve escrever primeiro. Assim, situar o fato no tempo, lugar e as pessoas envolvidas é o que deve estar no primeiro parágrafo.

Em seguida, apresente os detalhes extras que você conseguir. Por exemplo, a declaração de alguém que estava presente, de um organizador do evento, da vítima e assim por diante. Além disso, explicações sobre as pessoas ou o contexto também são bem-vindas.

Como fazer um título interessante?

Após escrever todo o corpo do texto, é hora de criar a sua manchete e o subtítulo. Ambos devem ficar para o final, porque são uma parte importante para chamar atenção do leitor, exigem mais criatividade e devem ser coerentes com o texto. Algumas dicas são:

  • Pesquisar exemplos;
  • Destacar o fato;
  • Fazer trocadilhos que o público entenda.

A linguagem: como escrever uma notícia atrativa

Outra coisa essencial é usar a linguagem característica do gênero. A maior parte dos verbos em uma notícia está no passado, mas no título estão no presente. Isso serve para chamar a atenção e dar a ideia de algo que acabou de acontecer. Por exemplo:

Prefeitura inicia projeto de ação social;
Secretaria de saúde realiza evento de novembro azul.

Como escrever uma notícia redação?

Em alguns vestibulares do país, esse gênero pode, portanto, aparecer como produção textual. Então, em geral, você será avaliado tanto pelo domínio da língua quanto pelo conhecimento de como se escreve uma notícia.

Nesse caso, siga a estrutura que você leu até aqui e também fique atento às regras de cada prova. Por exemplo, organize o seu texto seguindo:

  • Manchete;
  • Subtítulo;
  • Lide e sublide;
  • Corpo (que é a conclusão).

A prova vai apresentar os textos motivadores e os temas podem ser aqueles que geram mais discussão na sociedade. Mas você deve lembrar do que viu até aqui sobre como escrever uma notícia sem dar uma opinião clara, pois deve se ater aos fatos.

Pratique

Portanto, continue lendo e escrevendo para saber como escrever uma notícia no seu vestibular e ter um bom desempenho. Não esqueça de revisar os seus textos corrigindo a ortografia e a gramática antes de entregá-los e você terá um bom vestibular.

Veja também: Resumo do livro O Diário de Anne Frank

Kethlyn Bukner

Kethlyn Bukner

Co-produtora de conteúdos para o Escritora de Sucesso, estudante de Biomedicina, é apaixonada pelo universo digital e escreve para diversos portais.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.