Como escrever uma carta: de Amor, Apresentação e Demissão

Como escrever uma carta: de Amor, Apresentação e Demissão

Saber como escrever uma carta, em oposição ao que muita gente pode pensar, ainda é essencial. Assim, seja para quem deseja declarar seu amor ou fazer um pedido de demissão, ela é importante. Portanto, descubra como fazer uma boa carta. O Escritora de Sucesso compartilhou as informações sobre o assunto, a seguir.

Como escrever uma carta

Antes de tudo, a carta é um gênero muito parecido com e-mail. Assim, a estrutura dela também conta com o nome do seu receptor, a data e o local com o nome da cidade e sigla do estado no início.

Em seguida, no corpo do texto, é a parte em que o assunto aparece. No caso de uma carta pessoal, um ou mais temas podem entrar no mesmo texto e não há um limite de tamanho. Já em cartas formais, o comum é que a linguagem seja concisa com apenas um assunto.

Por fim, vem o desfecho com a assinatura. Nessa parte, então, o escritor apresenta uma conclusão de tudo que falou e faz uma despedida. Após isso, assina o seu nome como identificação do remetente.

Tipos de carta

Essa é a estrutura geral de como escrever uma carta. Mas o gênero se divide em muitas outras categorias que levam em conta tanto a formalidade do texto quanto o objetivo específico de cada uma em uma situação comunicativa. Alguns exemplos são as cartas de:

  • Reclamação;
  • Solicitação;
  • Apresentação;
  • Desculpas;
  • Amor;
  • Demissão.

Como escrever uma carta de amor

O primeiro passo é escolher quais os tópicos que você quer abordar para falar como se sente com a outra pessoa. Por exemplo, a história entre vocês, a narrativa de alguns momentos importantes ou uma ocasião marcante. Afinal, essa é a hora de abrir o coração.

Em seguida, organize tudo no papel e revise seu texto. Assim, durante a leitura avalie se conseguiu demonstrar carinho, usar palavras de amor, descrever seu afeto de forma plena. Então, para ver se você sabe como escrever uma carta de amor, confira no seu texto:

Quantidade de palavras carinhosas como meu amor e melhor amigo;
Narrativa em ordem lógica do seu afeto mostrando porque o outro é especial;
Conclusão com as boas expectativas para seu futuro juntos.

Carta de apresentação

Nessa categoria, a linguagem formal e livre de emotividade é a mais adequada. Em geral, seu uso mais comum é em processos seletivos para a vaga em um cargo ou aprovação de um projeto. Portanto, comece observando quais são os requisitos exigidos.

Em seguida, faça uma breve apresentação pessoal dizendo o seu nome, a sua profissão e especialidades. Assim, enquanto escreve tudo isso procure argumentar porque a vaga se encaixa com o seu perfil, mostrando a sua experiência e certificações.

Na despedida, seja simpático e agradeça pela atenção. Além disso, informe outros meios de contato como número de celular, e-mail ou redes sociais. Então, o principal no como escrever uma carta de apresentação é ir direto ao ponto e se apresentar de forma breve.

Como escrever uma carta de demissão

A carta de demissão também cumpre uma exigência bem particular. Ela funciona como uma declaração pública de que o funcionário pediu demissão. Portanto, ela conta apenas com os elementos básicos da carta e com um pequeno parágrafo confirmando seu pedido.

Caso você esteja saindo por um motivo bom para sua carreira, é provável que queira apresentar uma explicação maior e agradecer pela oportunidade. Assim, de forma concisa e clara isso também é possível.

Portanto, veja os elementos que não podem faltar:

  • Destinação com o nome da empresa;
  • Cumprimentar o receptor da carta;
  • Informar o pedido de demissão do cargo que ocupa;
  • Mostrar conhecimento sobre as datas de aviso prévio;
  • Local e data;
  • Assinatura e nome completo.

Um fato interessante sobre essa carta é que há a exigência de que ela seja manuscrita, já que possui valor jurídico. Portanto, fique atento a essa questão na hora de redigir seu texto.

Sugestões para não errar na sua carta

Agora você já conhece e sabe escrever pelo menos três tipos de cartas. Mas não deixe de revisar os aspectos gramaticais e de estilo do seu texto. Além disso, sempre existe a opção de pesquisar modelos prontos, mas use apenas a estrutura e siga com suas ideias.

Veja também: Resumo do livro Senhora, de José de Alencar

Kethlyn Bukner

Kethlyn Bukner

Co-produtora de conteúdos para o Escritora de Sucesso, estudante de Biomedicina, é apaixonada pelo universo digital e escreve para diversos portais.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.