Resumo do livro A Menina que Roubava Livros; veja parte por parte

Resumo do livro A Menina que Roubava Livros; veja parte por parte

Conheça o resumo do livro A Menina que Roubava Livros. O Escritora de Sucesso traz os detalhes desta grande história da literatura juvenil sobre uma jovenzinha que é dada em adoção e começa a amadurecer graças à leitura, em meio às consequências que assolaram o povo alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Resumo do livro A Menina que Roubava Livros: Conheça a história

O livro, que é dividido em 10 partes, relata a vida de Liesel Meminger, uma menina que sobrevive aos terrores da segunda guerra mundial quando é adotada por um casal, porque sua mãe teve que entregá-la por não poder cuidar dela, uma vez que era uma judia perseguida pelos nazistas, assim como o pai de Liesel.

No prólogo, a Morte surge, portanto, como um personagem que narra a história, um relato que começa desde quando Liesel se perdeu durante o bombardeio que acabou com a vida de seus pais adotivos.

Roubo dos livros

Na primeira parte do resumo do livro A Menina que Roubava Livros, a menina conhece seus pais substitutos, Rosa e Hans Hubermann. A nossa protagonista começa a viver na casa do casal na rua Himmelstrasse e rouba o seu primeiro livro, um manual de coveiro.

Na segunda parte, Liesel reconhece Rudy como seu melhor amigo, mesmo que o garoto sempre esteja lhe pedindo um beijo, que ela lhe nega todas as vezes.

Nesse momento, ela vê como durante um aniversário de Hitler são queimados mais de 100 livros e pega um que estava a ponto de queimar, cena que a esposa do prefeito a observa.

O livro A Menina Que Roubava Livros pode ser adquirido aqui

O clandestino

Resumo do livro A Menina que Roubava Livros
Resumo do livro A Menina que Roubava Livros – Imagem: Vitoria Azevedo

Na terceira parte, Hans descobre que Liesel roubou um livro da pilha que ia ser queimada. A partir daí, seu pai adotivo a deixa ler sem que Rosa se desse conta, pois neste tempo existiam muitos livros censurados pelo nazismo e a sua posse lhes traria dificuldades. Um dos únicos permitidos era “Mein Kampf”, que Hans comprou.

Na quarta parte, Liesel descobre que seu pai Hans faz trabalhos como músico, tocando acordeom em um bar às noites. Max Vandenburg, chega na casa dos Hubermann procurando se esconder, porque ele era um judeu perseguido.

Hans aceita o rapaz por ser filho de um grande amigo dele, apesar do risco que correm por ajudar um perseguido. Liesel promete não falar de Max para ninguém.

Na quinta parte, Liesel e Max ficam amigos, ela o visita com frequência no porão e leva o jornal, que eram algumas folhas com notícias sobre a guerra.

Na sexta parte, começa o ano de 1942 e a nossa protagonista já tem 13 anos, mas ainda não se desenvolveu fisicamente. No Natal anterior, Rosa, Liesel, Max e Hans brincam com a neve que Liesel trouxe para Max no porão, já que o rapaz não podia sair.

Na sétima parte, Liesel escreve o tanto que já amava o seu pai adotivo Hans Hubermann, sobre como ele e Rosa se conheceram e que saber escrever bem lhe salvou durante a primeira guerra mundial.

Nesse momento do resumo do livro A Menina que Roubava Livros, Rudy Steiner e Liesel começam a competir nas provas de atletismo, em um festival das juventudes hitlerianas. Rudy lhe diz que não é tão bom como o corredor Jesse Owens, seu ídolo.

Veja também: Resumo do livro Os Miseráveis

Narração

A Morte continua contando a história e como narradora, sempre acrescenta nuances de ironia sobre os personagens e o desenvolvimento da guerra. Alguns judeus são obrigados a caminharem para a morte em Dachau.

Max, o jovem judeu de 24 anos que passou longos meses escondido no porão de Hans, abandona seu refúgio diante do perigo de ser descoberto e se despede de Liesel dando-lhe um beijo na testa.
Hans é recrutado e Liesel faz amizade com a primeira-dama

Na oitava parte do resumo do livro A Menina que Roubava Livros, Rudy é procurado pela guarda nazista para ser integrado a um programa especial de treinamento de jovens hitlerianos, pelas suas boas qualificações no atletismo.

No entanto, o seu pai se opõe, então, em troca, o levam recrutado como soldado. Hans é admitido no partido nazista, recebe um comunicado para que se incorpore à guerra e ele vai.

Na nona parte, Liesel entra na biblioteca do prefeito por uma das janelas e rouba um livro e doces, os quais compartilha com Rudy que a esperava com sua bicicleta. Nesse momento, Ilsa Hermann, a esposa do prefeito, a surpreende, mas não a repreende.

Em 1943 os Hubermann recebem notícias de Stalingrado. Era um amigo que os visitava depois de ter ficado aleijado nesse lugar. Liesel se surpreendeu pelo modo que ficou a mão do homem, sem alguns dedos.

Hans volta depois de sofrer um acidente de caminhão que prejudicou sua perna. Liesel vive a amargura de Rudy, porque o pai dele ainda não voltou da guerra.

A Morte

Resumo do livro A Menina que Roubava Livros
Resumo do livro A Menina que Roubava Livros – Imagem: Vitoria Azevedo

Na décima parte, a Morte relata como foi o fim do mundo para esta jovenzinha, porque Himmelstrasse, a comunidade onde ela viva sofreria bombardeio. Liesel sobrevive ao ataque, pois estava no porão escrevendo esta história, sendo resgatada pela manhã. As bombas haviam sido acionadas na madrugada e, por azar, as sirenes não soaram.

A menina saiu gritando o nome de seu pai e não parou de chamá-lo até que o viu junto de Rosa, ele estava morto e envolvido por um lençol. Então, encontrou Rudy, jogado e já falecido, se aproximou e lhe deu um suave beijo de despedida.

Todos os que faziam parte da sua vida estavam mortos. Em seguida, leva-se a menina para a delegacia enquanto o destino resolvia o que lhe esperava. Sem se dar conta, perde-se o livro que a salvou do bombardeio e toma-se pela Morte sem que ninguém notasse.

Por isso, é a Morte quem assume a narração, como é também a presença onipresente naqueles tempos da segunda guerra mundial. Ilsa Hermann se apresentou na delegacia junto de seu esposo e deram um novo lar a Liesel.

Final

No epílogo, a Morte narra como a menina voltou a se encontrar com Max depois que a guerra terminou.
Então, ela nos conta que Liesel Meminger viveu até os noventa anos. Casou-se, teve filhos e netos, e se mudou para Austrália na cidade de Sydney. Isto, portanto, onde a Morte a encontrou rodeada das fotos de todas as pessoas que a menina que roubava livros chegou a conhecer.

Resumo produzido pela professora Vitoria Azevedo, formada em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 2016.

Veja também: Resumo do livro O Diário de Anne Frank

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.