Resumo do Livro Malala: Personagens, Por Capítulo e Análise

Resumo do Livro Malala: Personagens, Por Capítulo e Análise

O resumo do livro Malala apresenta as diversas experiências que aconteceram ao longo da infância da ativista paquistanesa. Dessa forma, conseguimos acessar os primeiros anos da garota na escola, as inúmeras opressões dentro da região e outras questões que já se fizeram presentes na vida de Malala.

O livro Eu sou Malala foi publicado em outubro de 2013, escrito pela jornalista Christina Lamb juntamente com Malala Yousafzai. A seguir, a redação do Escritora de Sucesso traz todas as informações sobre a biografia da ativista que inspira milhares de jovens pelo mundo.

Resumo do Livro Malala por Capítulo

O resumo do livro Malala nos apresenta acontecimentos reais, visto que se trata de uma autobiografia, vividos pela ativista paquistanesa que inspira jovens de todas as idades, lutando pelos direitos das crianças e espalhando seus profundos conhecimentos políticos pelo mundo.

Malala Yousafzai nasceu no Paquistão e ficou conhecida mundialmente logo após passar por um acontecimento bastante violento. Em outubro de 2012, a jovem foi atingida por uma bala na cabeça, sendo resultado de um ataque terrorista na região em que estava.

O choque foi tão grande que muitas pessoas acreditaram que Malala não sobreviveria àquilo. No entanto, a jovem passou por uma recuperação milagrosa e, até os dias de hoje, sua história é um grande exemplo de superação. Então, aos dezesseis anos de idade, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a pessoa mais jovem da história a alcançar esse feito.

Em sua autobiografia, Malala diz que sempre teve interesse pela educação, e que seu pai a influenciou muito nesse quesito. Ziauddin Yousafzai era professor e tinha uma escola na região, que sofria constantes ataques, uma vez que oferecia uma vida escolar para meninas.

O livro Eu sou Malala conta a história não só da ativista, mas também de toda a sua família e amigos. Ao decorrer da narrativa, temos acesso as experiencias que marcaram a infancia de Malala, que morava em uma região que era constantemente atormentada pelo terrorismo e pela desigualdade social.

Na biografia acompanhamos os primeiros anos de Malala dentro da escola, a beleza natural da região em que vivia, as dificuldades de ser uma mulher em uma sociedade que apenas favorece os homens, entre diversas outras questões que nos fazem refletir sobre a humanidade.

Veja também: Resumo do livro Memórias de Um Sargento de Milícias

Personagens do livro Eu sou Malala

Como se trata de uma autobiografia, os personagens do livro Eu sou Malala conta com a ativista e pessoas importantes que fizeram parte de sua história, incluindo a família e amigos. Dentre os principais, podemos citar:

  • Malala: ativista que sofreu o atentado;
  • Ziauddin e Tor Pekai: pai e mãe de Malala;
  • Kushal e Atal: irmãos de Malala;
  • Rohul Amin: avô de Malala.

Além destes, a obra também apresenta outros personagens importantes, como General Zia, General Musharraf, Mohammad Naeem Khan, Benazir Bhutto, Maiwand Malalai, Nawab Ali, Abdul Hai Kakar, entre outros.

Como a ativista vive nos dias de hoje

Malala Yousafzai nunca parou de lutar pelo que acreditava e, até os dias de hoje, realiza discursos em eventos que envolvem a sua causa. A ativista, conhecida mundialmente, já ganhou diversos prêmios e teve livros escritos em sua homenagem, além de sua autobiografia explicada neste post.

No ano de 2020, oito anos após ser baleada na cabeça, Malala se formou no curso de Filosofia Política e Econômica, na Universidade de Oxford.

Visitas ao Paquistão

Depois do atentado, Malala e sua família foram levados para Birmingham, na Inglaterra, onde a jovem passou pelo tratamento adequado. Depois de seis anos, em 2018, a ativista voltou ao Paquistão e se encontrou com o primeiro-ministro em Islamabad, capital da região.

Nessa ocasião, Malala fez um breve discurso onde disse que jamais teria deixado o Paquistão. Inclusive, a jovem continua fazendo visitas constantes ao seu país de origem, participando de ações humanitárias pela região.

Em uma de suas últimas idas, a ativista foi até um acampamento de desabrigados por enchentes. De acordo com uma nota da Malala Fund, a visita busca reforçar a atenção internacional focada nas consequências das inundações dentro do país, além de enfatizar a ajuda humanitária.

O que o livro Malala nos ensina?

O livro Eu sou Malala apresenta a luta, o drama e a persistência de uma jovem menina que cresceu em um lugar marcado pelo machismo e pela desigualdade social. Por conta disso, Malala tinha dificuldades em fazer o que mais gostava na vida e não tinha acesso à educação.

No entanto, mesmo em meio às dificuldades, a garota continuou lutando pelo que acreditava e hoje inspira e educa jovens de todas as idades. Com a sua autobiografia, conseguimos mergulhar no mundo de Malala e entender como ela chegou tão longe.

A ativista paquistanesa sempre acreditou que as palavras e a educação podem mudar o nosso mundo, e é isso que Malala e sua autobiografia ensinam para os leitores.

Veja também: Resumo do livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Um comentário em “Resumo do Livro Malala: Personagens, Por Capítulo e Análise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *