Resumo do livro Memórias de Um Sargento de Milícias

Resumo do livro Memórias de Um Sargento de Milícias

Conheça o resumo do livro Memórias de um Sargento de Milícias.

A história de Manuel Antônio de Almeida foi criada no período romântico. Ele fala de como era a vida dos cariocas no começo do século 19 e desenvolveu a imagem de um malandro pela primeira vez na literatura brasileira.

Resumo do livro Memórias de um Sargento de Milícias

Para atrair mais leitores, o autor escolheu escrever uma história breve. Dessa forma, o livro possui alguns capítulos independentes, geralmente contendo capítulos completos. Portanto, o enredo é complexo e consiste em histórias consecutivas, nem sempre causais.

Leonardo é um garoto tenaz que parece antever os obstáculos que enfrentará. E são muitos: rejeitado pela mãe, fugiu para Portugal com o capitão, que também foi abandonado pelo pai, mas tornou seu padrinho o seu protetor. Este homem tem uma barbearia e tem muito dinheiro no bolso.

Enquanto o menino se preparava para uma pegadinha nas proximidades, seu pai, Leonardo Pataca, desenvolveu um relacionamento profundo com Cigana, mas ela logo o deixou.

Ele então recorreu à bruxaria para poder reconquistá-la. No entanto, o Major Vidigal invadiu o lugar, chicoteou quem estava lá e enviou Leonardo Pataca para a prisão. Ele se aproximou de Comadre pedindo ajuda, que então abordou um tenente-coronel que afirmava ser da família Pataca, que logo foi libertado.

O padrinho, então, foi para a África. No seu retorno, o capitão o encarregou de pagar uma quantia em dinheiro quando ele estivesse morrendo e entregá-la à sua filha. No entanto, ele ficou com o dinheiro. Depois disso, ele parecia ter se tornado um bom homem e criado Leonardo como um filho, com o sonho do garoto ser padre.

Travessuras de Leonardo

No entanto, este menino vai causar-lhe transtornos, não importa aonde vá. Depois de ser repreendido pelo padre da região, ele quer se vingar. O sacerdote é uma pessoa que parece um santo, mas na verdade é uma pessoa lasciva e roubou a cigana de Leonardo Pataca. O padre passa a maior parte do tempo em casa.

Certa vez, o menino Leonardo decide emboscá-lo para desmascará-lo. Ele foi à casa de Cigana para contar a hora de uma reunião, mas providenciou para que o religioso se atrasasse. Quando ele finalmente chega na igreja, o sacerdote o repreendeu quando ele perguntou ao menino a hora correta da pregação. Aí Leonardo disse que era a hora correta, e a Cigana tinha provas porque ouviu de tudo.

Diante do choque de todos, sem saber o que fazer, despediu o menino. Leonardo Pataca decidiu reconquistar Cigana ao saber que a mulher o trocou pelo padre. No entanto, ela não se importava com ele. Como vingança, ele contratou uma pessoa para fazer uma bagunça numa festa que ela estava dando em sua casa. Vidigal, que Pataca havia alertado, apareceu na performance e prendeu o padre, vestindo apenas as roupas de baixo.

Desta forma, Leonardo Pataca conseguiu mais tempo com Cigana. O Compadre, junto de seu afilhado, começou a visitar a casa de D. Maria, ela era muito rica com senso de direito. Com o passar do tempo, o menino começou a se acalmar até chegar a idade do amor.

Leonardo
Créditos da foto: Estúdio Rafelipe

Conhecendo Luisinha

Luisinha é uma menina feia, filha do falecido irmão de D. Maria, que mora com a tia. No dia do Festival do Espírito Santo, todos foram assistir ao show de fogos de artifício. A menina ficou muito feliz, abraçou Leonardo e eles regressaram para casa de mãos dadas.

Certa vez, aparece José Manuel que se interessa por Lusinha por ser a única herdeira do pai e de D. Maria. O Compadre percebeu os interesses de José Manuel e juntou-se à Comadre na tentativa de assustar os interessados. Ao mesmo tempo, Leonardo tentou conquistar Luisinha, mas acabou ficando muito constrangido e acabou assustando-a.

Porém, é claro que Luisinha também gosta de Leonardo. Para eliminar José Miguel, Comadre inventou várias mentiras, que rapidamente foram descobertas. Portanto, D. Maria não expulsou José, mas se afastou da infame Comadre; ao mesmo tempo, Leonardo Pataca foi novamente traído por Cigana. Junta-se à filha de Comadre e tem um filho.

A fuga de Leonardo

Logo depois disso, Comadre morreu e Leonardo morou com seu pai. No entanto, ele e a madrasta não se entendiam e, depois de muitas discussões, ele fugiu de casa. Leonardo, longe de todos, conheceu um grupo que fazia um piquenique, e entre eles conheceu um amigo.

Leonardo mora com eles na Rua da Vala. Moravam ali duas viúvas de 40 anos com seis filhos, uma delas três meninos e as outras três meninas. Vidinha é a mais linda e foi disputada por duas primas. No entanto, ela acabou se apaixonando por Leonardo, e os dois estavam namorando na casa, deixando os outros meninos com ciúmes.

Por sua vez, essa informação dirá ao Vidigal que Leonardo está morando na casa como um intruso e se aproveitando de mulheres. Um dia, Vidigal apareceu e prendeu Leonardo, mas ele conseguiu escapar. Comadre encontrou-lhe um emprego na ucharia, mas o perdeu pois foi visto na companhia da esposa de seu chefe.

Vidinha foi até a casa do ex-chefe para brigar com ele e a esposa. Ao mesmo tempo, o Vidigal conseguiu prender Leonardo. Entretanto, o chefe ficou fascinado por Vidinha e passou a envolvê-la de várias maneiras. Enfrentando a batalha final, a garota aceita as investidas do homem.

Graças à polícia, Leonardo iniciou o serviço militar. Em seguida, Vidigal o colocou no campo de granadas para lutar contra os bandidos do Rio, mas ao contrário do que pensava, Leonardo continuou a se preparar dentro do campo da polícia.

Vidigal planeja prender uma pessoa que faz imitações para uma festa de farra. Mas Leonardo acabou o alertando sobre as intenções de Vidigal. No momento em que o major descobriu a traição de Leonardo, prendeu o rapaz.

Memórias de um Sargento de Milícias
Créditos da foto: Centro de Pesquisa e Formação

Leonardo se torna Sargento de Milícias

A Comadre entende isso e vai buscar a ajuda das ex-amantes do Vidigal, Dona Maria e Maria Regalada. Foram até a casa do major, que as recebeu com roupas casuais abaixo da cintura e uniformes na cintura. Vidigal não resistiu às demandas das mulheres, perdoou Leonardo e prometeu promovê-lo a sargento do Exército. No processo de tudo isso, Luisinha se casou com José Manuel, que a trata mal e só se preocupa com o dinheiro da garota.

D. Maria decidiu abrir um processo contra ele, mas o homem acabou morrendo de derrame. Depois do funeral de José Manuel, começaram a preparar o casamento de Luisinha, que agora é uma bela mulher, com Leonardo, vestido com elegância em seu uniforme de sargento-mor. Tempos depois, D. Maria e Leonardo Pataca também faleceram e, o casal, junto com as demais heranças que já possuíam, herdaram essas duas.

 

Gostou do nosso resumo do livro Memórias de um Sargento de Milícias? Então, deixe um comentário e aproveite para ler o resumo de Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Vitoria Azevedo

Vitoria Azevedo

Sou formada em Letras-Espanhol e minha paixão pela leitura vem desde criança. Meus livros favoritos são de fantasia, romance de época e ficção científica. Siga meu instagram literário: @desveloliterario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *