Resumo do livro Quinze: Como acaba, Personagens e Narrador

Resumo do livro Quinze: Como acaba, Personagens e Narrador

Resumo do livro Quinze ─ Publicado em 1930, “O Quinze” narra a seca histórica de 1915, com uma análise única e penetrante dos personagens. O Escritora de Sucesso traz uma análise completa da história.

Resumo do livro Quinze

“O Quinze” (1930), marcou a estreia literária de Rachel de Queiroz, consolidando-se como uma das obras mais reconhecidas pelo público. No romance, a autora aborda a seca histórica que ocorreu em 1915, uma experiência vivida durante a infância.

Enfim, com a abordagem psicológica, Rachel realiza uma análise penetrante dos personagens, levando em consideração as características específicas de cada um deles. Além disso, não perde nenhum detalhe que possa interromper a narrativa.

A escritora segue uma narrativa previsível, mantendo uma linearidade temporal, sem avanços ou retrocessos. Ou seja, a história é contada de forma tradicional, seguindo a sequência clássica: início, meio e fim. Veja o resumo do livro Quinze:

Resumo do livro
Imagem: Pixabay – Reprodução

O Quinze

A história é dividida em dois planos de narração, envolvendo o leitor do início ao fim. Rachel quer sensibilizar os leitores ao descrever, de forma crítica e emocionante, a realidade do povo nordestino.

Afinal, o povo estava assolado pela seca e pela miséria social, e eram forçados a migrar da região em busca de condições de vidas mais dignas. A grande maioria foi para os grandes centros urbanos.

A narrativa começa com Dona Inácia rezando, pedindo por chuva no Ceará. Conceição, a sua neta, passava as férias ao seu lado. Vicente, o primo de Conceição, era objeto de flerte consistente.

A autora destaca o amor entre Conceição e Vicente. Apesar de serem notavelmente distintos, não apenas no contexto social, mas também intelectualmente. Conceição é uma jovem educada e inteligente.

A jovem dedica a vida para ler obras sobre emancipação feminina, envolvendo-se em lutas de direitos de igualdade de gênero. Enquanto isso, Vicente é um homem robusto, áspero e dedicado à criação de animais, especialmente gado bovino.

Enfim, no segundo plano do resumo do livro Quinze, a autora evidencia o sofrimento angustiante da família de Chico Bento. Por conta da seca impiedosa e devastadora, é obrigado a migrar para a grande capital de Fortaleza.

Chico Bento

A família sai em busca de melhores condições para sobreviver, principalmente para enfrentar o período de seca. Chico Bento, acompanhado da esposa, Cordulina, e dos filhos, era morador na fazenda de Dona Maroca.

Sem um emprego ou recurso para comprar as passagens do trem, Chico Bento é obrigado a seguir a árdua jornada a pé de Quixadá até Fortaleza. Então, na trajetória, a família enfrenta inúmeras dificuldades.

Ou seja, Chico e sua família passam fome e sede, consequência da intensidade dos raios solares. Os alimentos estão escassos, tanto a rapadura quanto a farinha, se esgotam rapidamente. Isso agrava o sofrimento dos personagens, especialmente das crianças.

Então, em um momento durante o percurso, Chico Bento depara-se com um grupo que está esfolando o cadáver de uma vaca. Os retirantes, que estavam famintos a alguns dias, estão decididos a comer a carne do animal.

Ao observar a cena, Chico Bento constrangido e averso a situação, opta por compartilhar o escasso alimento com os companheiros. Em um determinado dia, faminto, o personagem depara-se com uma cabra em seu caminho.

Árdua jornada

Neste momento, movido pela necessidade de alimentar a família faminta, acaba com a vida do animal sorrateiramente. Entretanto, o dono do animal chega rapidamente ao local, reprimindo verbalmente Chico Bento, com palavras mesquinhas e depreciativas.

Mesmo implorando por um pedaço de carne para alimentar a família, o homem concede apenas as vísceras do animal já morto. Sem acesso a sal para higienizar as entranhas, Cordulina vê-se obrigada a limpá-lo com as mãos, e passá-lo no fogo improvisado. Em pouco tempo, o alimento é consumido por todos.

Durante a árdua jornada, Josias, um dos filhos do casal, acaba morrendo após ingerir uma raiz crua de mandioca. Isso deixa Cordulina completamente transtornada com a tragédia. Em outra ocasião, Pedro, o filho mais velho, desaparece durante a noite.

Inicialmente, Mocinha, cunha de Chico, optou por viver com a Sinhá Eugênia. Entretanto, a vivência com a senhora foi breve, e Mocinha partiu para um outro lugar, onde acabou engravidando.

Enfim, continuando o resumo do livro Quinze, Conceição conseguiu persuadir a avó, Inácia, a mudar-se para Fortaleza. A princípio, a idosa hesitou, por conta dos anos vivendo no logradouro.

Conceição

Conceição era professora e, no tempo livre, dedicava tempo no campo de concentração que abrigava os flagelados da seca. Enquanto isso, a família de Vicente, por conta da seca, transferiu-se para Quixadá. Mesmo assim, manteve-se firme para trabalhar em prol dos animais.

No momento em que Chico Bento chega ao campo, junto a sua família, deparam-se com Conceição. A professora prontamente os auxiliou na aquisição de passagens para o estado de São Paulo. Entretanto, como madrinha do filho mais novo do casal, Duquinha, esclareceu que queria criá-lo como seu filho.

A princípio, o casal hesitou, mas acabou entregando-o para a madrinha. Conceição almejava proporcionar uma vida de sucesso para a criança.

Para finalizar o resumo do livro Quinze, já em dezembro na narrativa, as primeiras chuvas começaram a cair. Isso trouxe para o povo nordestino alegria e esperança. Dona Inácia retorna para a terra natal, entretanto, Conceição decide permanecer em Fortaleza, descontente com Vicente, após ouvir rumores sobre o seu envolvimento com Mariinha.

Quais são os personagens principais do livro O Quinze

Agora que conheceu o resumo do livro Quinze, confira os personagens principais:

  • Chico Bento: Um vaqueiro que, devido a seca, vê-se obrigado a deixar a cidade ao lado da família. Na jornada a pé, enfrentam uma série de desafios.
  • Vicente: É filho de um fazendeiro e enfrenta o desafio de preservar a propriedade e seus bens diante da seca.
  • Conceição: É uma professora progressista de cultura urbana. Ela acaba se apaixonando por Vicente, estabelecendo uma relação marcada por conflitos.
  • Dona Inácia: É a avó de Conceição, sendo a figura que o livro se inicia, realizando uma prece a São José na esperança de que chova.

O que fala o livro O Quinze

“O Quinze” retrata a seca do Nordeste brasileiro, mais especificamente no ano de 1915, e as consequências para a população da região.

O título faz referência ao ano de 1915, um dos mais rigorosos períodos de seca. Além disso, o romance aborda as condições desafiadoras enfrentadas pelos personagens, incluindo a migração forçada, a escassez de recursos, a fome e a luta pela sobrevivência.

O livro também aborda questões sociais e econômicas da época, explorando as relações dos personagens no meio.

Narrador do livro

Enfim, O Quinze é escrito na terceira pessoa, por um narrador onisciente. Ou seja, ao mesmo tempo que narra os fatos, mostra o íntimo dos personagens.

Veja também: Resumo do livro Iracema por capítulo e análise

Lorena Rogenski

Redatora do Escritora de Sucesso com uma grande experiência em relação à produção textual e SEO, também estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas, aperfeiçoando ainda mais sua escrita acerca de temas que envolvem tecnologia e redação.

Um comentário em “Resumo do livro Quinze: Como acaba, Personagens e Narrador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *