Resumo do livro Os Miseráveis

Resumo do livro Os Miseráveis

Nesse resumo do livro Os Miseráveis, você conhecerá um pouco sobre essa grande obra da literatura francesa e mundial. Escrito por Victor Hugo e publicado em 1862, a obra retrata a sociedade inferior daquela época, a miséria de algumas pessoas em Paris do século 19.

O livro divide-se em cinco volumes, tendo como personagem central Jean Valjean, mas a obra também traz história de outras pessoas que estão ao seu redor.

Volume 1: Fantine
Vol. 2: Cosette
Volume 3: Marius
Vol. 4: Idílio da Rua Plumet e epopeia da Rua Saint-Denis
Volume 5: Jean Valjean

Em seu ano de publicação, o livro se lançou simultaneamente com outros países, incluindo Brasil e se tornou um best-seller mundial e todas as suas cópias publicadas em Paris que venderam em 24 horas. Sem mais delongas, vamos ao resumo do livro Os Miseráveis.

Resumo do livro Os Miseráveis: Conheça a história

A história se passa na França no século 19, lá encontramos Jean Valjean, um homem comum que depois de sua irmã ficar viúva, se torna o responsável por todos. Vendo sua família, um grupo de sete sobrinhos e sua irmã passando fome, decide roubar um pão na vitrine da padaria. Ele, então, vai preso e condenado por cinco anos por causa do roubo. Por causa de suas tentativas de fugir da prisão e mau comportamento, acaba sendo condenado por dezenove anos fazendo trabalhos forçados.

Por passar tantos anos na prisão, Valjean se torna um homem enfurecido e violento. Ao sair, ele começa a ser rejeitado por ser um ex-presidiário e expulso de alguns locais, mas acaba tendo abrigo na casa de um bispo.
Valjean naquela noite aproveita-se da generosidade e rouba os talheres de prata e foge da casa. A polícia o captura e o leva de volta até o bispo. Esse então o salva, dizendo que havia lhe dado de presente os pertences e que Valjean havia esquecido os castiçais.

A partir disso, Valjean resolve dar um rumo diferente em sua vida e começa a ser um homem de bem e honesto. Muda seu nome para Madeleine e torna-se empresário, dono de uma fábrica e também prefeito da cidade.

Cosette e Veljean
Cosette e Veljean
Créditos: Shoujo Café

Cosette e Fantine

Por mais que tenha mudado de vida, Valjean ainda é procurado por Javert, um policial inflexivelmente. Ele fica por vários anos a procura de Valjean, e começa a suspeitar de que Madeleine e Valjean são a mesma pessoa.

Nesse interím conhecemos Fantine, uma mulher que trabalha na fábrica e tem uma filha chamada Cosette, que precisou deixar aos cuidados dos Thenadièrs. Já que o pai de Cosette as abandonou, então Fantine precisa trabalhar e sustentar a filha.

O que Fantine não sabe é que a filha sofre abusos e é obrigada a trabalhar para os Thenadièrs na e estalagem. Ela perde seu emprego na fábrica quando descobrem que ela tem uma filha ilegítima. Para sustentar a filha, começa a se prostituir e também sofre de uma doença que a está matando. Uma noite, andando pela rua, um homem atira uma bola de neve em Fantine que revida, ao fazê-lo, Javert presencia o ocorrido e a prende, por seis meses. Jean intervém e pede para que liberte a moça e promete a Fantine que irá buscar Cosette.

Depois que Fantine é liberada, Javert vai conversar com Madeleine e diz que o acusou de ser Jean Valjean para as autoridades, porém ele estava errado, já que as autoridades anunciaram que um homem foi identificado como Jean Valjean após ser preso por estar roubando.

Fugindo novamente

Para salvar o homem que foi injustamente condenado, Madeleine se apresenta no dia do julgamento e revela sua identidade. Javert recebe a ordem para prender Valjean e revela a verdade para Fantine que falece após o ocorrido. Javert leva Valjean para cadeia, mas a noite Valjean consegue fugir.

Fugindo, Valjean salva um marinheiro e finge que se afogou no oceano, dessa forma ele vai atrás de Cosette e encontra a menina carregando um balde d’agua sozinha. Na estalagem, Valjean observa os maus tratos que a menina recebe, não só dos Thenadièrs, mas também das filhas deles. No dia seguinte, Valjean que tinha escondido uma grande quantia de dinheiro, volta a estalagem e paga 1500 francos para poder levar Cosette embora.

Eles vão para Paris e logo depois, Javert os encontram. Fugindo novamente, Valjean consegue abrigo em um convento onde passa a trabalhar como jardineiro e Cosette se torna uma das internas.

Anos mais tarde, Marius, um jovem que passa a morar com os Thenadièrs. A família, que após se mudarem para Paris depois de perdem a estalagem e ficarem na pobreza, passam a utilizar o sobrenome de Jondrette.

Valjean e Cosette vão visitar a família Jondrette, fingindo ser um filantropo. Depois que saem, Thenadièr reconhece que na verdade são Valjean e Cosette e trama uma emboscada para eles. Marius então ouve o plano e conta para Javert sobre o que Jondrette, que na verdade é Thenadièr, pretende fazer. Thenadièr é preso junto e Valjean consegue fugir.

Marius que se apaixona por Cosette só ao vê-la, descobre onde ela mora e depois de se conhecerem, declaram o amor um pelo outro.

Cosette e Marius
Cosette e Marius
Créditos: Cinemação

A Guerra

Enquanto Valjean e Cosette estavam prestes a irem embora para Inglaterra, começa um revolta após a morte do General Lamarque e surgem barricadas pela cidade. Marius vai até a casa onde Cosette mora, e a encontra vazia, uma voz lhe diz para ir até uma barricada que Valjean e Cosette estariam esperando por ele.

Nessa barricada, Marius luta e um soldado quase o atinge quando um jovem entra na sua frente e ele descobre então que era Éponine, uma das filhas de Thenadièr que era apaixonada por Marius. Éponine antes de morrer entrega um bilhete de Cosette para Marius no qual está escrito onde a moça está. Marius escreve um bilhete para Cosette se despedindo da amada e lhe informando que iria morrer. O bilhete então chega nas mãos de Jean Valjean e lhe informam que veio da barricada.

Jean Valjean salva Marius e o leva para se recuperar na casa do avô. Após sua recuperação, ele e Cosette se casam. Por fim, Jean Valjean revela para Marius que é um fugitivo, o que deixa o rapaz horrorizado. Ele consegue fazer com que Jean Valjean se afaste de Cosette, o que deixa Valjean muito mal.

Depois, através de Thénardier, que vai até sua casa vender a identidade de Valjean, Marius descobre as coisas boas que o homem fez. Após isso, Marius e Cosette visitam Valjean que está morrendo, mas o homem consegue relembrar os momentos que teve ao lado da filha, revela para ela que sua mãe se chamava Fantine e então falece.

Mais sobre a obra e adaptações

A obra já deve mais de 30 adaptações para cinema e TV de todo o mundo, começando em 1905. Sua adaptação mais recente, e talvez a que mais se conhece, lançou-se em 2012 em formato de filme musical.

 

Anne Hathaway
Anne Hathaway como Fantine no filme de 2012
Créditos: NSC Total

Também obteve uma adaptação para o teatro em forma de musical em 1980 em Paris e chegando na Broadway Theatre em 1987.

 

Gostou do nosso resumo do livro Os Miseráveis? Deixe um comentário com a sua opinião. Aproveite para ler nosso resumo do livro A Moreninha.

Vitoria Azevedo

Vitoria Azevedo

Sou formada em Letras-Espanhol e minha paixão pela leitura vem desde criança. Meus livros favoritos são de fantasia, romance de época e ficção científica. Siga meu instagram literário: @desveloliterario

Um comentário em “Resumo do livro Os Miseráveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *