Resumo do livro O Pequeno Príncipe: Conheça a moral da história

Resumo do livro O Pequeno Príncipe: Conheça a moral da história

O resumo do livro O Pequeno Príncipe pode trazer inúmeras respostas para a sua vida. Neste post do Escritora de Sucesso, você vai conhecer a história do livro ao ler seu resumo, bem como descobrindo as suas lições valiosas e o conflito do personagem principal: o Pequeno Príncipe.

Antoine de Saint-Exupéry publicou a terceira obra mais lida em todo o mundo em 1943, a qual chegou a ter 140 mil livros vendidos. Além disso, o autor contou uma história que sensibiliza crianças e adultos com simplicidade e afeto. Afinal de contas, quem não é afetado pela leitura de “O Pequeno Príncipe”?

Qual é o resumo do livro O Pequeno Príncipe pdf?

Sinopse: “Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.”

Um acidente acontece com um piloto e o seu avião cai em um deserto no Planeta Terra. No deserto, estava ele: o Pequeno Príncipe. O piloto percebe-o e acredita que está diante de uma criança perdida, no entanto, ele acaba encontrando as lembranças de infância ao conhecer o príncipe.

Em um momento muito conhecido do livro, o piloto mostra seus desenhos feitos na infância para o príncipe. Ele consegue compreender o real significado de cada desenho e, com isso, o autor apresenta a maior metáfora da história – como veremos mais detalhadamente abaixo.

Depois de apreciar e interpretar os desenhos do piloto, o príncipe se apresenta e conta como veio parar no deserto. A resenha crítica do livro o pequeno príncipe ressalta que ele mora no pequeno planeta – pode-se chamar de asteroide – B612 e cuida de seu mundo ao retirar as raízes da baobá da superfície.

A vida pacata do príncipe é afetada pelo aparecimento de uma rosa no solo do seu planeta. Com isso, ele passa a dedicar-se ao cultivo da rosa e isso torna-se muito importante para ele. A Rosa floresce e o laço entre ela e o príncipe começa a ser complicado.

Com esta relação complicada e o problema constante com os baobás – os quais podem destruir o seu pequeno planeta devido ao seu tamanho – o príncipe sai de seu planeta. Iniciando assim uma jornada por diversos planetas em busca de um carneiro que não machuque a sua Rosa e ajude-o com sua missão.

Veja também: Resumo do livro A Menina que Roubava Livros; veja parte por parte

Como o Pequeno Príncipe encontra o piloto?

O Pequeno Príncipe
Imagem: Vitoria Alessandra

De acordo com o livro o pequeno príncipe original, em sua jornada em busca de um carneiro, o Pequeno Príncipe encontra muitas pessoas nos planetas em que visita. Em cada encontro, o príncipe aprende algo novo: seja sobre o planeta, os outros ou sobre como levar a vida. Nesses momentos, entendemos a profundidade que o autor transmite com palavras simples e que afetam cada leitor de maneira impressionante.

Quando encontra o geógrafo, ele sugere que o príncipe visite o Planeta Terra. E sim, o príncipe aceita a sugestão e, enquanto caminhava pelo deserto conhece o piloto. O Pequeno Príncipe conta ao piloto como foi a sua jornada, além de lembrá-lo o que é essencial para viver uma boa vida.

Qual é o conflito do Pequeno Príncipe?

O conflito acontece no momento em que o Pequeno Príncipe e a Raposa estão conversando, já sendo amigos, em frente a um campo cheio de rosas idênticas e ele sente falta da sua Rosa. Diante desse cenário, ele compreende a importância da Rosa para ele.

Com isso, o príncipe sente uma profunda tristeza e decide voltar para o seu planeta. Dessa forma, a Rosa é uma personagem importante para delinear o conflito e o clímax da narrativa. Isso acontece porque o livro é movido pelo movimento do protagonista e a relação dele com a Rosa tende a levá-lo a sua jornada.

Qual é a moral da história do Pequeno Príncipe?

“O Pequeno Príncipe” é uma história que afeta crianças e adultos por todo o mundo, pois fala sobre temas universais com palavras simples. Essa narrativa fala, sobretudo, sobre o significado da vida a partir das falas de cada personagem, bem como a partir dos sentimentos evocados no leitor: seja de identificação ou estranhamento.

Na relação entre o piloto e o príncipe, compreendemos como o sentido da vida e a maneira como vivemos muda da infância para a vida adulta. Com sua imaginação aflorada, as crianças são questionadoras e encontram a alegria em pequenas coisas. Na vida adulta, acreditamos que a felicidade está relacionada com o sucesso na carreira profissional, na vida amorosa estável ou, até mesmo, no acúmulo de dinheiro.

Além disso, a relação entre o piloto e o príncipe mostra como perdemos a nossa essência e imaginação para nos tornarmos adultos bem-sucedidos e, consequentemente, felizes. Entretanto, a história mostra que podemos recuperar a nossa essência e alcançar a verdadeira felicidade em qualquer momento da nossa vida.

A história demonstra muitas lições de vida valiosas para crianças e adultos. Acompanhe conosco:

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

No famoso trecho do livro, o autor nos conta que as coisas importantes da vida são sentidas. Com isso, aprendemos que a felicidade é alcançada pela qualidade das relações que cultivamos, bem como da maneira como resolvemos lidar com as situações da vida.

Por meio desta frase, somos convidados (as) a enxergar as pessoas e a nós mesmos (as) para além de uma classe social, uma profissão ou qualquer outra aparência – superficialidade – e compreendê-las em sua essência: quem elas são, o que importa para elas, o que elas amam e o que as motiva.

“É muito mais difícil julgar a si mesmo do que a outra pessoa. Se conseguir julgar a si mesmo corretamente, você é um verdadeiro sábio”

Sentir é parte de todo ser humano. Entretanto, precisamos usar a razão para refletir sobre nossas ações, bem como sobre quem somos e quem são os outros: fraquezas, erros, acertos, qualidades.

Compreender quem somos nos ajuda a compreender os outros. Com isso, podemos ser empáticos e construir relações saudáveis que tenham significado para nossa vida.

Essa foi a nossa conversa sobre o livro “O Pequeno Príncipe”. Esperamos que você seja afetado (a) por esta obra cheia de lições valiosas sobre amor e autoconhecimento. Boa leitura e até breve!

Veja também: Resumo do livro Alice no País das Maravilhas; veja capítulo por capítulo

Conheça os melhores livros da Amazon aqui!

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.