Resumo do livro Alice no País das Maravilhas; veja capítulo por capítulo

Resumo do livro Alice no País das Maravilhas; veja capítulo por capítulo

Conheça o Resumo do livro Alice no País das Maravilhas. O Escritora de Sucesso traz esta história, que apesar do que muitas acreditam, não é somente para crianças. Acompanhe e faça as suas anotações para entender um pouco mais sobre a obra de Lewis Carroll.

Resumo do livro Alice no País das Maravilhas: Seguir o coelho branco

Em um dia ensolarado, Alice, sentada junto de sua irmã debaixo de uma árvore a beira do riacho, se entendia. De repente, diante de seus olhos passa correndo um coelho branco com olhos vermelhos.

Nervoso, o pequeno animal tira um relógio de bolso do seu casaco e murmura que agora sim chegará tarde. Surpresa, Alice fica em pé, porque nunca havia visto antes um coelho com casaco e relógio. Corre atrás dele até que ele desaparece em um buraco na terra.

Curiosa, a menina entra na cova e cai em um profundo poço. Alice tem a sensação de que a queda dura uma eternidade.

Finalmente, ela cai em um quarto, cujas paredes têm muitas portas pequenas. Em uma mesa de vidro encontra uma chave de ouro. A chave abre uma das portas que leva a um túnel, no final do qual, Alice avista um maravilhoso jardim. O problema é que Alice é muito grande para entrar por aquela porta.

O mar de lágrimas

Nesse momento do resumo do livro Alice no País das Maravilhas, a menina descobre então uma garrafinha escrito “Beba-me”. Depois de um momento de desconfiança, ela bebe até a última gota e é encolhida até medir só 20 centímetros.

Agora, Alice é muito pequena para pegar a chave que está em cima da mesa. Isto a frusta e ela começa a chorar. De repente, ela olha ao seu redor e encontra um bolo escrito “Coma-me”. Não duvida e dá uma mordida.

A princípio, não acontece nada, mas pouco depois ela começa a se esticar. Finalmente, alcança uma altura de 3 metros e volta a ser muito alta para entrar no jardim. Alice está muito decepcionada e chora tanto que logo se forma um mar de lágrimas ao seu redor. Ela tem a sensação de já não saber quem é.

De repente, o coelho reaparece, mas quando Alice fala com ele, o animal se assusta e se afasta. Atrás dele só ficam um par de luvas brancas. Alice se pergunta no que ela se tornou.

O livro Alice no País das Maravilhas pode ser adquirido aqui

A luva do Coelho

Resumo do livro Alice no País das Maravilhas
Resumo do livro Alice no País das Maravilhas – Imagem: Vitoria Azevedo

Para saber se ela segue sendo ela mesma, canta algumas músicas para crianças, convencida de conhecer suas letras de memória, mas descobre que já não as recorda completamente.

Alice consegue colocar uma das luvas do coelho. Evidentemente, ela voltou a ficar pequena. Rapidamente, ela busca aproveitar a sorte do momento e se aproxima da entrada do jardim, mas está no meio de suas próprias lágrimas.

Ela começa a nadar, quando olha ao seu redor nota que muitos animais caíram na água e nadam atrás dela. Quando Alice e os animais chegam à terra firme, eles se perguntam como farão para se secar.

Um pássaro enorme, o Dodô, propõe uma estranha competição: cada um correrá na direção que quiser. Depois de todos correrem em direções diferentes e se secaram, se perguntam quem ganhou.

Finalmente, resolvem que todos ganharam. Todos devem receber um reconhecimento e os animais exigem que Alice entregue os prêmios. Por sorte, a menina encontra balas em seus bolsos e dá uma para cada um.

Alice deve arder

Pouco depois o coelho volta e ordena que Alice devolva suas luvas imediatamente. Ela obedece. Enquanto procura as luvas, entra em uma casinha. Lá ela, por curiosidade, bebe um gole de uma garrafa e volta a ser muito grande, tão grande que fica presa em um dos quartos.

O coelho resolve então enviar o lagarto Bill através da chaminé, para recuperar suas luvas. Com uma pisada, Alice obriga Bil a sair de novo. Isto faz o coelho ficar com raiva e decide incendiar a casa em que Alice está presa.

Nem sequer a ameaça de Alice de fazer com que a sua gata Dinah persiga o coelho faz surtir efeito. Mas Alice tem sorte: o coelho lhe joga pedras e elas se transformam em bolos. Imediatamente ela come um e volta a encolher, assim ela consegue se libertar e escapar para o bosque.

No entanto, agora ela sente que é muito pequena e procura algo para beber e comer. Na sua busca, ela encontra uma lagarta sentada sobre um cogumelo fumando.

Um cogumelo para crescer e encolher

A lagarta pergunta a Alice quem ela é e a menina lhe responde que não sabe com certeza. Também lhe diz que a lagarta não tem motivos para criticá-la, pois ela muda de aparência e se torna borboleta.

A menina confessa que gostaria de ter outro tamanho. A lagarta se torna mais amável e lhe diz que ela só precisa comer uma das bordas do cogumelo. Dependendo do lado que ela comer, ficará maior ou menor.

O problema é que Alice não sabe que lado lhe fará crescer e que lado a encolherá. Por isso, experimenta um pedaço e encolhe. Come então outro pedaço e volta a crescer, mas não cresce o corpo todo, só o pescoço.

Enquanto continua comendo diferentes pedaços do cogumelo, Alice muda de tamanho uma e outra vez até conseguir finalmente seu tamanho correto. Continua então a percorrer o bosque e até chega a casa da Duquesa, onde observa como um lacaio com cara de peixe lhe entrega um convite da Rainha para jogar croquet.

O gato de Cheshire

A cozinheira da duquesa está preparando uma sopa de pimenta. De repente, ela começa a jogar pratos na cabeça da Duquesa, que por sua vez, está ocupada tentando fazer um bebê dormir.

Mesmo a Duquesa sendo rude com Alice, rapidamente lhe entrega a criança. Nos braços da menina o bebê fica cada vez mais parecido com um porquinho, até que por fim o coloca no chão e ele se afasta grunhindo.

Pouco depois, Alice conhece o Gato de Cheshire da Duquesa, um dos personagens mais conhecidos do resumo do livro Alice do País das Maravilhas. Parecia que o gato sorria o tempo todo e flutuava. Mesmo a Duquesa afirmando que todos os gatos sorriem, a menina responde que não acredita.

Mais tarde, Alice encontra a Lebre de Março. É a hora do chá e junto da lebre se sentam o Chapeleiro e um Caxinguelê meio dormindo. Na mesa comprida preparada, a maioria da louça está limpa sem usar. A recepção que os 3 preparam para Alice é muito descortês, pois criticam os modos da menina e ela lhes critica de volta.

Veja também: Resumo do livro O Diário de Anne Frank

Um jogo questionável de croquet

Resumo do livro Alice no País das Maravilhas
Resumo do livro Alice no País das Maravilhas – Imagem: Vitoria Azevedo

Finalmente, Alice se cansa dos 3 e segue seu caminho. Para sua surpresa, descobre uma porta no tronco de uma árvore. Ao cruzá-la, reconhece o quarto que encontrou a chave de ouro. Agora sim, consegue entrar no jardim mágico. Lá a menina topa com 3 jardineiros, que são cartas de baralho, pintando as rosas brancas de vermelho.

Quando ela lhes pergunta o porquê, eles respondem que erraram e plantaram uma roseira branca e a Rainha havia pedido vermelha.

A Rainha chega e é muito autoritária, ameaça cortar a cabeça de qualquer um que a contradiga. Começa um estranho jogo de croquet, em que participam Alice, a Duquesa e a Rainha.

O Gato se nega a beijar a mão

Alice se assusta e se alegar ao descobrir que o Gato de Cheshire está de volta. Alice apresenta o animal ao Rei e ele lhe exige que o gato beije sua mão, mas este se recusa. Com raiva, o monarca chama a Rainha e ela o condena a morte por decapitação.

Então, começa uma discussão entre o carrasco e a Rainha a respeito da impossibilidade de decapitar o gato, pois não é possível desprender uma cabeça de um corpo inexistente.

A Falsa Tartaruga faz a bonecas dançarem

A Rainha propõe a Alice visitar a falsa Tartaruga para escutar sua história de vida junto do Grifo. Ao chegar lá, os dois animais ensinam a menina a dançar a dança da lagosta.

A falsa Tartaruga demonstra ser uma personagem bastante chorona, que todo o tempo pensa que a única razão pela qual ela vive é terminar em sopa. Entre soluços, canta uma canção.

Como termina o livro Alice no País das Maravilhas?

Quando termina, uma voz recorda a todos que está a ponto de começar um grande processo judicial. Alice nota que pouco a pouco recupera o seu tamanho anterior. O Valete de coração está, então, sendo acusado de roubar as tortas da Rainha.

O Rei é o juiz e o Coelho Branco estabelece o juízo. Ele é quem ordena a Alice a declarar e responder as perguntas do Rei. Quando encontram uma nova prova que parece provar a culpa do Valete, Alice explode e desmascara o processo dizendo que é uma estupidez.

A Rainha exige, portanto, castigar Alice com a decapitação e de repente a menina nota que está perto do rio e que tudo foi um sonho. Então, ela conta a aventura para sua irmã. E este foi o resumo do livro Alice do País das Maravilhas.

Qual é a moral da história Alice no País das Maravilhas?

Alice aconselha a todas sobre as boas maneiras, sempre reprimindo aqueles que habitam o País das Maravilhas por tratarem os demais com indelicadeza e loucura. A protagonista compreende que os adultos não podem ser confiáveis. Além disso, caracteriza-os como ilógicos e, de certo modo, cheios de insanidade. É um tipo de reversão íntegra do modo como crianças e adultos têm retrato pela Literatura.

Resumo produzido pela professora Vitoria Azevedo, formada em Letras – Português/ Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 2016.

Veja também: Resumo do livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.