Resumo da obra O Quinze: Análise e desfecho da história

Resumo da obra O Quinze: Análise e desfecho da história

O resumo da obra O Quinze nos apresenta uma narrativa que se passa durante a seca que devastou o nordeste brasileiro, no ano de 1915. Focando em questões fortemente sociais, a autora descreve a realidade do povo nordestino nessa época, debatendo sobre a miséria e a fome.

O livro é o primeiro romance de Rachel de Queiroz (1910-2003) e foi publicado no ano de 1930. A seguir, o Escritora de Sucesso traz todos os detalhes sobre a obra que retrata a seca nordestina que marcou a população da região.

Resumo da obra O Quinze

O resumo da obra O Quinze mostra a história de diversas famílias que presenciaram a seca nordestina, no ano de 1915. Durante esse período, a população local acabou passando por diversas dificuldades, que inclusive são colocadas dentro da narrativa.

O livro nos conta duas histórias paralelas, sendo uma do personagem Chico Bento e sua família, e outra de Conceição, uma jovem de energia apaixonante. No final da obra, o caminho de ambos se cruzam.

Inicialmente, a história nos leva a Conceição, uma mulher que trabalha como professora. No entanto, a personagem recebe um foco maior apenas no final do livro. Em contrapartida, também somos apresentados a Chico Bento, que recebe uma atenção maior na primeira parte da narrativa.

Por conta da seca, Chico e sua família precisam lidar com diversos problemas durante a sua jornada. Assim como diversas outras famílias na época, eles viram retirantes e partem para a capital do Ceará, Fortaleza.

Desse modo, a família precisa deixar todas as suas coisas para trás, o que torna a partida ainda mais dolorosa. Depois disso, o livro conta um pouco mais da história de Conceição e a avó, que também parte para a capital em busca de novas oportunidades de vida.

Seguidamente, a obra volta para a família retirante, onde retrata todos os obstáculos que surgem no meio da jornada. Em um desses episódios, Chico acaba matando uma cabra, quando sua família parou para descansar em uma fazenda.

Para piorar a situação, o dono acaba aparecendo para tirar satisfações. Ignorando toda a situação da família, ele faz uma limpeza e deixa somente as vísceras da cabra para serem comidas pelos retirantes.

Outro acontecimento que vem para abalar toda a família é a morte de Josias, um dos filhos de Chico. Tudo ocorre depois do garoto ingerir uma raíz de mandioca crua. A família o enterra em uma cova na estrada onde percorriam.

Depois de passar por muitos perrengues, a família chega à capital e se encontra com a outra personagem da narrativa, Conceição. A professora, por sua vez, estava trabalhando e dando suporte dentro de um campo de refugiados.

Então, é revelado que a família já conhecia a jovem mulher. Conceição, juntamente a seu primo Vicente, havia visitado uma parente que morava na mesma região dos retirantes que ali estavam. Nesse episódio, os dois resolveram batizar o filho mais novo de Chico e Cordulina, dando o apelido de Duca.

No final do livro, Chico e sua família resolvem viajar para São Paulo, onde haviam diversas oportunidades de emprego. Antes de partirem, Conceição pede que Duca fique com ela em Fortaleza e, mesmo não gostando da ideia no início, a família acaba cedendo.

Quando as chuvas voltam a cair na região, muitas pessoas decidem voltar para as terras natais, incluindo a avó de Conceição, que pediu que a neta a acompanhasse. Porém, a jovem escolhe ficar na capital com o seu afilhado.

Veja também: Resumo da obra Urupês ─ Contexto Histórico, Análise e Personagens

O que retrata a obra O Quinze?

A narrativa retrata a vida das pessoas que tiveram que sair de sua região, buscando melhores condições de vida em outros estados. Nesse caso, ao decorrer do livro, somos apresentados a diversos temas modernistas, incluindo características regionais e questões sociais.

Qual o contexto da obra O Quinze?

Rachel de Queiroz nos apresenta uma narrativa dentro de um episódio que marcou a região nordestina. A grande seca aconteceu no ano de 1915 e deixou a população da região devastada.

Muitas pessoas, assim como é retratado na obra, tiveram que deixar seu lar e sair à procura de melhores condições de vida.

Qual o desfecho da história O Quinze?

Mesmo depois de muitas dificuldades, a família de Chico Bento consegue ajuda em um campo de refugiados. Nessa ocasião, eles encontram a outra personagem da história, Conceição.

No final, Chico decide levar sua família até São Paulo, que estava oferecendo muitas oportunidades de emprego. O livro acaba com a volta das chuvas na região, que possibilitou o regresso dos retirantes ao sertão nordestino.

Qual é o foco narrativo da obra O Quinze?

O livro O Quinze é narrado em terceira pessoa, que nos apresenta a história de todos os personagens sem fazer parte dessa narrativa. Além disso, a obra nos traz muitas características regionalistas, contando a história em sentenças objetivas e curtas.

Veja também: Resumo do Livro Malala: Personagens, Por Capítulo e Análise

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Um comentário em “Resumo da obra O Quinze: Análise e desfecho da história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *