O que escrever no objetivo de um currículo? Veja as possibilidades

O que escrever no objetivo de um currículo? Veja as possibilidades

Saiba o que escrever no objetivo de um currículo da forma correta e atrativa. Afinal, esse pode ser o seu diferencial na pilha enorme de documentos no RH de uma empresa. Portanto, veja aqui, no Escritora de Sucesso, as dicas e exemplos para aplicar na sua próxima tentativa.

O que escrever no objetivo de um currículo (para primeiro emprego)?

Em primeiro lugar, esse documento reúne todas as suas certificações e experiências profissionais. Assim, se tem ou não muita prática na sua profissão, o objetivo serve para informar ao avaliador quais são as suas expectativas em um cargo ou empresa.

Ao contrário do que muita gente faz, então, não se deve colocar uma frase genérica e enviar para todas as seleções que participar. Isso pode mostrar falta de interesse ou descuido. Então, para se destacar no meio da multidão de candidatos, precisa saber o que escrever como objetivo em um currículo da forma certa e atrativa para seus recrutadores. Portanto, veja algumas dicas:

  • Seja claro e conciso;
  • Mostre conhecer a empresa;
  • Seja sincero;
  • Faça um objetivo específico;
  • Revise o português.

A seguir, entenda como aplicar cada item nesta seção tão ignorada no currículo, mas que pode ser o seu diferencial.

1- Seja claro e conciso sobre o que escrever no objetivo de um currículo

Essa parte serve para complementar todas as outras informações que já estão lá. Então, mesmo que você tenha pouca experiência, não deve tentar compensar com um grande texto no objetivo.

O objetivo deve ser texto curto de até três linhas, no qual você deve ir direto ao ponto sobre o interesse na vaga. Portanto, evite passar desse limite e falar de metas muito abstratas ou gerais.

2- Mostre conhecer a empresa

Uma das coisas que podem ser o seu diferencial, é mostrar que você é uma pessoa ativa e que teve interesse em pesquisar saber mais sobre a empresa e a vaga. Assim, não envie currículo sem olhar o site da instituição e ler sobre sua cultura, valores e missão.

Após fazer isso, vai conseguir descobrir tanto sua identificação com ela quanto o que escrever como objetivo em um currículo de acordo com cada seleção. Portanto, não ignore essa etapa essencial antes de editar o documento.

3- Seja sincero

Não faça promessas sobre o que não pode cumprir e nem minta sobre o que tem de experiência ou é como profissional e pessoa. Por exemplo, se você gosta de trabalhar sozinho, não diga que ama fazer tudo em equipe.

Veja também: Como escrever um email para enviar currículo: Veja o exemplo formal

4- O que escrever no objetivo de um currículo para primeiro emprego

O que escrever no objetivo de um currículo (para primeiro emprego)?
O que escrever no objetivo de um currículo (para primeiro emprego)? – Imagem: Visual Hunt

Como você já viu, usar uma frase genérica não é a ação mais adequada para chamar a atenção do RH da empresa. Por isso, não caia na tentação de enviar o mesmo arquivo para todas as vagas que se candidatar.

Use as ferramentas que tem ao seu favor e procure escrever algo relevante sobre seu desejo de participar daquele espaço de trabalho.

5- Revise o português

No texto de até três linhas, é mais difícil errar os acentos e a pontuação. Mas em qualquer documento escrito, fazer uma revisão é essencial. Afinal, o mau uso de alguma palavra ou vírgula, pode causar confusão na interpretação.

Exemplos sobre o que escrever no objetivo de um currículo

Confira agora dois exemplos de como fazer o objetivo no seu currículo. Eles vão ajudar a visualizar todas as dicas até aqui, portanto, leia com atenção.

Exemplo 1

Sem experiência no mercado de trabalho, estou em busca da primeira oportunidade de emprego para desenvolver minhas habilidades profissionais e contribuir para o crescimento da empresa.

Exemplo 2

Já tenho experiência de alguns anos com a área de recursos humanos e na vaga x eu desejo continuar aprimorando o meu conhecimento prático e teórico para contribuir para o sucesso da empresa.

Coloque em prática

Agora você já sabe o que escrever como objetivo em um currículo. Portanto, siga todas as dicas e tenha mais chances de aprovação nos seus processos seletivos.

Veja também: Dicas de português para Concurso: O que você precisa aprender?

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.