Saiba quando usar “debaixo” junto ou separado

Saiba quando usar “debaixo” junto ou separado

Quando usar debaixo junto ou separado é mais uma questão de palavras com os mesmos sons, mas com escritas e sentidos diferentes. Portanto, a seguir você terá uma explicação breve e clara sobre como usar as duas palavras do jeito certo.

Quando usar debaixo junto ou separado

Então, debaixo escrito assim é um advérbio que indica o lugar de um objeto ou pessoa. Além disso, a preposição de sempre aparece depois dele. Por exemplo:

  • Encontramos o gato debaixo da cama;
  • A menina está escondida debaixo da escada;
  • O meu celular caiu debaixo da cadeira;
  • Debaixo da árvore, ficava uma sombra aconchegante.

Outro significado

Fora esse sentido, é importante lembrar que essa forma também pode ter um sentido conotativo, isto é, não literal. Assim, pode significar que algo não está tão bom quanto antes ou que está em posição inferior. Mas esse uso não é tão comum, em geral se usa mais a expressão para baixo em uma situação informal.

Locução adjetiva

Já o de baixo tem valor adjetivo, logo qualifica um nome. Esse é o sentido que mais aparece no dia a dia e deve estar separada já que compõe uma locução com a preposição de e o adjetivo baixo. Além disso, quando está escrito separado tem o sentido oposto a de cima em alguns casos. Por exemplo:

  • Eu estava no andar de baixo quando ela chegou;
  • A gente deixou coisas na parte de baixo do armário;
  • Ela ficou tão estressada que quase disse palavras de baixo nível;
  • Olhei tudo de baixo a cima para saber se tudo estava no lugar.

Use debaixo junto ou separado do jeito certo

Como você viu, as diferenças dos usos de debaixo junto ou separado são fáceis de memorizar, basta refletir um pouco sobre o sentido que deseja expressar. Portanto, agora você já pode acertar essa questão nas suas próximas provas.

Veja também: Uso de hífen: Nova Ortografia, Regras e Exemplos

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.