Como escrever um email para enviar currículo: Veja o exemplo formal

Como escrever um email para enviar currículo: Veja o exemplo formal

Saber como escrever um email para enviar currículo é essencial para surpreender seus recrutadores. Afinal, isso não se resume a mandar o arquivo, pois o agente de recursos humanos fará a avaliação de todos os aspectos da comunicação e seleção. Confira as dicas do Escritora de Sucesso para fazer isso de forma muito mais atrativa!

Como escrever um email para enviar currículo

Na comunicação corporativa, o correio eletrônico ainda é o meio mais comum. Assim, tanto serve para avisos e convites da rotina, quanto para um processo seletivo. Por isso, faz parte do dia a dia ver vagas que pedem o currículo por email.

O que pouca gente sabe é que essa mensagem não deve conter apenas o pdf do seu histórico profissional. Isso pode até levá-lo a passar despercebido. Então, veja como escrever email para enviar currículo; para fazer um bom email profissional; e acompanhe um exemplo de email formal.

A seguir, saiba como aplicar cada um desses itens na sua rotina de seleção para empregos com pequenos detalhes que vão melhorar a sua apresentação profissional.

Como escrever um email para enviar currículo
Imagem: Canva

Veja como escrever um email para enviar currículo

Antes de tudo, tenha um endereço eletrônico formal, usando apenas seu nome. Afinal, o uso de apelidos prejudica a formalidade. Assim, seguindo essa linha, evite usar as gírias, emojis e abreviações comuns nas redes sociais.

Para a estrutura do texto, use bem o padrão que a ferramenta tem. Por exemplo, preencha o campo do assunto com o nome do cargo. Mas quando a empresa já diz o que colocar nesse espaço, use a orientação dela.

Já para a escrita, fique atento a clareza e precisão do conteúdo. Então, seja breve e vá direto aos pontos principais da sua apresentação. Nesse caso, três parágrafos de até quatro linhas é o suficiente, afinal você poderá falar mais depois.

Saiba o que escrever em um email para enviar currículo

Por fim, escolha apenas um tópico para falar na sua mensagem, pois uma das regras do gênero é o assunto único. Assim, algumas sugestões para aparecer no conteúdo dela são:

  • Mostrar que conhece a empresa e falar o motivo do interesse na vaga;
  • Falar sobre a sua qualificação para o cargo;
  • Informe seus contatos de email e telefone.

Como escrever um bom email profissional

Depois de definir muito bem o conteúdo e as regras gerais sobre como escrever email para enviar currículo, é hora de organizá-lo. Então, fique atento a estrutura do gênero, a qual apresenta:

  • Saudação;
  • Corpo da mensagem;
  • Despedida.

O primeiro item é um cumprimento, no qual é possível utilizar um bom dia ou boa tarde, por exemplo. Aqui, pode-se usar o nome do responsável como vocativo, ou usar um termo mais geral como caro ou prezado.

Já no texto, lembre da formalidade, do conteúdo e da clareza. Portanto, escreva e revise o seu texto observando as palavras, a pontuação, a concordância dele. Afinal, esses são elementos básicos para a boa escrita.

Por último, na despedida, informe que está esperando a resposta e demonstre simpatia agradecendo pela atenção. Além disso, insira seu nome e os meios para entrar em contato com você.

Veja também: Como escrever uma redação de sucesso para Vestibular, Enem e Outros

Como escrever um email para enviar currículo
Imagem: Canva

Veja um exemplo prático de como escrever um email

Agora observe um exemplo fictício de como escrever email formal no ambiente de uma empresa:

Para: amandarh@exemplo
Assunto: Vaga para professor

Bom dia, Amanda!

Eu sou o João, professor de matemática, e estou enviando o meu currículo em anexo. Já acompanho a empresa x há algum tempo e tenho vontade de participar do seu time porque acredito na missão x dele. Além disso, quero aprender e contribuir com o meu trabalho.

Atuo há mais de sete anos na profissão e nesse período ensinei tanto em escolas quanto em cursos de formação. Na vida acadêmica, já fiz diversos cursos na área da educação e sempre busco atualização. Portanto, acredito que essa vaga seria uma boa experiência.

Por fim, aguardo o seu retorno e estou aberto para resolver qualquer dúvida. Também agradeço a atenção e a oportunidade.
Obrigado,

João sobrenome
E-mail: joãosobrenome@exemplo
Celular: (00)000000000

Aplique no seu dia a dia

Depois de tudo isso, você já pode começar a colocar em prática todas essas dicas, porque já sabe como escrever um email profissional. Portanto, estude sempre e não erre mais na sua breve apresentação.

*Conteúdo produzido por Amanda Negreiros 

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Um comentário em “Como escrever um email para enviar currículo: Veja o exemplo formal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.