Mal e mau: Exemplos, Diferença, Exercícios

Mal e mau: Exemplos, Diferença, Exercícios

A diferença entre mal e mau é algo que muitas pessoas têm interesse em saber. Afinal de contas, apesar da semelhança, as duas palavras possuem significados diferentes que, claro, conseguem mudar o sentido de uma sentença.

Levando isso em consideração, é de extrema importância ficar atento às diferenças que existem entre as duas. Neste post do Escritora de Sucesso, você descobre todas as informações que precisa sobre os termos.

Diferença entre mal e mau exemplos

Apesar de serem semelhantes, existem algumas diferenças entre as palavras mal e mau. No caso do termo terminado em l, podemos considerá-la um advérbio de modo, ou seja, quando algo foi feito de forma incorreta. Aqui, o antônimo da palavra seria “bem”. Veja alguns exemplos:

  • O menino está se sentindo mal a semana toda;
  • Ela foi muito mal na entrevista de emprego.

Perceba que, em todas as sentenças apresentadas como advérbio, conseguimos mudar a palavra central para “bem”. Além desta forma, esse termo também pode ser utilizado como substantivo, que pode significar algo “negativo” e “maléfico”. Veja como funciona a troca:

  • Ele só me deseja o mal;
  • Ele só me deseja o bem.

Já a palavra mau sempre será um adjetivo dentro de uma sentença. Nesse caso, ela é utilizada para apresentar algo imperfeito, sendo antônimo de bom. Alguns exemplos do uso são:

  • O atleta apresentou um mau desempenho;
  • Estou de mau humor hoje.

Nessas sentenças, é interessante perceber que a palavra central pode ser facilmente substituída por “bom”, mudando o seu sentido.

Veja também: De repente é junto ou separado? Tire a sua dúvida

Como saber se é mau com u ou mal com l?

Como as palavras são pronunciadas da mesma forma, existem muitas pessoas que acabam criando uma confusão entre elas. No entanto, caso a dúvida surja, uma dica é trocar os termos por bem ou por bom, sempre verificando se a frase contrária tem sentido.

Outra dica para não confundir as palavras é sempre procurar seus respectivos antônimos ou sinônimos, assim é possível verificar a relação entre elas.

Exercícios de fixação

Para conseguir entender melhor e colocar em prática a diferença entre as palavras, é interessante fazer exercícios de fixação. A seguir, confira algumas atividades para nunca mais esquecer como se utiliza esses termos:

01) Complete as frases utilizando os termos corretos:

a) A garota está de __ humor hoje.
b) O lobo __ é o vilão de Chapeuzinho Vermelho.
c) Esse menino é __.
d) O prefeito foi __ recebido na cidade.

02) Assinale a alternativa em que os termos estão sendo empregados de forma correta:

a) O garoto está com um mau incurável.
b) Fernando é um homem muito mal.
c) O aluno se comportou muito mal durante a reunião.
d) O atleta teve um mal desempenho na temporada.

Gabarito

01) a- mau; b- mau; c- mau; d- mal.
02) Letra C.

Estou mau ou mal de saúde?

Como vimos, a palavra escrita com L pode ser colocada como o contrário de bem. Nesse caso, o correto seria falar “estou mal de saúde”, uma vez que o contrário pode ser “estou bem de saúde”. Alguns exemplos relacionados são:

  • A menina está se sentindo muito mal;
  • Você está se sentindo mal?

Veja também: Uso do há ou a: Saiba como usar e exemplos em frases

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *