De repente é junto ou separado? Tire a sua dúvida

De repente é junto ou separado? Tire a sua dúvida

Muitas vezes chega a dúvida se de repente é junto ou separado, já que na fala é impossível notar a diferença. Por isso, veja aqui como escrever essa expressão da forma correta e não entre em pânico na hora de produzir um texto. O Escritora de Sucesso compartilhou as informações sobre o assunto, a seguir.

De repente é junto ou separado?

Indo direto ao ponto, a forma junta com dois r não existe no português. Então, a maneira certa de escrever é de repente. Essa expressão é uma locução adverbial que indica tanto modo quanto tempo em que algo aconteceu de acordo com o contexto.

Assim, a união da preposição de com a palavra repente funciona como uma palavra só, já que separadas elas têm outro sentido. Por exemplo, o de não tem sentido sozinho, já o repente faz referência a prática de canto no improviso por duas pessoas, muito comum no nordeste do Brasil.

O que é uma locução adverbial?

Resumindo, é quando dois ou mais termos de classes diferentes se juntam e funcionam como uma palavra só e mudam o sentido das que acompanham. Ou seja, tem a função de um advérbio. Por exemplo:

  • Com certeza;
  • De novo;
  • Pela manhã.

Exemplos do uso de de repente

Agora que você já sabe a teoria sobre o uso de de repente é junto ou separado, veja exemplos da forma correta para colocar em prática nos seus futuros textos:

  • A menina ficou chateada de repente;
  • Marcos quis sair de repente;
  • Tudo aconteceu de repente. Não soube o que fazer.

Saiba quando não usar essa locução adverbial

Como você já viu até aqui, essa locução indica modo ou tempo. Então, não deve aparecer em outros contextos. Por exemplo, na fala é comum usá-la com sentido de dúvida:

De repente dê certo (talvez dê certo);
Não passei na prova, de repente na próxima (talvez na próxima).

Sem dúvida, em situações informais tanto na fala quanto na escrita usar dessa forma não é um problema. Mas caso você esteja em uma prova da escola ou em algum processo seletivo, deve optar pelo uso correto. Então, continue estudando e não esqueça mais essa regra.

Veja também: Demais é junto ou separado? Veja exemplos, usos e exercícios

Kethlyn Bukner

Kethlyn Bukner

Co-produtora de conteúdos para o Escritora de Sucesso, estudante de Biomedicina, é apaixonada pelo universo digital e escreve para diversos portais.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.