Como aprender inglês sozinho de graça: 8 dicas infalíveis e fáceis
Muitos tem interesse em saber como aprender inglês sozinho de graça. Afinal, esse conhecimento pode oferecer inúmeras possibilidades na nossa vida, desde uma boa comunicação em uma viagem até uma aprovação em processos seletivos.
A boa notícia é que existem muitos materiais gratuitos que podem ser aproveitados nesse momento. A seguir, o Escritora de Sucesso traz diversas dicas para você aprender a falar o inglês sozinho.
Como aprender inglês sozinho de graça
Mas como aprender inglês sozinho de graça? Existem muitos materiais que podem ser utilizados para quem pretende encarar esse desafio. A maioria deles, inclusive, fica dentro da internet, ou seja, você nem precisa sair de casa para ficar fluente!
Existem, por exemplo, plataformas de ensino que oferecem cursos completos e o aluno pode aprender tudo do zero. Dentre as principais, podemos citar:
- Forvo;
- MyEnglishOnline;
- Duolingo;
- Questions;
- Busuu.
Vale lembrar que todas elas são gratuitas e podem oferecer o suporte completo para os estudantes. Assim, vale a pena fazer um teste em cada uma delas para verificar qual é a ideal.
Veja também: Como se escreve em inglês “eu sou do Brasil”?
Como estudar inglês sozinho do zero grátis? Veja 8 dicas
Além de poder aproveitar as plataformas de ensino, existem outros materiais que podem ajudar você a aprender inglês de forma gratuita. Para testar seus conhecimentos, por exemplo, é possível fazer testes e exames na internet.
Algumas opções e testes que podem ser feitos são: Learn English – British Council; Cambridge English; Cultura Inglesa; e Education First (EF). Todos são gratuitos e são válidos para comprovar o seu nível em inglês.
Mas essas não são as únicas orientações para quem deseja aprender inglês sozinho. Caso esteja estudando, aqui vão algumas atividades que podem te auxiliar nesse momento:
- Ler receitas em inglês;
- Mudar o idioma do seu telefone celular;
- Assistir filmes e séries legendados;
- Escutar músicas em inglês;
- Praticar a conversação em inglês;
- Ler livros clássicos em inglês;
- Anotar palavras novas e seus significados todos os dias;
- Aprender gírias em inglês faladas em diferentes países.
Apostilas gratuitas para estudar inglês
Como já foi colocado, existem muitos materiais dentro e fora da internet que podem te ajudar a estudar inglês, de forma gratuita e simples. Além dos aplicativos e plataformas digitais, o estudante também pode aprender através de apostilas e ferramentas semelhantes.
Caso tenha interesse, alguns materiais disponíveis nesta categoria são: Clique Apostilas; PDF Drive; Gabarite; Curso Básico de Inglês (e-book); Engoo; e English 4U.
Além destas, o estudante também pode acompanhar professores da área, que normalmente disponibilizam materiais gratuitos no Google Drive. Outra opção válida é seguir profissionais dentro das redes sociais.
Afinal de contas, através desses canais de comunicação é possível aprender coisas novas todos os dias. E isso é um dos passos necessários para conseguir se acostumar com o novo idioma.
O que é preciso para aprender inglês sozinho?
Para aprender inglês sozinho é preciso ter paciência e muita dedicação. Estudar novos idiomas funciona como qualquer outra disciplina, como matemática e história. Nesse caso, o estudante deve conhecer a parte teórica e, em seguida, partir para exercícios de fixação.
Caso queira aprender apenas o básico para se comunicar, algumas aulas práticas já são um bom começo. Isso pode servir para quem pretende viajar para um país estrangeiro, por exemplo.
Agora, se você pretende ficar fluente, precisa focar tanto na parte teórica quanto na parte prática desse aprendizado. Sendo assim, uma dica é pegar a base do idioma, bem como fazemos para estudar o português.
Qual é a ordem correta para estudar inglês
A base da língua inglesa é o ponto de partida para quem pretende falar fluentemente esse idioma. E, assim como na língua portuguesa, existem alguns conteúdos que não podem passar despercebidos pelo estudante.
No caso do inglês, a ordem correta para estudar é:
- Verbo To Be;
- Pronomes pessoais;
- Números, dias da semana e horas em inglês;
- This, That, These e Those;
- A e An.
Além destes, é preciso estudar os tempos verbais em inglês, como Simple Present, Present Continuous, Simple Past, Past Continuous, entre outros.
Por que aprender inglês?
O inglês é o idioma mais falado do mundo e, portanto, muitos turistas utilizam-o para se comunicar em países estrangeiros. Desse modo, ter esse conhecimento pode abrir muitas portas dentro da nossa vida, em campos diferentes, como o profissional e acadêmico.
Nesse sentido, existem inúmeras razões para você começar a aprender a língua inglesa. Algumas delas são:
- Acesso a diversas universidades do mundo;
- Aumenta as chances de ser aprovado em processos seletivos;
- Oportunidade de conhecer outras culturas;
- Possibilidade de estimular o cérebro e ter uma boa memória.
Além destes, vale lembrar que aprender inglês não precisa ser uma tarefa difícil, basta ter muita dedicação e treinamento. Alguns estudos apontam que para ter o conhecimento básico da língua, é preciso estudar durante três semanas.
Ou seja, em menos de um mês você já consegue se comunicar em outro idioma.
Veja também: Como se escreve em inglês “você é linda”? Veja essas dicas