Resumo do livro O Cortiço: Por Capítulos e Análise

Resumo do livro O Cortiço: Por Capítulos e Análise

Resumo do livro O Cortiço ─ Publicado em 1890, por Aluísio Azevedo, “O Cortiço” é um romance naturalista. Ao longo do livro, o autor aborda as complexidades sociais e humanas de um cortiço. O Escritora de Sucesso traz um resumo por capítulo da obra. 

Resumo do livro O Cortiço

“O Cortiço”, obra de Aluísio Azevedo, conta a história de João Romão, um português que prospera financeiramente ao adquirir um terreno e transformá-lo em um cortiço.O espaço torna-se um ponto de encontro de diversos personagens da obra.

Enfim, o resumo do livro O Cortiço apresenta uma série de eventos dramáticos. Além disso, retrata a exploração e os instintos primitivos presentes na comunidade marginalizada. 

Resumo do livro O Cortiço: Por Capítulos e Análise
Imagem: Pixabay – Reprodução

Capítulo I

No primeiro capítulo do livro “O Cortiço”, o português e protagonista, João Romão, é apresentado. Inicialmente, ele trabalha como vendedor, adquirindo propriedades com uma visão empreendedora. Com isso, constrói um cortiço, visando lucro com aluguéis. 

Capítulo II

No capítulo seguinte, o autor explora a vida de Miranda. A princípio, ele é mais um português que quer enriquecer no Brasil, casando-se com D. Estela por motivos financeiros. Isso nutre a sua inveja por João Romão, que desfruta da liberdade e sucesso. 

Ao longo do capítulo, a presença de Henrique é mencionada, que, apesar da aparência correta, envolve-se romanticamente com D. Estela. Botelha, um velho amigo de Miranda, flagra os dois, mas não fala sobre o ocorrido, aconselhando Henrique a ter mais cuidado. 

Capítulo III

Neste capítulo, Azevedo explora a vivência dos personagens no cortiço, destacando as lavadeiras. Entre elas, está Leandra, apelidada de “Machona”. Outra personagem introduzida é Ana das Dores, “das Dores”. 

Além disso, Leocádia, a esposa do ferreiro Bruno; a idosa e desfavorecida Paula, apelidado como “Bruxa”; a mulata e ranzinza, Marciana, junto a filha Florinda. O autor também introduz D. Isabel, uma portuguesa que enfrenta desafios na vida, apesar da educação privilegiada. 

Capítulo IV

No quarto capítulo, Jerônimo é introduzido na história, um imigrante português que se estabeleceu no Brasil com sua esposa e se tornou cavouqueiro. Jerônimo busca um emprego na pedreira de Romão. Apesar de hesitar inicialmente, João concorda em contratar Jerônimo. 

Capítulo V

O escritor aprofunda-se na narrativa de Jerônimo, abordando desde a chegada ao Brasil, até os trabalhos na fazendo. Por se tratar de um homem íntegro, logo é respeitado pelos moradores. 

Capítulo VI

No domingo, os moradores trajam as melhores vestimentas para aproveitar o dia de folga. Além disso, o capítulo marca a volta de Rita Baiana, uma mulata que esteve ausente por três meses, junto ao amante Firmo.

Capítulo VII

As festividades começaram no início da noite. Por um lado, Rita recebia seus convidados, do outro das Dores organizava seu próprio grupo de amigos. As celebrações aconteciam lado a lado, compartilhando uma energia contagiante. 

Enfim, o jantar se prolongou do lado de fora do cortiço, transformando-se em uma festa onde muitas pessoas se reuniram. Jerônimo, que estava na frente de sua casa ao lado da esposa, aproximou-se da festa e se encantou por Rita. 

Capítulo VIII

No dia seguinte à festa, Jerônimo pega um resfriado. Apesar da esposa tentar cuidar dele, ele recusa. A presença de Rita Baiana traz uma mudança positiva no humor do personagem, e ela o auxilia a se recuperar. Então, sua esposa, Piedade, começa a desconfiar da intimidade dos dois. 

No mesmo dia, um conflito emerge. Leocádia é surpreendida por seu marido, Bruno, junto a Henrique no matagal. Henrique havia presenteado a mulher em troca de favores sexuais, que acabou fugindo ao ver o marido da mesma. 

Após o flagra, Bruno tenta agredir Leocádia, que se defende com uma pedra. Bruno volta ao cortiço e espalha o que aconteceu para os moradores. Ainda revoltado com a situação, joga os pertences da esposa pela janela. Em resposta, Leocádia faz o mesmo. 

Capítulo IX

Após cair de amores por Rita, Jerônimo começa a se adaptar ao estilo de vida brasileiro. Piedade, esposa do homem, mal reconhece o marido e sente-se desesperada. Neste momento, pede ajuda a Bruxa. 

Entretanto, todos são surpreendidos com a gravidez de Florinda, filha de Marciana. A moça engravidou de Domingos, o caixeiro de João, que prometeu recompensá-las antes de fugir sorrateiramente. 

Ao anoitecer, emerge uma nova jovem conhecida como Léonie. Ela é uma prostituta que conquistou considerável riqueza. Inclusive, pela forma de se vestir, foi respeitada como os ricos e famosos pelos moradores. 

Capítulo X

No resumo do livro O Cortiço, no décimo capítulo, Florinda foge do cortiço e Marciana (sua mãe)fica desolada. João Romão, atormentado pela inveja do Barão, expulsa Marciana do cortiço, levando-a a prisão no dia seguinte. 

Em uma das festividades, Jerônimo flerta com Rita Baiana, promovendo a raiva de Firmo, resultando em uma briga intensa entre os dois. Na disputa, Firmo acaba ferindo Jerônimo com uma faca. O tumulto chama a atenção dos policiais, que tentam entrar no cortiço, mas são impedidos pelos moradores. 

Então, no final do capítulo dez, inicia-se um incêndio na casa número 12. Isso deixa os moradores desesperados. A polícia aproveita a situação para invadir o cortiço. Quando uma tempestade começa, a tragédia se intensifica. 

Capítulo XI

Enfim, em meio a confusão causada pela polícia no último capítulo, diz-se que a Bruxa promoveu o incêndio em um surto. Entretanto, os moradores conseguem apagar as chamas rapidamente, auxiliados pela tempestade. 

Os policiais que entraram nas casas do cortiço causaram um estrago, destruindo tudo que estava à sua frente. Então, no dia seguinte, Romão e outros moradores foram à delegacia, mas o delegado não tomou qualquer providência. 

Capítulo XII

Neste capítulo, Isabel comemora a primeira menstruação de Pombinha, compartilhando com todos do cortiço a notícia. Então, a mulher decide adiantar o casamento da filha com João Costa. 

Em um determinado dia, Bruno procura Pombinha e pede para que ela redija uma carta para Leocádia. No processo, Bruno relata a dor de perder a esposa, levando Pombinha a refletir sobre como os homens sucumbem aos encantos das mulheres. 

Com a reflexão, Pombinha acredita que antecipar o casamento com Costa pode não trazer reflexão a longo prazo. Entretanto, mesmo com as ponderações, ela acaba se casando. Então, após se casar, deixa o cortiço com despedidas dos amigos. 

Capítulo XIII

“Cabeça-de-Gato”, um cortiço rival, é construído nas proximidades do primeiro. Apesar de João Romão ficar apreensivo, e existir uma rivalidade entre os donos, logo ele percebe que é em vão. 

O autor segue detalhando as transformações na vida de Romão, à medida que ele almeja uma vida luxuosa. Botelho, o velho amigo de Miranda, sugere que João case-se com Zulmira, a filha de Miranda. Entretanto, para isso, precisa se livrar de Zulmira. 

Capítulo XIV

Na medida que o tempo passava, Firmo encontrava-se com Rita, mas a mulher se mostrava reservada. Em um determinado dia, marcou um encontro em um local habitual, mas Rita não apareceu. 

Então, indignado com a situação, Firmo vai beber e descobre que Jerônimo havia recebido alta no mesmo dia. Com a informação, percebeu que Rita deixou de encontrá-lo por conta do cavouqueiro, decidindo que acabaria de vez com a vida do homem. 

Apesar de retornar ao cortiço enfraquecido, Jerônimo não recusou encontrar com Rita e seus amigos. Para se vingar de Firmo, dois homens foram selecionados. O homem estava decidido em executar o plano no mesmo dia. 

Enfim, os homens entraram em acordo, onde um atrairia a atenção  de Firmo para fora do bar à noite. Enquanto isso, os outros dois esperariam do lado de fora para acertar as contas com o amante de Rita. 

Capítulo XV

Um dos amigos de Jerônimo entra no bar e depara-se com Florinda, inventando uma história para atrair Firmo para o lado de fora. Então, já fora do local, os três homens acabam batendo no amante de Rita, que é lançado ao mar quase desfalecido. 

Os três amigos bebem no bar e, durante a madrugada, Jerônimo vai à casa de Rita. A mulher, preocupada com não se encontrar com Firmo e temer por Jerônimo, relaxa ao vê-lo. O homem sugere fugirem juntos, e ela aceita. 

Capítulo XVI

Nesta parte do resumo do livro O Cortiço, a esposa de Jerônimo, Piedade, passa a noite angustiada com a ausência do marido. Na manhã seguinte, a notícia do seu desaparecimento se espalha pelo cortiço, levando Piedade a sair pela cidade em busca de informações.

Ao retornar, Piedade descobre que o marido pode ter sido responsável pela morte de Firmo, após uma noite de bebedeira. Ao anoitecer, a mulher confronta Rita Baiana, que se prepara para mudar com Jerônimo.  

As duas acabam em um conflito, trocando arranhões e socos. Isso resulta na divisão dos moradores: os portugueses apoiam Piedade, e os brasileiros Rita. 

Neste ínterim, enquanto Piedade ia perdendo a luta, os portugueses ameaçam interromper o confronto. Isso resulta em uma briga. O tumulto chama atenção da polícia, que se recusa a entrar no cortiço. 

Capítulo XVII

O cortiço vizinho ataca os moradores do “São Romão” em busca de vingança pela morte de Firmo. A briga estava equilibrada, entretanto, um incêndio causado pela Bruxa na casa 88 inicia-se. 

Então, com o tumulto, os moradores do cortiço vizinho abandonam respeitosamente a briga, recusando-se a lutar com pessoas que poderiam perder tudo para o incêndio. 

Capítulo XVIII

Libório, um velho que se finge de mendigo, entra em uma das casas em chamas para recuperar uma garrafa cheia de dinheiro. Ao testemunhar a cena, João Romão agarra as garrafas e o velho segue deitado no meio das chamas. 

No dia seguinte, os corpos de Libório e da Bruxa são encontrados. Enfim, além da considerável quantia de dinheiro resgatada por João Romão, ele recebe mais dinheiro através do seguro. Com isso, decide ampliar o cortiço. 

Capítulo XIX

A vida no cortiço continuou, mesmo com as obras em andamento, obrigando os moradores a se acomodar pelos cantos. Bertoleza, antes amiga próxima de João Romão, enfrenta uma rotina melancólica, fruto da mudança de comportamento do homem. 

Afinal, João Romão estava determinado em pedir a mão de Zulmira, vendo Bertoleza como um obstáculo. Jerônimo e Rita Baiana desfrutam de uma nova vida, gastando com regalias e nova moradia. 

Piedade se recuperava da briga, mas enfrentava dias difíceis, recorrendo à bebida. A filha do casal consolava a mãe nos fins de semana. Além disso, Jerônimo deixou de pagar a mensalidade da escola da filha. 

Capítulo XX

No capítulo XX do resumo do livro O Cortiço, o autor relata o crescimento do local com o passar do tempo. Além disso, conta como Piedade acabou se embebedando após voltar a casa do ex-marido, onde uma segunda discussão aconteceu. 

Capítulo XXI

Apesar da ideia inicial de livrar-se de Bertoleza persistir, João passa a noite pensando sobre o assunto. Entretanto, no dia seguinte, uma tragédia abala o cortiço. 

Agostinho, o filho de Machona, é trazido morto após cair enquanto brincava nas pedreiras. Botelho aconselha que João livre-se rapidamente de Bertoleza. Neste momento, a mulher adentra a sala e afirma que queria permanecer com João até o fim dos dias. 

Como resultado, João sai indignado do ambiente, discutindo com Botelho a melhor forma de se livrar da mulher. 

Capítulo XXII

Neste momento do resumo do livro O Cortiço, o autor retrata que Bertoleza está mais receosa neste capítulo, com medo de ser assassinada. A Avenida São Romão, antes o cortiço de João Romão, prospera. Com isso, os antigos moradores não têm mais condições de pagar as despesas, e migram para o “Cabeça-de-Gato”. 

Pombinha, separada do marido, se junta à amiga Léonie, embarcando em uma vida de prostitução. A sua mãe, D. Isabel, morre anos depois em seu estado morrimbudo. Piedade, frequentemente embriagada, torna-se alvo de abusos de homens e muda-se de cortiço. 

Capítulo XXIII

No último capítulo, João Romão aguarda a chegada da família de Zulmira, partilhando uma refeição de despedida. Botelho informa que o antigo proprietário de Bertoleza virá ao cortiço para reivindicá-la. 

Então, quando o homem chega ao local acompanhado de dois policiais, ele não resiste a entregá-la. Bertoleza percebe a traição de João desde o primeiro capítulo, usando uma faca para tirar a própria vida. 

Posteriormente, uma comissão chega ao cortiço e entrega a João um diploma de sócio benemérito. 

O que trata o livro “O Cortiço”

O Cortiço é conhecido por uma abordagem realista e crítica das condições sociais da época, destacando as influências do meio, assim como a hereditariedade sobre o comportamento humano. 

Afinal, através dos personagens, o autor retrata temas relevantes na sociedade, como: exploração, luta pela sobrevivência, miséria, promiscuidade e a influência do meio no comportamento das pessoas.

Veja também: Filme Estrelas Além do Tempo: Narrativa, Resumo e Onde Assistir

Lorena Rogenski

Redatora do Escritora de Sucesso com uma grande experiência em relação à produção textual e SEO, também estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas, aperfeiçoando ainda mais sua escrita acerca de temas que envolvem tecnologia e redação.

Um comentário em “Resumo do livro O Cortiço: Por Capítulos e Análise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *