Resumo do livro A Ilha do Tesouro; veja moral da história e personagem principal
O resumo do livro A Ilha do Tesouro mostra temas muito importantes relacionados a amizade e a coragem para enfrentar desafios e aventuras. A obra é um dos grandes clássicos do infanto-juvenil, que, sem dúvidas, vai agradar crianças e adultos.
Publicada em 1883, o livro foi responsável por popularizar a figura do papagaio no ombro, que está sempre presente em conteúdos associados a piratas. A seguir, a redação do Escritora de Sucesso traz todas as informações sobre o escrito de Robert Louis Stevenson.
Resumo do livro A Ilha do Tesouro
O resumo do livro A Ilha do Tesouro acompanha a história de Jim Hawkins, um menino que ajuda seus pais na pousada da família, chamada de “Almirante Benbow”, bastante frequentada por marinheiros.
Em certa ocasião, um pirata acaba se hospedando na estalagem e, como está muito doente, não sabe por quanto tempo ficará no local. Chamado de Billy Bones, Jim percebe uma grande cicatriz no rosto do velho, que também carregava uma arca pesada.
Durante uma conversa, Bones alerta Jim sobre os marinheiros que tiverem apenas uma perna, e também conta histórias aterrorizantes sobre suas experiências como um pirata naquela região.
Certa noite, enquanto Billy tomava seu rum, ele recebe uma advertência do médico que havia ido até a hospedagem para examinar o pai de Jim. Depois disso, uma criatura misteriosa chamada Cão Negro espanta o garoto após revelar o paradeiro do velho pirata.
Depois de duelar com a criatura, o Cego Pete faz uma visita a Billy Bones, entregando um “sinal negro” ao mesmo, sendo isto um aviso relacionado a condenação de morte utilizado pelos piratas.
Em seguida, Bones acaba morrendo devido a um ataque cardíaco, fazendo com que Jim e sua mãe fugissem para uma aldeia próxima. No entanto, nenhum dos habitantes ofereceu ajuda aos dois personagens.
Antes dos piratas chegarem na pousada, o garoto encontra uma chave no cadáver de Billy, que serve para abrir uma velha arca. Assim que o fez, Jim acha um pacote embrulhado e, em seguida, se esconde debaixo de uma ponte, juntamente com a sua mãe, enquanto os piratas remexem todas as coisas de Bones.
Depois de não encontrarem o que procuravam, os piratas acabam deixando o local e Cego Pete fica para trás, sendo pisoteado pelos cavalos da aldeia, logo depois dos moradores decidirem ajudar Jim.
Veja também: Resumo do livro O Menino do Dedo Verde: Desfecho e Personagens
Jim encontra um mapa do tesouro
Assim que chega a casa do Sr. Trelawney, o garoto entrega o pacote da velha arca ao médico Livesey. Juntos, eles descobrem que aquilo se trata de um livro de contabilidade de Billy Bones.
Depois de examinar o conteúdo, eles se deparam com um outro embrulho, onde um mapa do tesouro estava escondido. Assim que percebe esse fato, Sr. Trelawney fica contente e disposto a ajudar a encontrar o tesouro, convidando Jim e o médico para lhe acompanharem nessa jornada, que aceitam rapidamente.
Mais tarde, Trelawney compra um navio em Bristol e contrata uma tripulação, incluindo um capitão chamado Smollett. Além dele, há um marinheiro com apenas uma perna, chamado de Long John Silver, que no barco iria trabalhar na cozinha.
Durante a viagem, Jim se interessou pelo cozinheiro, que tinha um papagaio que chamava Capitão Flint. Em outra ocasião, o garoto escuta uma conversa suspeita entre os marinheiros, e logo descobre que John está conspirando com os outros marujos, com o objetivo de controlar o barco assim que o tesouro for recuperado.
Assim que consegue conversar com Trelawney e o Dr. Livesey, Jim revela o segredo do cozinheiro. Após esse acontecimento, uma batalha foi travada entre os tripulantes do Capitão Smollett e os marinheiros que seguiam John Silver.
O garoto Jim consegue escapar e encontra um homem chamado Ben Gunn, um antigo marinheiro que foi deixado para trás por ninguém mais que o Capitão Flint. Durante a conversa, Gunn revela que achou o tesouro da ilha e escondeu em outro lugar.
Depois de ver que pode confiar no menino e nos seus amigos, Ben leva o médico até a caverna onde o tesouro estava escondido. Assim que o tripulante recaptura o navio, Israel Hands é levado para a morte no fundo do mar.
Assim que a experiência com os marinheiros sobreviventes acaba, Jim vai em busca do tesouro junto com Silver. Depois de descobrir que não estava mais no lugar marcado, Silver acaba atirando em George Merry.
Aproveitando toda a confusão, o Sr. Trelawney guarda o tesouro no porão do seu navio e volta com a sua tripulação para a Inglaterra. Em uma parada, Silver rouba um saco de moedas e consegue escapar da “prisão temporária”.
Em suas últimas narrações, Jim revela que deseja que Silver tenha um destino diferente daquele que tinha guardado para si.
O que se trata o livro A Ilha do Tesouro
A Ilha do Tesouro é uma grande obra para quem se interessa por histórias de piratas e aventuras em alto-mar, tanto que pode agradar crianças, jovens e adultos.
Coisas como lutas de espadas e caça ao tesouro não faziam parte da rotina de Jim e de nenhum de seus amigos próximos. Porém, tudo muda quando um certo marinheiro aparece na pousada de sua família.
Após esse acontecimento, o garoto se vê em uma grande aventura com piratas perigosos e amigos leais, que acompanham toda essa trajetória, marcada por traições, batalhas épicas e caça ao tesouro.
Qual é a moral do livro A Ilha do Tesouro
O livro A Ilha do Tesouro é bastante conhecido na literatura, sendo direcionado ao público infanto-juvenil. Feito para divertir, a lição de moral da obra pode não ser muito aparente no final da leitura.
No entanto, podemos destacar a lealdade entre Jim e seus colegas de aventura, que é bem importante no desfecho da história.
Qual é o foco narrativo do livro A Ilha do Tesouro
Durante a leitura do livro, podemos perceber que o autor incentiva o leitor a soltar sua imaginação, colocando alusões fantasiosas na história, como piratas, heróis fantásticos e tesouros.
Veja também: Resumo do livro Frankenstein; veja capítulos e moral da obra