Modelo de redação para ENEM 2024: Siga o exemplo NOTA MIL

Modelo de redação para ENEM 2024: Siga o exemplo NOTA MIL

Modelo de redação para ENEM ─ A redação é uma das etapas mais importantes no ENEM. Afinal, se zerar, o candidato é desclassificado e perde a oportunidade de ingressar em uma universidade de prestígio. O Escritora de Sucesso apresenta modelos de redações que receberam a pontuação máxima.

Modelo de redação para ENEM

Primeiramente, a redação desempenha um papel fundamental na pontuação dos candidatos, principalmente aqueles que querem ingressar em um curso concorrido. Avaliada em uma escala de 0 a 1000, o resultado impacta diretamente na nota geral do participante.

Para criar um modelo de redação para ENEM, além de prática e estudos, é importante se familiarizar com redações anteriores que atingiram a pontuação máxima. Ao compreender as estratégias adotadas pelos estudantes, é possível encontrar características que levaram ao êxito. Confira exemplos:

Exemplo de redação nota mil

Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Autor: Mattheus Martins Wengenroth Cardoso.

Modelo de Redação
Imagem: Reprodução

Como montar uma boa redação para o ENEM

O primeiro passo para escrever uma redação de qualidade é analisar o tema. Os candidatos precisam entender todas as nuances, destacando as palavras-chave e compreender o que é esperado na abordagem do assunto.

Assim que compreender o tema do ENEM, reflita sobre a importância social, cultural e política do assunto. Além disso, considere o contexto histórico e atual do tema, se aplicável. Isso pode enriquecer a argumentação e a análise. 

Outro ponto importante no desenvolvimento do texto é identificar os limites do tema, evitando a generalização excessiva. Foque nos assuntos que permitem uma abordagem precisa, pensando em diferentes pontos de vista.

Se o tema permitir, o candidato pode relacioná-lo com acontecimentos atuais, mostrando a capacidade de conexão. Por outro lado, se for complexo, busque referências adicionais para embasar a opinião. Confira formas de criar um modelo de redação para ENEM:

Modelo de redação para ENEM
Imagem: Pixabay – Reprodução

1. Estrutura Clara

Quando compreender o tema do ENEM, o próximo passo é seguir uma estrutura clara para o seu desenvolvimento. Afinal, quando a redação está bem montada, ela facilita a transição das ideias e demonstra organização e domínio.

Antes de escrever a redação, organize as ideias de maneira hierárquica, dando ênfase aos pontos relevantes. A introdução deve apresentar a tese de forma clara, o desenvolvimento é a expansão das ideias e, finalmente, a conclusão deve reforçar os argumentos.

Cada parágrafo deve tratar de um assunto específico. Entretanto, comece a introdução com uma frase de tópico, relacionando-a com o restante do conteúdo. Mantenha a progressão lógica entre os parágrafos.

2. Argumentação Coerente

A argumentação coerente é o alicerce para escrever uma redação nota mil. Afinal, ela não apenas evidencia a capacidade de análise crítica, mas também mostra persuasão e domínio do assunto.

Enfim, os candidatos devem basear os argumentos em evidências sólidas, como dados estatísticos, pesquisas acadêmicas, exemplos históricos, entre outros. Isso vai fortalecer a argumentação.

Quando estiver escrevendo o rascunho, crie uma linha de raciocínio clara e consistente. Lembre-se de distribuir as ideias em parágrafos e argumentos lógicos. Outro ponto fundamental é evitar contradições ao longo da redação.

3. Respeito aos Direitos Humanos

O respeito aos Direitos Humanos é um ponto fundamental na elaboração do modelo de redação para ENEM. Ao abordar questões sociais, políticas ou culturais, garanta que o texto esteja alinhado com os princípios que regem a dignidade e os direitos de todas as pessoas.

Certifique-se que a redação promova a equidade e não perpetue com estereótipos ou preconceitos. Além disso, evite o uso de termos que sejam discriminatórios com base em gênero, classe social, raça, religião, entre outros.

4. Proposta de Intervenção

A proposta de intervenção é parte essencial para conquistar a nota máxima na redação do ENEM. É nesse momento que os candidatos apresentam soluções práticas para o problema proposto no tema.

É importante que a proposta seja viável e realista. Além disso, considere as condições sociais, econômicas e políticas do contexto apresentado, destacando com efetividade a intervenção apresentada.

Como parte da proposta, inclua estratégias de educação e conscientização, por exemplo. Afinal, a mudança muitas vezes começa pela compreensão dos indivíduos, e a educação é uma ferramenta essencial no processo.

5. Revisão

Por fim, é fundamental revisar o rascunho, verificando possíveis erros gramaticais antes de transcrevê-lo. Certifique-se que o texto esteja coeso e claro.

O que dá pra fazer com 600 pontos na redação do ENEM

O ProUNI é uma iniciativa do Governo Federal Brasileiro de incluir mais estudantes nas universidades do país. Através do programa, é possível ter acesso a bolsas parciais ou integrais para iniciar os estudos.

Para participar do programa, os estudantes não precisam pagar nenhuma taxa de inscrição. O programa usa a pontuação obtida no ENEM para distribuir as bolsas. 

A maioria dos estudantes tem dúvidas se é possível ingressar em uma faculdade com 600 pontos na redação do ENEM. Entretanto, a aprovação vai depender de vários fatores, como o curso e a faculdade desejada. Confira cursos que estão dentro da modalidade:

  • Administração: Nota de Corte – 544,18;
  • Engenharia Civil: Nota de Corte – 577,01;
  • Pedagogia: Nota de Corte – 520,66;
  • Enfermagem: Nota de Corte – 591,39.

Lembre-se: Essas são apenas as médias de notas de cortes dos cursos citados. Além disso, elas são variáveis de acordo com as instituições de ensino e da região do país.

Qual é a nota mínima do ENEM

Primeiramente, a nota mínima para ingressar em uma universidade através do ENEM é variável, principalmente considerando o processo seletivo. O Sisu, por exemplo, distribui mais de 200 mil vagas para os estudantes anualmente.

Em cursos disputados, por exemplo, a nota de corte pode chegar a 800. Já no ProUNI, a pontuação varia de acordo com o curso escolhido. O programa é direcionado para estudantes com renda familiar bruta de até 3 salários mínimos. Entretanto, o corte mínimo é de 450 pontos, e o estudante não pode ter zerado a redação.

Por fim, o FIES é mais um programa indicado para os estudantes que querem entrar na faculdade, com um desempenho mínimo de 450 pontos. Além disso, a renda mínima do estudante é de até 3 salários mínimos. É fundamental seguir o modelo de redação para ENEM, já que o candidato é eliminado se tiver zerado.

Veja também: ENEM inscrição 2023: Data, Isenção, Página do Participante

Lorena Rogenski

Redatora do Escritora de Sucesso com uma grande experiência em relação à produção textual e SEO, também estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas, aperfeiçoando ainda mais sua escrita acerca de temas que envolvem tecnologia e redação.

Um comentário em “Modelo de redação para ENEM 2024: Siga o exemplo NOTA MIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *