Como ganhar dinheiro escrevendo livros pela internet

Como ganhar dinheiro escrevendo livros pela internet

Ganhar dinheiro escrevendo livros ─ As barreiras tradicionais para a publicação de obras literárias foram derrubadas, abrindo espaço para escritores independentes. O Escritora de Sucesso apresenta dicas para ganhar dinheiro escrevendo livros pela internet. 

Dicas para ganhar dinheiro escrevendo livros

A arte da escrita vai além de traduzir pensamentos e sentimentos em palavras, afinal, é uma forma poderosa de expressar a criatividade. Entretanto, a escrita não é limitada a manifestação pessoal, para muitos é uma fonte de renda. 

Atualmente, os redatores são profissionais muito solicitados no mercado, seja pelo marketing ou agências de publicidade. Mas esse tipo de escrita é, normalmente, voltada para fins comerciais. 

Porém, o que a maioria das pessoas se perguntam é como ganhar dinheiro escrevendo livros para a internet, já que na era digital isso é uma possibilidade. Confira, a seguir, dicas para transformar a criatividade em renda:

Ganhar dinheiro escrevendo livros
Imagem: Pixabay – Reprodução

1. Identifique o Nicho

O primeiro passo para ganhar dinheiro escrevendo livros é identificar o nicho, ou seja, entender quem são seus leitores ideias. É importante compreender quais são as suas necessidades, interesses e preferências de leitura. 

Quanto melhor conhecer o público-alvo, maiores as chances de criar um conteúdo que atraia a atenção deles. Entretanto, antes de identificar o nicho, considere as suas paixões, experiências e áreas de conhecimento. 

Afinal, quando escrevemos sobre algo que temos conhecimento ou amamos, o processo se torna mais gratificante. Além disso, a autenticidade do seu trabalho será maior. Se preferir, siga as tendências do mundo literário, assim como as demandas. 

2. Plataforma de Autopublicação

Após identificar o nicho, o próximo passo para ganhar dinheiro escrevendo livros é escolher uma plataforma de autopublicação. O Amazon Kindle Direct Publishing, por exemplo, é uma das opções mais populares nesse sentido. 

Através da plataforma , os escritores conseguem publicar e distribuir facilmente os e-books. Além disso, existem outras ferramentas interessantes para auxiliar na publicação, como o Kindle Select, que permite a participação de programas de empréstimos e promoções. 

A Kobo é mais uma alternativa para publicar os seus livros, voltada para os escritores independentes. Outras plataformas indicadas são: Smashwords, Apple Books, Google Play Livros, entre outros. 

3. Estratégia de Marketing

Para ganhar visibilidade nos conteúdos publicados, um passo importante é criar uma estratégia de marketing. Uma dica é criar um blog voltado para o mundo literário, então, publicar informações sobre os seus livros.

As redes sociais também são interessantes para a divulgação dos livros, como o Facebook, o Instagram, o Twitter, entre outros. Os escritores podem compartilhar com os seguidores atualizações sobre o processo da escrita, além disso, participar de grupos com o público-alvo. 

Outra dica interessante é desenvolver uma estratégia de conteúdo consistente. Ou seja, crie artigos, posts em redes sociais, vídeos e outros conteúdos relevantes para a promoção dos livros. 

4. Amostras ou Conteúdos Gratuitos

Os escritores podem distribuir amostras ou conteúdos gratuitos para atrair mais leitores, construir uma fanbase e estimular as vendas na internet. Entretanto, antes de implementar essa estratégia no seu negócio, considere algumas dicas: 

  • Escolha trechos envolventes, cativantes e que deixem os leitores ansiosos por mais;
  • Explore plataformas que permitam a distribuição gratuita de e-books, como o Amazon Kindle. Isso aumenta a visibilidade dos conteúdos e, consequentemente, os leitores;
  • Crie conteúdos que agregam valor entre o público. Algumas sugestões envolvem artigos informativos, guias e materiais bônus;
  • Outra dica interessante é publicar trechos gratuitos em seu blog / site;
  • Quando lançar o livro, crie campanhas especiais de lançamento, disponibilizando o livro gratuitamente por um período limitado;
  • Peça para os visitantes do seu blog se inscreverem com o e-mail para receber recompensas exclusivas, como conteúdo gratuito;
  • Explore estratégias de marketing de afiliados para distribuir amostras ou conteúdos gratuitos de seus livros.

5. Grupos e Comunidades Online

Outra estratégia valiosa para ganhar dinheiro escrevendo livros é participar de grupos e comunidades online com o público-alvo. Isso pode incluir fóruns dedicados a escritores, por exemplo, grupos de leitores em redes sociais ou grupos especializados no nicho. 

Para chamar a atenção nos grupos, evite a autopromoção. Ou seja, contribua com as discussões de maneira significativa, respondendo a perguntas e participando ativamente das conversas. Isso ajuda na construção da imagem de um membro valioso na comunidade. 

Os escritores podem compartilhar suas próprias experiências nesses ambientes. Isso não apenas humaniza a presença online, como também inspira amadores a começar a criar conteúdos. 

Enfim, ao participar de comunidades online, os autores promovem os livros e criam uma rede de suporte e inspiração. Ao construir uma reputação respeitada na internet, a rede de apoio será orgânica, impulsionando significativamente a venda dos conteúdos. 

Editoras que publicam livros de graça

Primeiramente, não é fácil encontrar editoras que publicam livros gratuitamente, principalmente de novos autores. E isso pode ser desafiador para quem está pensando em ganhar dinheiro escrevendo.

Entretanto, algumas plataformas foram desenvolvidas exclusivamente para isso, dando oportunidade para quem está começando a carreira. A UmLivro, por exemplo, imprime o livro, distribui e vende sob demanda. 

Ou seja, quando um leitor quer adquirir uma determinada obra, pode comprá-la sem que o autor pague qualquer custo. O site chegou para facilitar o procedimento que, para grande parte dos autores independentes, é um dos principais desafios para quem está iniciando. 

Como citado anteriormente, o Kindle Direct Publishing é mais uma opção para quem quer publicar as obras gratuitamente. Atualmente, é a maior plataforma de leitura digital da internet, alcançando milhares de leitores mundialmente. 

Os autores conseguem usar a ferramenta para publicar os conteúdos gratuitamente. Além disso, para divulgar o livro, não é necessário um processo seletivo. O livro passará por uma breve avaliação, confirmando que as regras básicas foram cumpridas.

Quanto se ganha por publicar um livro

Primeiramente, a remuneração do autor independente depende de vários fatores, como o sucesso nacional e a quantidade de livros comercializados. Além disso, depende do sucesso da editora, e da habilidade de negociar contratos e direitos autorais. 

Segundo informações da CAGED, o salário médio de um Escritor de Ficção é de R $2.700,00, mas pode atingir o valor de R $6.631,83. Enfim, a carreira de escritor requer dedicação e perseverança, e o sucesso financeiro pode ou não ser alcançado. 

Veja também: Como escrever biografia: Começo, Passo-a-Passo, Como fazer

Lorena Rogenski

Redatora do Escritora de Sucesso com uma grande experiência em relação à produção textual e SEO, também estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas, aperfeiçoando ainda mais sua escrita acerca de temas que envolvem tecnologia e redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *