Temas de redação para ENEM 2023

Temas de redação para ENEM 2023

Os temas de redação para ENEM 2023 devem envolver algum assunto que impactou, de alguma forma, a sociedade como um todo. Isso porque essa etapa do exame costuma exigir que o candidato disserte sobre o tema e traga bons argumentos para o texto, além de apresentar uma proposta de intervenção. A seguir, veja todos os detalhes no Escritora de Sucesso.

Temas de redação para ENEM 2023

O ENEM é um exame que ocorre anualmente dentro do Brasil e serve para avaliar os conhecimentos adquiridos até o final do Ensino Médio pelo candidato. A prova é utilizada como parte do processo de seleção de mais de mil entidades de Ensino Superior.: Pixabay

A nota obtida pelo estudante pode ser utilizada em universidades públicas e particulares, por meio dos programas Sisu, ProUni e FIES. Dessa forma, há inúmeras possibilidades que podem ser exploradas pelos candidatos, dependendo de sua nota final.

A avaliação é constituída por 180 questões de múltipla escolha, divididas em 45 questões, que englobam cada área do conhecimento: linguagens e códigos, matemática, humanas e naturezas.

Além das provas objetivas, o exame também conta com uma etapa escrita. Nela, os candidatos precisam escrever uma redação dentro do gênero dissertativo-argumentativo, seguindo o tema proposto na avaliação.

O ENEM acontece uma vez por ano no Brasil, sendo que as provas são aplicadas no mês de novembro e, geralmente, os resultados saem em janeiro do outro ano.

Como essa avaliação oferece muitas oportunidades de acesso ao ensino superior, é de se esperar que milhões de brasileiros participem do processo seletivo. Inclusive, muitas universidades possuem apenas esse meio de seleção.

Desse modo, é muito importante se preparar para conseguir atingir uma boa nota.

Veja também: 10 dicas de português para concurso público e processos seletivos

Quais são os assuntos da atualidade 2023

De forma geral, a etapa de redação dos processos seletivos englobam assuntos atuais que são discutidos e trabalhados dentro da sociedade. Ou seja, os temas escolhidos são aqueles que geraram impacto nas pessoas ao longo dos anos.

Inclusive, esses assuntos não são trabalhados apenas na etapa escrita, mas também nas outras áreas do exame.

A seguir, confira uma lista com os assuntos que podem ser foco no tema da redação do ENEM 2023:

  • Representação feminina na política;
  • Inteligencia Artificial;
  • Mudanças climáticas;
  • Povos indígenas;
  • Economia pós-pandemia;
  • Ensino à distância;
  • Guerra na Ucrânia;
  • Violência doméstica contra crianças;
  • Queda de vacinação infantil.

Como saber o tema da redação do ENEM 2023

Não há como saber exatamente qual tema será cobrado na redação do ENEM em 2023. Por conta disso, é essencial ficar de olho nas notícias atuais do Brasil e do mundo. Assim, o candidato fica mais próximo e familiarizado com a proposta do texto.

Tudo que sabemos antes da prova ser aplicada são as notícias que impactaram a nossa sociedade e os temas que já foram abordados nas edições anteriores. Veja alguns exemplos a seguir:

  • 1998 (primeira edição): “Viver e Aprender”;
  • 1999: “Cidadania e participação social”;
  • 2000: “Direitos da criança e do adolescente: Como enfrentar esse desafio nacional”;
  • 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”;
  • 2021: “Invisibilidade e registro civil: Garantia de acesso à cidadania no Brasil”;
  • 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Como podemos analisar, os temas são bastante relacionados a nossa sociedade e, de certo modo, geram grandes discussões até os dias de hoje.

Como fazer a redação do ENEM 2023

A redação do ENEM é a única etapa escrita do exame, sendo que as demais áreas são constituídas por questões objetivas. Apesar disso, é fundamental se preparar e estudar sua escrita para fazer um bom texto na prova.

A prova exige que os estudantes façam um texto no gênero dissertativo-argumentativo. Nele, o autor precisa escrever uma redação utilizando argumento, com a finalidade de defender o ponto de vista em questão.

Nesse caso, o candidato não precisa pensar se concorda ou não com o tema abordado. No texto, basta aprofundar aqueles assuntos e mostrar aos corretores uma argumentação condizente.

Para atingir uma boa nota, é fundamental ficar atento às competências exigidas pelo ENEM dentro dessa etapa. Cada uma delas vale 200 pontos e, se o candidato cumprir com todas, soma 1000 na pontuação final.

Quando estiver escrevendo sua redação, existem muitas dicas que podem ser aplicadas para garantir uma boa nota. Confira a seguir.

Interprete o tema da redação

Um dos pontos cruciais de qualquer avaliação é a interpretação do candidato. Sem ela, o estudante corre um grande risco de marcar a opção errada da questão objetiva ou, até mesmo, fugir do tema proposto, no caso da redação.

Para potencializar essa habilidade, o candidato deve fazer uma leitura dos textos de apoio, que são colocados na folha de instruções da redação.

Apesar do tempo limitado, é fundamental reservar alguns minutos para ler e ter uma boa interpretação desta etapa.

Faça citações na introdução

Citar figuras relevantes da nossa história faz com que seu texto fique ainda mais forte. Utilizando essas referências, o candidato mostra que possui um conhecimento que pode ajudar em sua argumentação.

Mencione fatos históricos

Ainda na linha de raciocínio das citações, os fatos históricos servem para que o candidato mostre que sabe relacionar um assunto ao outro, mesmo que existam anos de diferença entre os fatos.

Para isso, é interessante focar em eventos da nossa história, principalmente aqueles que marcaram o século e mudaram radicalmente uma sociedade. Nesse caso, existem muitos deles que podem ser explorados e utilizados na sua redação.

Leia a redação

O ENEM oferece uma folha de rascunho a todos os candidatos que vão prestar o exame. Dessa forma, antes de escrever a versão definitiva da sua redação, uma dica é fazer uma leitura prévia para verificar se não há erros.

Com essa revisão, também é possível analisar se você não esqueceu de citar algo ou fazer uma referência a um fato histórico. Além disso, confira se não desrespeitou o tema ou cometeu uma fuga.

Depois de ver se está tudo certo com o texto, comece a escrever sua redação na folha da versão definitiva.

Veja também: Como escrever uma redação de sucesso para Vestibular, Enem e Outros

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Um comentário em “Temas de redação para ENEM 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *