Resumo do Livro Dom Quixote: Análise da Obra Por Capítulos

Resumo do Livro Dom Quixote: Análise da Obra Por Capítulos

O resumo do livro Dom Quixote mostra questões sérias e profundas da nossa humanidade, fazendo-nos perceber que a vida é perfeita e que podemos mudar o mundo ao qual pertencemos, basta fazer o bem e lutar pelo que acreditamos.

A famosa obra literária foi publicada em duas partes, em 1605 e 1615, e faz muito sucesso até os dias de hoje, sendo o segundo livro mais vendido do mundo, ficando atrás apenas da Bíblia Sagrada. A seguir, a redação do Escritora de Sucesso traz de forma clara e completa as informações sobre a obra de Miguel de Cervantes.

Resumo do Livro Dom Quixote por capítulos

A primeira parte do romance (1605), com mais de 50 capítulos, conta as aventuras de Alonso Quijano dentro da cavalaria andante. Inicialmente, o cavaleiro fazia suas excursões sozinho e depois, em outra ação, o escudeiro Sancho Pança o acompanha na jornada.

Durante suas viagens, o cavaleiro medieval solta a imaginação e transforma o mundo à sua volta, enxergando elementos que deixavam a cavalaria mais emocionante, como gigantes e fortalezas da época. Apesar dessa característica, vale destacar que o livro de Miguel de Cervantes é bastante realista.

Em diversos momentos da obra, Dom Quixote é enganado pelos próprios pensamentos. Um dos capítulos, por exemplo, é marcado por uma batalha contra exércitos poderosos, que na verdade eram apenas rebanhos de ovelhas. Nessa ocasião, o protagonista acaba desenrolando um confronto contra os pastores.

O primeiro livro publicado acaba com o protagonista preso, que logo foi entregue à sua aldeia, por conta de uma armadilha feita pelo barbeiro e o padre que também moravam naquela região.

Composta por mais 74 capítulos, a segunda parte da obra (publicada em 1615) conta as histórias da dupla Dom Quixote e Sancho Pança, que logo fazem uma terceira excursão para fora da aldeia. Diferente do protagonista, Sancho vê as coisas de uma forma mais objetiva e verdadeira.

O livro também nos explica que Sancho aceitou acompanhar Dom Quixote por conta de uma promessa que lhe foi feita. O protagonista disse que daria uma ilha ao escudeiro, em que este se tornaria o governador. Essa recompensa fora a mesma que um dos heróis de Alonso prometeu a seu ajudante, em um dos livros que o mesmo havia lido.

Diferentemente do que acontece na primeira parte da obra, nesse segundo momento a dupla entra em enrascadas por conta de golpes que são aplicados por terceiros. Nesse caso, a imaginação de Dom Quixote não atrapalha muito a sua jornada, mas ainda se faz presente.

Como a sua mente já não funciona da mesma maneira, o protagonista crê que alguns bruxos o enfeitiçaram. Por conta disso, Dom Quixote começa a enxergar a verdadeira realidade, encarando o mundo triste e rotineiro ao qual fazia parte.

Em um dos atos finais da obra, um amigo da família de Alonso, apresentado como Sansão Carrasco, sugere trazer o cavaleiro de volta ao povoado. Então, este se disfarça de Cavaleiro da Lua Branca e derrota Dom Quixote em uma batalha travada em Barcelona.

O livro termina com a volta dos personagens para a aldeia, por conta dessa derrota que forçou Dom Quixote a deixar a cavalaria. Logo depois de recuperar o juízo, o protagonista vem a falecer.

Veja também: Resumo da obra Romeu e Julieta ─ de William Shakespeare

Como foi a morte de Dom Quixote?

No final do livro Dom Quixote, o protagonista retorna à sua aldeia, juntamente com o fiel escudeiro Sancho Pança. Por conta de uma doença que desenvolveu já longe da estrada, Dom Quixote sente que seu fim está próximo.

Dessa maneira, o mesmo faz um testamento e recupera os sentidos, uma vez que sua mente estava sendo invadida por diversas imaginações e cenários irreais. Logo depois disso, o protagonista vem a falecer.

Qual era o objetivo de Dom Quixote?

Durante a obra, Dom Quixote busca justiça e tenta encontrar uma donzela que sua própria mente criou. Tal personagem é conhecida como Aldonza Lorenzo, uma camponesa que vivia em El Toboso.

Seu maior sonho era transformar o mundo em que vivia, por conta disso tornou-se membro da cavalaria e se inspirou nos seus heróis, os quais faziam parte de novelas. Desse modo, o protagonista luta para conquistar seus objetivos ao lado do seu escudeiro Sancho Pança, com o qual desenvolveu um importante laço de amizade ao longo da obra literária.

Exercícios sobre o Livro Dom Quixote Com Gabarito

A seguir, confira alguns exercícios sobre a obra Dom Quixote, de Miguel de Cervantes:

01) Qual era o nome verdadeiro do protagonista de Dom Quixote?

a) Alonso Quixano
b) Alonso Quijano
c) Alonso Quixote
d) Miguel Quijano

02) Quando as duas partes da obra Dom Quixote foram publicadas, respectivamente?

a) 1604 e 1615
b) 1905 e 1915
c) 1605 e 1615
d) 1505 e 1616

03) Qual recompensa foi prometida a Sancho Pança?

a) Uma ilha para se tornar governador
b) Um saco com moedas de ouro
c) Um cavalo bom e vigoroso
d) Uma nova casa na aldeia

Gabarito

01- Letra B
02- Letra C
03- Letra A

 

Veja também: Resumo da obra Urupês ─ Contexto Histórico, Análise e Personagens

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Um comentário em “Resumo do Livro Dom Quixote: Análise da Obra Por Capítulos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *