Resumo do livro Capitães de Areia ─ Análise por Capítulos

Resumo do livro Capitães de Areia ─ Análise por Capítulos

O resumo do livro “Capitães de Areia” conta como é a vida cotidiana dos meninos de rua na cidade de Salvador durante a década de 1930. Neste post do Escritora de Sucesso, você vai conhecer a história de “Capitães de Areia” e compreender qual é a crítica social presente no livro.

Resumo do livro Capitães de Areia

Jorge Amado escreveu a obra em sua fase mais política. Dessa forma, o livro é uma crítica social ao governo da época ao contar a história de pessoas marginalizadas: os meninos de rua que roubam para sobreviver. A obra gerou tanta polêmica que chegou a ser queimada em praça pública no período do Estado Novo.

O que fala o livro “Capitães de Areia”?

O jornal da cidade publica uma carta sobre os roubos realizados por um grupo de meninos: os Capitães de Areia. A carta trazia um apelo para alguma ação ser realizada pelo Juizado de Menores. Os meninos estavam roubando muitas casas, como por exemplo, a casa do Comendador José Ferreira.

Os Capitães de Areia são meninos de rua que sobrevivem com pequenos roubos e moram em um trapiche. O grupo é comandado por Pedro Bala. A primeira ação do grupo retratada no livro é a invasão de uma casa no Ponto das Pitangueiras, em que Pedro Bala, Gato e João Grande roubam uma prova de adultério para ajudar uma mulher. A missão é realizada com sucesso e descrição.

Volta-Seca

Volta-Seca, um admirador de Lampião e um Capitão de Areia, e Sem-Pernas, um menino amargurado e violento, conseguem empregos para trabalhar em um Carrossel. Eles, com sua escondida inocễncia infantil, encantam-se com o brinquedo, quando o brinquedo é fechado para os visitantes acabam chamando os outros capitães de areia para brincar, os quais também ficam encantados com o brinquedo.

Dona Aninha, mãe de santo e amiga dos capitães de areia, tem suas imagens sagradas apreendidas pela polícia e pede que os meninos recuperem as imagens para ela. Os meninos caçam as imagens para ela, mas Pedro Bala acaba sendo preso pela polícia. Inconformado, Pedro Bala convenceu os policiais que é filho de pessoas importantes e foi solto, além de trazer as imagens sagradas para Dona Aninha.

Sem-Pernas procura abrigo na casa de uma família e passa algum tempo vivendo com eles. Nesse período, ele descobre que a família possui um cofre de jóias e avisa os capitães de areia, os quais roubam invadem a casa e roubam os bens da família. Enquanto isso, o professor – capitão de areia e o garoto considerado intelectual pelo grupo – vai até uma praça e faz desenhos das pessoas e acaba recebendo um convite para estudar em uma escola para artistas.

Veja também: Resumo do livro O Menino do Pijama Listrado ─ Fichamento, Segunda Guerra e Questões

Resumo do livro Capitães de Areia
Imagem: Escritora de Sucesso

Quais problemas sociais aparecem em Capitães de Areia?

Uma epidemia de varíola alastra-se pela cidade. A doença chega na cidade por um homem branco, o qual já tomou a vacina e não sente muitos sintomas da doença. Entretanto, os negros acabam sendo alvo da doença e muitas pessoas morrem devido a falta de condições de saúde.

A menina Dora acaba perdendo seus pais para varíola. Com isso, ela e o irmão não têm condições de sobreviver. Dessa forma, Dora entra para o bando e torna-se a única capitã de areia. Ela exerce o trabalho de mãe, irmã, amiga, guerreira e, até mesmo, companheira no bando.

Os capitães brigam com outro grupo rival, chefiado por Ezequiel. Nesse conflito, Pedro Bala leva uma surra e Dora cuida dele. Depois disso, Pedro é enviado para um reformatório e Dora é enviada para um orfanato, a qual sofre com uma depressão profunda. No reformatório, Pedro Bala é maltratado. Mas, consegue fugir e ainda resgata Dora do orfanato.

Como que a Dora morreu?

Pedro e Dora voltam para o trapiche. Entretanto, Dora está muito doente, já que não se alimentava bem no orfanato. Com febre, ela pede a Pedro Bala para ter uma noite de amor com ele. O menino se recusa, mas ela argumenta que esta pode ser a única oportunidade dela. Com isso, Pedro é convencido e eles tem sua primeira e única noite de amor. No dia seguinte, Pedro acorda e encontra Dora morta ao seu lado na cama. Pedro tenta suicidar-se no mar, mas não consegue.

Com a morte de Dora, os capitães começam a refletir sobre a sua vida. Sem-Pernas suicida-se no Elevador Lacerda após uma fuga de policiais. O professor aceita o convite para estudar na escola para artistas e muda para o Rio de Janeiro. O Gato muda-se para Ilhéus com uma prostituta e torna-se cafetão. O religioso capitão de areia Pirulito torna-se um frade. Volta-Seca começa a fazer parte do grupo de Lampião. E, por último e não menos importante, Pedro Bala torna-se um líder sindical – como o seu pai havia sido.

Qual a crítica social do livro Capitães de Areia?

Na obra, Jorge Amado descreve a vida cotidiana de um grupo de meninos de rua que se unem para sobreviver. Para isso, os meninos acabam realizando furtos em casa, as quais são visitadas anteriormente por Sem-Pernas. A organização é criada para a sobrevivência das crianças, as quais são alvos da polícia.

Com esta premissa, o autor aborda os temas da violência urbana, diferenças entre classes sociais e, principalmente, o descaso do poder público com as causas sociais e o bem-estar da população.

O livro começa com uma reportagem fictícia que denuncia os crimes dos capitães de areia, como também apresenta depoimentos de cidadãos que têm medo de ser assaltados e outros que acusam o governo de negligenciar as crianças ao aceitar os maus tratos ocorridos nos reformatórios.

Com o intuito de colocar os problemas sociais à vista de todo o público, o autor conta a história de meninos de rua que se submetem ao crime para sobreviver. Com isso, tendemos a nos sensibilizar com os personagens e nos indignarmos – com mais afinco – com os problemas sociais retratados na obra.

A sensibilização acontece nos momentos em que Pedro Bala sofre maus tratos no reformatório, na decisão de suicídio tomada por Sem-Pernas e, até mesmo, na morte de Dora pelos maus cuidados e a profunda tristeza vivenciadas no orfanato.

Veja também: Resumo do livro Alice no País das Maravilhas; veja capítulo por capítulo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português, inglês e redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *