Resumo da obra Urupês ─ Contexto Histórico, Análise e Personagens

Resumo da obra Urupês ─ Contexto Histórico, Análise e Personagens

O resumo da obra Urupês demonstra que pessoas comuns podem se envolver em violências nas situações do cotidiano. Nesse post do Escritora de Sucesso, você vai conhecer as histórias presentes em Urupês e percebe qual é a crítica social feita pelo autor na obra.

Monteiro Lobato é conhecido por suas magníficas histórias infantis, no entanto, ele é um autor crítico às situações de sua época. Isso pode ser exemplificado nos contos e artigos publicados no livro “Urupês”, o qual demonstra como a violência e a vulnerabilidade social podem afetar a vida de um ser humano e, até mesmo, de uma família.

Resumo da obra Urupês: O que retrata?

Resumo da obra Inocência
Resumo da obra Inocência – Imagem: Canva Pro – Edição Michele Azevedo

Os faroleiros

Ambientado em São Paulo, dois homens conversam sobre a morte de um homem: o auxiliar de faroleiro Cabrea. Durante a conversa, descobrimos que o seu chefe, o faroleiro Gerebita, matou o homem porque havia sido ameaçado de morte.

O engraçado arrependido

Conto ambientado no Vale do Paraíba. Na história protagonizada por Pontes, um homem que adorava contar piadas, acompanhamos o protagonista em busca de emprego. Ele vai em busca de emprego, mas ninguém leva-o a sério. Sem sucesso, Pontes pede ajuda para um parente influente, o qual demora para lhe responder. Nesse meio tempo, o protagonista decide fazer piadas para ganhar dinheiro, mas não obtém sucesso. O parente, enfim, conversa com Pontes sobre o emprego e afirma que outra pessoa já assumiu o trabalho. Com isso, ele decide se enforcar com uma roupa e morre.

Veja também: Resumo do livro Éramos Seis ─ Contexto histórico, Conflito e Questões

A colcha de retalhos

Permeado pela melancolia, o conto narra a história de um desejo que nunca será realizado e a frustração que esta descoberta causa em uma pessoa. A avó de Pingo d’Agua prepara uma colcha de retalhos com todos os vestidos que a neta já usou, com o intuito dela usar como enxoval em seu futuro casamento.

Entretanto, Pingo d’Agua acaba se envolvendo sexualmente com um homem. Com isso, ela perde a sua virgindade e não tem nenhum estudo formal, perdendo assim o seu valor. Diante dessa circunstância, a moça começa a se prostituir para sobreviver.

A vingança de Peroba

Mostrando a força humana contra a exploração humana, o conto apresenta a trágica história da morte de Pernambi – o único filho do velho Nunes. Nunes constrói um moedor de milho com “pau de feitiço” e leva o filho para beber no mesmo local em que está a sua criação. Em determinado momento, ambos estão bêbados e Pernambi acaba caindo na moenda, onde perde a cabeça e morre. Nunes fica tão indignado que quebra o moedor com machadadas.

Um suplício moderno

A narrativa conta a história do carteiro Biriba, o qual deseja um emprego melhor e acredita que conquistará seu objetivo com a reeleição do atual prefeito. Com isso, ele pede a mudança de cargo para o político, mas não consegue.

Para vingar-se, ele começa a trabalhar para o atual prefeito não ganhar a eleição e ser reeleito. Infelizmente, o plano não funciona e o político é reeleito. Dessa forma, o político demite todos os funcionários, com exceção do carteiro. Mas, Biriba continua sendo carteiro. Por conta disso, ele decide fugir da cidade durante a madrugada.

Meu conto de Maupassant

Monteiro Lobato escreve esse conto como uma homenagem à escrita do escritor francês Guy de Maupassant, utilizando sua estrutura com uma história de terror/suspense marcada por um final surpreendente. Um italiano é acusado de matar uma cidade e está preso há alguns anos. Quando o homem sai da prisão, ele decide ir até a cidade em que o crime aconteceu. Simultaneamente, descobrimos que um filho da idosa é suspeito do crime.

Pollice Verso

O título é uma referência a um termo utilizado em Roma para denominar o significado do dedo apontado para baixo: morte do gladiador. No conto, conhecemos o descompromissado Inácio, o qual torna-se policial pela sugestão do pai e, principalmente, pela vida boa que pode levar. Com isso, o rapaz estuda anos na cidade grande, entra uma vagabundagem e outra. Ao se formar, retorna a sua cidade natal e começa a roubar as cenas de crimes de casas das pessoas ricas.

Bucólica

Uma menina deficiente, Anica, é vista como um fardo pela própria mãe. Tanto que ela nem sequer cuida da garota, mas contrata uma babá para ela. Em determinado dia, ela começa a negar água para a filha. Com o passar do tempo, Anica morre.

O mata-pau

O casal Rosa e Elesbão não tem filhos, até o dia em que uma criança aparece em sua porta e eles resolvem adotá-la. Com o passar dos anos, o menino Manuel Aparecido começa a ter um caso com a mãe Rosa. Ela estimula o filho a matar o pai, o que ele faz. Além disso, ela convence o filho a venderem a casa para mudarem-se dali. Entretanto, o filho acaba colocando fogo na casa e matando sua amante, mas a mãe escapa da morte.

Bocatorta

O casal Cristina e Eduardo estão curiosos para conhecer o monstro Bocatorta. Com isso, eles vão até uma propriedade do pai da jovem para descobrir como era o monstro. Cristina relembra sonhos que tinha na infância, nos quais era beijada pelo monstro e começa a ficar doente. Em poucos dias, a jovem morre. Eduardo decide visitar sua amada no cemitério e encontra Bocatorta em seu túmulo: naquele momento, ele vê o monstro beijando a sua amada morta. Enfurecido, ele começa a correr atrás do monstro, o qual cai na lama e desaparece.

Comprador de Fazendas

O pobre Trancoso visitou uma propriedade que está à venda: o sítio de Moreira. Chegando a conversar com o dono da terra, ele avisa que está interessado em comprar a propriedade. Passa-se o tempo e Trancoso não volta para fechar o negócio.

Moreira comenta o acontecido com alguns conhecidos, os quais contam que esse jovem está apenas gozando com a cara de Moreira e que ele sempre faz isso com outras pessoas. Porém, a sorte de Trancoso muda e ele fica rico ao ganhar na loteria. Com isso, ele retorna para fechar o negócio, mas é desacreditado e leva muitas pauladas.

O estigma

Fausto casa com uma mulher por interesses financeiros, mas está se envolvendo com Laura. Um dia, Laura é encontrada morta com um tiro no peito, os quais estão escondendo sangue e ninguém sabe quem é o assassino. A esposa de Fausto fica grávida e o bebê nasce com uma cicatriz idêntica ao sangue que escorreu em Laura: a assassina foi descoberta.

Urupês

O texto que intitula o livro é uma crítica social ferrenha. Criticando o atraso dos caipiras, o autor cria o conhecido personagem Jeca Tatu, o qual é descrito como um homem desleixado e preguiçoso.

Veja também: Resumo do livro Alice no País das Maravilhas; veja capítulo por capítulo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português, inglês e redação.

Um comentário em “Resumo da obra Urupês ─ Contexto Histórico, Análise e Personagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *