Resumo da obra Romeu e Julieta ─ de William Shakespeare

Resumo da obra Romeu e Julieta ─ de William Shakespeare

O resumo da obra Romeu e Julieta nos relembra esta clássica história de amor repleta de tragédia e intensidade. Neste post do Escritora de Sucesso, você vai conhecer a história de Romeu e Julieta, compreender porque este era um romance proibido e ainda sensibilizar-se com a intensidade deste amor.

William Shakespeare escreve uma narrativa trágica de amor, na qual o final não é feliz, mas realista. Dessa forma, percebemos que o grande triunfo da história é perceber como o amor pode mover uma pessoa por toda a vida e, até mesmo, levando à morte. Além disso, ela coloca o amor como um sentimento superior à rivalidade e ao poder.

Qual a mensagem principal da obra Romeu e Julieta?

Na história, livro, resumo Romeu e Julieta novela, podemos perceber a diferença marcante entre a personalidade de Julieta – uma jovem mulher – e Romeu – um homem jovem.

Julieta lida com maturidade em relação a paixão que sente por Romeu e impulsiona o romance para frente. Enquanto, Romeu lida com os seus sentimentos de maneira impulsiva e acaba estragando a única possibilidade que eles poderiam ter para ficarem juntos.

Diante disso, podemos perceber como o amor é uma força motriz para as atitudes de todo ser humano. No entanto, cada ser humano agirá de uma forma a respeito dos seus sentimentos. Sendo assim, o amor é o que movimenta o homem em sua essência e materialidade, como também demonstra a sua personalidade perante os desafios do mundo.

Qual é o resumo da história de Romeu e Julieta?

Há muito tempo duas famílias banham em sangue nas ruas de Verona. Enquanto isso, na penumbra das madrugadas, ardem as brasas de um amor secreto. Romeu, filho dos Montéquio, e Julieta, herdeira dos Capuleto, desafiam a rixa familiar e sonham com um impossível futuro, longe da violência e da loucura.

Em Verona, as famílias Capuleto e Montéquio são inimigas declaradas. Os criados das famílias encontram-se e começam a brigar. Para defender os seus criados, os membros das famílias entram na briga – a qual só termina com a chegada do Príncipe. A autoridade perdoa o conflito, mas avisa que caso a situação se repita: os envolvidos sofrerão punições.

Com o conflito resolvido, de acordo com o resumo Romeu e Julieta novela, começamos a conhecer os conflitos dos personagens. Em determinado dia, o Senhor Montéquio está conversando com Gregório sobre Romeu e como ele tem estado distante nos últimos dias. Com isso, ele pede que Gregório descubra o motivo e retira-se Romeu encontra Gregório e conta para ele que está apaixonado por uma moça, mas não é correspondido por ela.

Por que Romeu foi à festa na casa de seu inimigo?

Enquanto isso, o Senhor Capuleto encontra Páris e convida-o para a festa de sua família. O convite demonstra o interesse em casar Julieta com Páris, o qual é parente do príncipe. Para convidar pessoas à festa, o Senhor Capuleto manda que o criado envie os convites para os convidados. Entretanto, o criado não sabe ler e acaba entregando os convites para Romeu Montéquio e seus amigos.

Convidados, os amigos de Romeu e o próprio Montéquio decidem ir à festa com máscaras. No mesmo dia, a mãe de Julieta conta para ela que o pai deseja casá-la com um parente do príncipe. A festa acontece no mesmo dia à noite: Romeu e seus amigos vão para a festa com máscaras, mas Romeu é reconhecido por Teobaldo – o qual deseja duelar com ela, mas é impedido pelo Senhor Capuleto.

Veja também: Resumo do livro Éramos Seis ─ Contexto histórico, Conflito e Questões

Por que o Romeu e Julieta não podem ficar juntos?

Resumo do livro Romeu e Julieta
Imagem: Pixabay – Reprodução

Romeu conhece Julieta. Dançam juntos e trocam olhares: apaixonam-se. Apenas quando se afastam é que descobrem que o seu romance é proibido, pois são de famílias rivais. Louco de paixão, Romeu pula o muro da família Capuleto e chega à sacada do quarto da amada: eles se declaram e lamentam pela impossibilidade de viver aquele romance.

Muitos apaixonados, eles acabam encontrando uma forma de ficarem juntos: casar escondidos. Com isso, Romeu vai conversar com Frei Lourenço. O frei aceita a proposta e pedem que eles estejam na igreja pela manhã do dia seguinte.

Na volta para casa, Gregório e Mercúcio encontram Teobaldo na rua e começam uma briga. No conflito, Teobaldo atinge Mercúcio – o qual morre. Romeu encontra-os na rua e tenta impedir o conflito, mas acaba brigando com Teobaldo e matando-o.

Romeu tenta fugir da cidade, mas a família Capuleto exige alguma atitude do príncipe quanto ao crime. O príncipe condena Romeu ao exílio e o príncipe sai da cidade. Enquanto isso, o pai de Julieta tenta apressar o casamento dela com Páris, mas Julieta protesta e afirma que não deseja casar com ele. O Senhor Capuleto coloca a filha contra a parede e avisa que se ela não casar com o homem escolhido, ela será expulsa de casa.

Por que Julieta finge sua morte?

Julieta vai conversar com Frei Lourenço em busca de ajuda. O Frei indica que ela tome uma poção mágica que simula a morte dela. A jovem aceita a ideia. O Frei fica responsável por avisar Romeu do plano. Julieta toma a poção no dia do casamento arranjado e todos acreditam que ela esteja morta.

A família enterra a jovem. O recado sobre o plano não chega até Romeu, porque Frei Luís acaba entrando em uma casa com suspeita de peste e não pode ir encontrar Romeu em Mantoa. Sem notícias, Romeu manda o criado Baltazar em busca de notícias de Julieta, o qual conta para ele que sua amada está morta.

Romeu se abala com a notícia e tenta suicidar-se: compra um veneno e encontra Julieta. Páris também foi dar o adeus para Julieta e leva flores, mas quando ele vê Romeu, acabam entrando em conflito e Romeu mata Páris. Em desespero, Romeu toma um veneno e morre.

Qual é o final da história de Romeu e Julieta?

Para quem busca o resumo Romeu e Julieta novela, ao descobrir que Romeu não foi avisado do plano, o Frei corre para o mausoléu em que Julieta está sendo velada. Ele encontra Romeu morto e Julieta acordada. Ela descobre que o seu amado Romeu e o seu pretendente Páris estão mortos. Esperançosa, Julieta beija o amado para absorver um pouco do veneno, mas não consegue. O frei se esconde e Julieta se mata com um punhal.

As famílias descobrem que Julieta só morreu após a punhalada. Com isso, o Frei Lourenço, o criado Baltazar e o criado do Páris são presos. Após os depoimentos colhidos, as famílias descobrem a causa e como as mortes aconteceram. Dessa forma, o príncipe aponta a rivalidade entre as famílias como a causadora de tantas mortes. Enfim, a família Capuleto e a família Montéquio entram em acordo de paz.

Resumo Romeu e Julieta novela

A narrativa sobre a infância de Romeu e Julieta explora elementos não abordados na obra original de Shakespeare, como a formação de suas personalidades, antecedentes familiares, e até prenúncios do trágico destino que ambos compartilhariam.

Tal enredo oferece uma perspectiva inovadora sobre como os eventos de suas vidas precoces os prepararam para o amor intenso e trágico que viriam a experimentar. Além disso, a história focada em suas infâncias traz as dinâmicas das famílias Capuleto e Montéquio, fornecendo um contexto mais profundo para a rivalidade existente entre elas.

Para informações sobre os capítulos da novela A Infância de Romeu e Julieta, acesse o site do SBT.

Veja também: Resumo do livro Alice no País das Maravilhas; veja capítulo por capítulo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português, inglês e redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *