Como escrever uma ata: Passo a Passo, Ata Simples
Como escrever uma ata – A ata é um documento que serve para registrar ocorrências, decisões e discussões que acontecem dentro de uma instituição ou reunião. Como se trata de um texto jurídico, é preciso ter muita atenção ao escrevê-lo, visando respeitar as regras.
Esse escrito precisa ser redigido de maneira formal e sem muita versatilidade, uma vez que precisa funcionar no espaço jurídico. Neste post, o Escritora de Sucesso apresenta todos os detalhes sobre o gênero.
Como escrever uma ata
Muitas pessoas tem interesse em saber como escrever uma ata, afinal, existem regras importantes que não podem ser ignoradas na hora de escrever esse texto.
Como se trata de um escrito utilizado em espaços jurídicos, principalmente, é preciso escrever a ata de uma maneira formal, sempre priorizando uma linguagem objetiva e esclarecedora.
De forma geral, esse gênero textual recebe a seguinte estrutura:
- Título;
- Data, hora e local;
- Detalhes e objetivos da reunião;
- Participantes da reunião;
- Assinatura de cada indivíduo envolvido.
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Passo a passo para escrever uma ata
Como vimos, existe uma estrutura que precisa ser seguida ao redigir uma ata de forma adequada. Assim, ao escrevê-la, é essencial prestar atenção nessa organização.
Para te ajudar, fizemos um passo a passo de como escrever esse texto:
- Especifique a data, o local e o horário da reunião;
- Coloque os nomes de todos os participantes e suas respectivas ocupações;
- Cite todos os assuntos que serão tratados durante a reunião;
- Especifique todas as discussões e ideias levantadas;
- Por fim, cite os compromissos a serem feitos depois da reunião, adicionando os prazos e as tarefas de cada participante;
- Não esqueça de arquivar o documento.
Como iniciar um texto de ata
Seguindo a estrutura ideal de uma ata, a abertura do documento precisa conter informações essenciais de uma reunião. Desse modo, é preciso iniciar o texto apresentado a data, o local da assembleia, o horário e o nome da organização responsável.
Vale destacar que o horário de encerramento da reunião também deve ser citado ao final de uma ata.
O que não colocar em uma ata
Para entender melhor o funcionamento de uma ata, é interessante saber o que não deve ser escrito nesse documento. De forma geral, é preciso evitar os seguintes tópicos dentro desse gênero:
- Informações desnecessárias sobre a reunião;
- Exposição dos votos de cada participante da reunião;
- Resumos de apresentações e/ou documentos;
- Palavras, datas e números abreviados (vise escrever por extenso).
É importante ressaltar, também, que uma ata só deve conter um parágrafo e não pode ser rasurada. Isso é necessário para evitar possíveis fraudes, que são bastante recorrentes em documentos jurídicos, inclusive.
Como escrever uma ata simples
Uma ata simples deve conter as principais características desse gênero, como os participantes e objetivos da reunião. Ou seja, o passo a passo segue a mesma abordagem do que foi mostrado acima.
Nesse sentido, uma ata simples precisa conter:
- Data, local e horário da assembleia;
- Nome e assinatura de todos os participantes;
- Objetivos e prazos para cumprimento das tarefas;
- Decisões que foram tomadas ao longo da assembleia.
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