Resumo do livro Diário de Um Banana ─ Volume 1; análise e final
O resumo do livro Diário de um Banana, volume 1, traz a leveza e a complexidade na vida de um garoto do Ensino Fundamental. Neste post do Escritora de Sucesso, você vai conhecer a história do livro “Diário de um Banana”, descobrir o significado do título e qual é a idade ideal para ler a obra.
Resumo do livro Diário de um Banana
Jeff Kinney é um escritor e cartunista norte-americano que usa as suas experiências no Ensino Fundamental para criar a história de Greg Heffley. Em “Diário de um Banana”, temos uma leitura leve e divertida com momentos de humor ácido, bullying e todos os detalhes da vida escolar e em família de um garoto no sexto ano do Ensino Fundamental.
O que fala o livro “Diário de um Banana”?
Sinopse: Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.
Como Greg diz em seu diário: “ Só não espere que eu seja todo ‘Querido diário’ isso, ‘Querido diário’ aquilo.” Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes. No primeiro livro da coleção, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável e encantador. Um garoto comum às voltas com os desafios da puberdade.
A mãe de Greg compra um caderno para ele com o seguinte nome na capa: Diário. O menino recebe o presente de bom grado, mas sempre se refere ao diário como um caderno de memórias. Segundo ele, um dia ele será importante e outras pessoas lerão seu caderno para descobrir como foi a sua vida.
Greg Heffley quer ser um garoto popular na escola, o qual é conhecido por todos e todos querem fazer parte da turma dele. Para isso, ele se envolve em muitas aventuras com o único e fiel amigo Rowley, mas nem sempre consegue alcançar o seu objetivo.
A primeira aventura de Greg e Rowley em busca da popularidade na escola é ir à uma festa de Halloween. Na festa, alguns adolescentes jogam água neles porque eles são garotos menores. Com isso, Greg ameaça ligar para a polícia e seu amigo Rowley sai correndo da festa.
Sem sucesso, Greg continua procurando oportunidades para ser um garoto popular na escola. Ele entra em uma peça da escola, mas acaba sendo a árvore. Com outro fracasso na lista, o menino continua perseverante.
Veja também: Resumo do livro O Menino do Pijama Listrado ─ Fichamento, Segunda Guerra e Questões
Por que Greg e Rowley brigam?
Os amigos Greg e Rowley inscrevem-se na Patrulha de Segurança e são aprovados no teste. Com isso, eles começam a ajudar crianças menores a atravessar a rua com cuidado. Entretanto, Greg fica distante da popularidade por trair o seu amigo.
Em determinado dia, Greg veste o colete de Rowley e vai para o trabalho de patrulheiro. No entanto, ele acaba assustando as crianças menores ao invés de ajudá-las a atravessar a rua.
Uma vizinha acaba vendo a situação de sua janela e enxerga o nome de Rowley no colete. Ela avisa o diretor da escola sobre a situação e o garoto é suspenso da Patrulha de Segurança.
Durante uma conversa com Greg, Rowley conta a situação com tristeza. Greg acaba contando que ele fez isso com as crianças. Rowley fica muito chateado com o amigo, pois levou a culpa sozinho e foi suspenso da Patrulha.
Com isso, Rowley conversa com o diretor da escola e conta que Greg Heffley assustou as crianças. Greg acusa o amigo de traição, pois é suspenso da Patrulha de Segurança. Dessa forma,eles tornam-se ex-melhores amigos.
Enquanto isso, os ex-melhores amigos retomam seus projetos individuais para o jornal da escola. Eles haviam criado uma tirinha juntos, mas não entraram em acordo sobre o resultado final. Então, começaram a escrever sozinhos.
Greg e Rowley inscrevem seus projetos para publicação no jornal da escola. Rowley é aprovado com sua tirinha engraçada com a frase “Epa Neném”. Dessa forma, Rowley conquista o objetivo de Greg: fica popular.
Rowley segue em frente e decide ser melhor amigo de Collin Lee. Enquanto isso, Greg tenta ser melhor amigo de Fregley, chegando a dormir em sua casa. Entretanto, Fregley persegue-o pela casa com uma meleca e o protagonista desiste da amizade.
Qual é o final do livro “Diário de um Banana”?
Greg desiste de ser o cartunista no jornal da escola, entregando a posição para Rowley. Sabendo disso, os meninos da escola sugerem que os ex-melhores amigos comecem uma briga.
Mas, os adolescentes observam o grupo de meninos e, ao descobrir a situação, obrigam Greg e Rowley a comer um pedaço de queijo largado na quadra da escola. A tensão é instalada, já que o queijo é uma lenda popular na escola. Segundo a lenda, um garoto chamado Darren Walsh encontrou este pedaço de queijo e criou a paranóia do “Toque do Queijo”.
A paranóia afasta quem tocou no queijo de outros alunos, o que todos os meninos temem. Depois de tocar no queijo, Darren poderia tocar em alguém e passar o toque do queijo para ela – a menos que ela estivesse com os dedos cruzados.
A lenda ainda conta que um menino chamado Abe Hall tocou no queijo e só teve novos amigos quando foi para a Califórnia, porque ninguém queria chegar perto dele.
Com medo dos adolescentes e da lenda, Greg e Rowley acabam indo para a quadra tocar no queijo. O inocente Rowley come o queijo, mas Greg inventa uma desculpa e se livra da lenda: sou alérgico a laticínios. Com isso, os adolescentes desistem de fazê-lo comer o queijo.
O queijo some da quadra. Greg confessa que comeu o queijo e todos se afastam dele, com exceção de Rowley. Ambos estão com o toque do queijo. Surpreendente, Greg afirma que a escola precisa ser melhorada e por isso comeu o queijo. Dessa forma, eles voltam a ser melhores amigos.
Diário de Um Banana As Memórias de Greg Heffley
Diário de um Banana: As Memórias de Greg Heffley é uma jornada íntima pelas experiências marcantes da infância e adolescência de Greg, narrada com o humor e sinceridade característicos da série.
Neste volume, os leitores são convidados a mergulhar nas profundezas dos pensamentos e sentimentos de Greg, explorando os desafios, triunfos e desventuras que o moldaram. Através de histórias hilárias e ilustrações expressivas, este livro revela não apenas as travessuras diárias de Greg, mas também os momentos significativos de crescimento e autoconhecimento.
O Diário de um Banana: As Memórias de Greg Heffley é um olhar autêntico sobre a vida escolar, amizades, conflitos familiares e as aventuras de crescer, oferecendo uma visão única e mais profunda do personagem amado por muitos.
Qual a idade para ler “O Diário de um Banana”?
Este livro é voltado para o público infanto-juvenil, mas qualquer pessoa pode se divertir e se identificar com as aventuras de Greg e Rowley. A narrativa contada por Greg em formato de diário, mostra a complexidade das experiências vividas na escola e na família, como o bullying e a necessidade de aprovação social.
Veja também: Resumo do livro Alice no País das Maravilhas; veja capítulo por capítulo