Resenha do Livro Malala: Qual a mensagem do livro e o que defende
A resenha do livro Malala traz informações biográficas sobre a ativista paquistanesa, que se consagrou como a pessoa mais nova a ganhar um Prêmio Nobel. A obra apresenta questões relacionadas à vida da garota, incluindo a sociedade e as dificuldades que estavam em seu caminho.
Desse modo, somos apresentados a temas de cunho social, como desigualdade de gênero, violência política, intolerância religiosa, entre diversos outros. A seguir, o Escritora de Sucesso apresenta uma resenha completa sobre a obra.
Resenha do Livro Malala
A resenha do livro Malala conta com detalhes os momentos que marcaram a infância da ativista paquistanesa, que ficou conhecida no mundo todo após sobreviver a um atentado terrorista. A obra se trata de uma adaptação da autobiografia de Malala, escrita por Sarah J. Robbins.
O livro conta com diversas informações biográficas sobre a vida da jovem Malala, que quase veio a falecer devido a um atentado terrorista do Talibã. Nesse fatídico episódio, uma bala acertou a cabeça da garota, que no momento estava dentro de um ônibus escolar junto com diversas outras crianças.
Devido ao estado crítico em que se encontrava, todos pensaram que Malala não sobreviveria. Contudo, um milagre aconteceu e a garota conseguiu superar o trauma. Assim, ela recebeu os cuidados necessários e atualmente está com 25 anos de idade.
Antes mesmo de tudo acontecer, Malala já tinha um espírito de ativista e lutava para que a sua infância e de outras crianças fosse mais civilizada, uma vez que muitos de seus direitos não eram garantidos, principalmente se fosse do sexo feminino.
Assim, o atentado apenas fortaleceu a garota, que continuou lutando pelo que acreditava, fazendo com que outras pessoas fizessem o mesmo. Nos dias atuais, Malala é uma ativista pelo direito à educação e da criança, além de apoiar outros militantes em oito países, incluindo o Brasil.
Por conta de todos os seus feitos, Malala Yousafzai recebeu um Nobel da Paz, no ano de 2014, consagrando-se como a pessoa mais jovem a receber o prêmio. Mesmo depois de alguns anos, Malala ainda continua com esse título, inspirando jovens de todo o mundo.
Veja também: Resumo do Livro Malala: Personagens, Por Capítulo e Análise
O que aconteceu com Malala depois do atentado
Em outubro de 2021, Malala acabou sofrendo um atentado terrorista do Talibã, um grupo extremista que proibia mulheres de estudar no país. Como o seu estado era bastante crítico, muitas pessoas achavam que a garota não iria sobreviver, mas os médicos continuaram lutando.
No entanto, um milagre aconteceu e Malala sobreviveu. Assim que apresentou melhora, ela foi levada para a Inglaterra, onde recebeu os devidos tratamentos. A família, então, mudou-se para Birmingham, onde vivem até hoje.
Malala estudou na Universidade de Oxford e, em junho de 2020, se formou em Filosofia, Política e Economia. Além disso, a jovem criou uma instituição em 2013, que arrecada fundos para projetos ligados à educação.
Recentemente, Malala falou sobre as dificuldades no acesso à educação de pessoas do sexo feminino dentro do Brasil, em uma entrevista exclusiva ao Fantástico, da Rede Globo.
O que aconteceu com os responsáveis pelo atentado
No mês de setembro de 2014, um mês antes de anunciar a ganhadora do Nobel da Paz, o Paquistão comunicou a prisão de dez homens que haviam realizado o atentado, depois de passar por uma longa investigação.
Então, em abril de 2015, outro comunicado revelou que os réus foram considerados culpados e receberam as devidas sentenças. De acordo com a informação, eles foram condenados à prisão perpétua.
Qual a mensagem do livro
O livro traz diversas mensagens e críticas importantes sobre o acesso à educação. Durante a leitura, conseguimos perceber o quanto a desigualdade de gênero pode afetar a vida de uma criança.
Em um ambiente de opressão, Malala conseguiu reverter a situação e lutou para que ouvissem a sua voz. Então, a principal mensagem do livro é não se deixar levar pelo pensamento conservador da maioria, sair da zona de conforto e lutar pelos direitos que nos são concedidos por lei.
Qual é a importância do livro Malala
Existem diversos livros que contam a história de Malala, inclusive para o público infanto-juvenil. Essas obras são importantes para que pessoas de todas as idades conheçam a vida da ativista e entendam a importância do acesso à educação.
Ao decorrer dos capítulos, muitos temas são abordados, o que fortalece ainda mais o pensamento crítico. Com essas biografias, o leitor consegue acessar fatos que realmente são relevantes para a sociedade, como desigualdade de gênero, intolerância religiosa e terrorismo.
Vale destacar que a história de Malala serve como inspiração para outros jovens que também tem o desejo de lutar pelo direito à educação, ou até mesmo seguir outras vertentes. O que vale é saber que é possível soltar a voz e fazer com que outras pessoas escutem os seus ideais.
Veja também: Resumo do livro O Guarani ─ Por Capítulo, Análise e Características