Como ganhar dinheiro com o Pinterest: 10 ideias práticas e fáceis de aderir
Como ganhar dinheiro com o Pinterest ─ Existem diferentes maneiras de monetizar nessa rede social e ganhar uma renda extra. A princípio, algumas estratégias envolvem parcerias com marcas, como anúncios de produtos. O Escritora de Sucesso traz ideias práticas e fáceis de ganhar dinheiro com o Pinterest.
Ideias de como ganhar dinheiro com o Pinterest
Primeiramente, o Pinterest não conta com um sistema próprio de monetização, como acontece no Twitter (X) ou YouTube. A rede social funciona como uma intermediária para conectar os usuários e as marcas.
Ou seja, as ideias de como ganhar dinheiro com o Pinterest envolvem termos de pagamentos entre terceiros, onde o próprio usuário e a parte envolvida entram em um acordo. Veja formas de monetização desta rede social:
1. Marketing de Afiliados
A princípio, o marketing de afiliados é uma forma de como ganhar dinheiro com o Pinterest. Nesta estratégia, os usuários promovem produtos ou serviços de terceiros, e recebem uma remuneração a cada venda concluída.
Para iniciar uma campanha de marketing de afiliados no Pinterest, os usuários precisam seguir alguns passos:
- Escolher uma plataforma de afiliados, por exemplo, o Amazon Associates.
- Definição do nicho e público-alvo.
- Criar uma página atraente no Pinterest.
- Criar pins atraentes, destacando os produtos ou serviços que está promovendo.
- Utilizar palavras-chave estratégicas.
- Incorporar links dos afiliados, redirecionando os usuários a página de compra.
- Mantenha uma presença constante no Pinterest.
- Analise os resultados.
- Cumpra com as políticas e diretrizes do site.
2. Venda produtos artesanais
Outra maneira de ganhar dinheiro com o Pinterest é vendendo produtos artesanais. Ou seja, desenvolva jóias, artigos de decoração ou roupas para promovê-las na rede social.
A consistência e a qualidade são essenciais para alcançar um bom engajamento na página. Além disso, é necessário criar uma página comercial no Pinterest, conseguindo acesso a ferramentas adicionais.
Outro ponto importante é criar pins atraentes, como no marketing de afiliados, certificando-se de incluir os preços e as informações necessárias dos produtos.
3. Loja online
Se for dono de uma loja online, criar pins que chamam a atenção e divulgá-los no Pinterest é interessante. Dessa forma, os usuários serão redirecionados para a página de venda de seus produtos ou serviços.
4. Consultoria e curso online
Outra ideia de como ganhar dinheiro com o Pinterest é desenvolver consultorias ou cursos online. Então, se dominar algum assunto, essa é uma estratégia interessante para alcançar o público-alvo desejado. Aqui estão algumas dicas para começar:
- Crie um perfil profissional na rede social.
- Otimize o perfil com informações claras da consultoria ou curso.
- Crie tópicos relacionados ao curso.
- Crie pins informativos sobre o assunto.
- Adicione links diretos nos pins para as páginas de inscrição.
- Crie pins com descontos e promoções.
- Participe de grupos e comunidades sobre o assunto e engaje com o público-alvo.
5. Blog de nicho
Os donos de blogs podem criar pins que direcionem o tráfego para o site no Pinterest, onde é possível monetizar com anúncios, produtos ou serviços.
6. Design gráfico e serviço de mídia social
Outra ideia prática de como ganhar dinheiro com o Pinterest envolve o conhecimento no design gráfico ou serviços de mídias sociais. Através dessa rede social, é possível divulgar o portfólio e atrair clientes.
7. Venda de fotografias
A venda de imagens é indicada para os fotógrafos de plantão, sejam iniciantes ou experientes. Ou seja, se tem domínio da fotografia, vender fotos através de pins redirecionados do Pinterest é uma ótima maneira de monetização.
8. Programa de Afiliado de curso online
Da mesma maneira que o marketing de afiliados, os usuários do Pinterest podem participar do programa de afiliado de cursos online. Neste caso, divulgam os conteúdos das plataformas como Udemy ou Coursera, ganhando comissão a cada inscrição realizada.
9. Revenda de produtos
A revenda de produtos no perfil do Pinterest também é indicada para quem quer monetizar na rede social. Ou seja, compre produtos e revenda-os, desenvolvendo pins atrativos e alcançando o público-alvo.
10. Crie conteúdos específicos
Por fim, o Pinterest é uma plataforma voltada para os conteúdos audiovisuais, principalmente imagens. Isso significa que os usuários precisam publicar materiais com apelo visual que tenham relevância para o público-alvo.
Quanto o Pinterest paga por visualização
Como citado anteriormente, o Pinterest não possui um sistema próprio de monetização, então os conteúdos não serão pagos por visualização. Por esse motivo, as melhores formas de ganhar dinheiro com a plataforma envolve terceiros.
Entretanto, a rede social é focada em conteúdos audiovisuais, fornecendo oportunidades para os criadores de conteúdos. É possível aumentar o tráfego em sites, por exemplo, por meio do compartilhamento de links ou cliques.
Qual o valor mínimo para anunciar no Pinterest
O valor mínimo para anunciar no Pinterest é de R $6,00, levando em consideração as palavras-chave, categorias do interesse, tipos e dimensões.
Mas os custos para anunciar no Pinterest podem variar, dependendo da campanha, do público-alvo, da concorrência e dos conteúdos audiovisuais. A princípio, a rede social utiliza o modelo custo por clique (CPC), ou custo por mil impressões (CPM).
Ou seja, os usuários pagam quando alguém clica no anúncio, ou quando mil pessoas o visualizarem. O valor mínimo de divulgação depende das configurações de lances, orçamento diário e segmentação de cada usuário.
Através do Pinterest Ads Manager, os anunciantes conseguem definir o próprio orçamento diariamente e o lance máximo. Além disso, a rede social sugere um lance máximo inicial, baseado nas características da campanha.
O que as pessoas mais compram no Pinterest
Por fim, o Pinterest é uma plataforma que abrange diversos conteúdos, que usam essa rede social como inspiração e para descobrir produtos. Veja o que as pessoas consomem:
- Moda e Acessórios: Os conteúdos relacionados a roupas, calçados, bolsas e outros itens são populares na rede social.
- Decoração de Casa e Design de Interiores: As ideias de decorações de ambientes e design são relevantes no Pinterest.
- Culinária: Os conteúdos relacionados a receitas, como alimentos gourmet e utensílios de cozinha, também são populares.
Essas são apenas algumas das categorias da plataforma. Além disso, as tendências podem mudar de tempos em tempos, e variam de acordo com a região geográfica e mudanças culturais.
Veja também: 10 aplicativos para ganhar dinheiro escrevendo e em casa