Como escrever uma carta de amor romântica; veja as dicas

Como escrever uma carta de amor romântica; veja as dicas

Já parou para pensar que atualmente escrever uma carta romântica é algo extremamente raro e quase não vemos esse ato de amor sendo divulgado por aí? Para os românticos de plantão, essa pode ser uma bela homenagem para demonstrar os sentimentos. Veja as dicas do Escritora de Sucesso!

Como escrever uma carta romântica
Imagem: Pixabay – Reprodução

Como escrever uma carta romântica

Com a intenção de escrever uma carta de amor inesquecível, aqui vamos dar algumas dicas essenciais para que a pessoa amada se surpreenda com o mimo:

Escolha o tipo de papel

Você pode escrever sua carta em uma simples folha de papel sulfite ou papel do de um caderno. Mas se tiver a oportunidade, compre um papel bonito e diferente, que seja agradável ao olhar e ao toque. Pense em algo que possa agradar a pessoa que ama.

Um papel bonito e de qualidade certamente fará a diferença na hora de escrever. Você também pode dar um toque especial, por exemplo, pode borrifar um pouco do seu perfume favorito, colocar pétalas de rosas e porque não deixar uma marca de beijo com batom? Use sua criatividade!

Faça um rascunho

Recomenda-se que antes de efetivamente escrever a carta, você faça um rascunho. Escreva tudo o que sente pela pessoa amada, sem se preocupar com gramática e ortografia. Depois, você pode ir organizando as ideias, ordenando conforme a história de amor do casal. Isto é, você pode começar dizendo como se conheceram e os sentimentos que o(a) despertaram, e assim vai fazendo uma linha do tempo, com fatos e situações que aconteceram durante o tempo que estão juntos(as).

Caso você não tenha um relacionamento com a pessoa, também é válido se declarar por meio da carta. Basta saber o endereço do destinatário, da residência ou do local de trabalho. Mesmo que não seja correspondido(a), você fez algo diferente e tentou. Pior seria se não se arriscasse e ficasse se perguntando para o resto da sua vida: “e se eu tivesse tentado?”. Demonstrar amor não deve ser motivo de arrependimento.

Escreva a carta efetivamente

Depois de organizar as ideias e verificar que não faltou nenhuma informação relevante, chegou o momento de passar o rascunho a limpo. Com o tipo de papel carta escolhido, procure escrever com uma caneta de cor neutra: pode ser no tom preto ou azul. Tente anotar seu texto de uma forma legível, com espaçamentos adequados, preferencialmente seguindo uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução da carta, chame a pessoa por um nome carinhoso, assim já de início o sentimento da mesma aflora. E conforme citado na dica anterior, você pode escrever como se conheceram e como foi a sensação do primeiro encontro até o momento atual.

No desenvolvimento, você pode descrever sobre as qualidades da pessoa que você ama, dos passeios e viagens que fizeram, do valor que ela representa, bem como citar características que fazem dela uma companhia única e especial. Pode também citar situações que você gostou de vivenciar e a mesma não ficou sabendo. Ao final da carta, você pode reforçar o quanto o ser amado(a) é importante, agradecer pelos bons momentos e projetar planos para o futuro.

Escreva o que você sente

Aqui vai uma dica de ouro: escreva o que você realmente sente com suas próprias palavras. Não vale coletar, copiar e colar textos prontos da internet, porque vai dar uma impressão artificial à sua carta. E você não quer isso, não é mesmo?

Portanto, reserve um tempo do seu dia, ou simplesmente quando aparecer a inspiração e anote. Pode ser no seu celular, caso não tenha papel e caneta em mãos. Só não deixe de passar a chance de quando um pensamento romântico vier à tona. Assim, você vai anotando em seu rascunho e organiza depois para a carta definitivamente.

Não escreva sobre coisas ruins

Evite falar sobre brigas, problemas e defeitos da pessoa. Sim, porque todos temos defeitos, afinal não somos perfeitos. Dedique a carta para enaltecer a pessoa amada e expressar seus sentimentos. Uma boa ideia, é citar alguma música que seja a marca do casal. Para resolver problemas decorrentes do casal, prefira conversar pessoalmente. Afinal, a carta escrita será guardada como recordação, portanto, ela precisa ser uma boa lembrança.

Surpreenda seu par

A carta não precisa ser escrita necessariamente em datas comemorativas. Que tal surpreender o seu amor no trabalho, quando ele(a) menos esperar? Caso vocês tenham tido uma briga, essa é a abertura perfeita para enviar uma carta. Ainda mais se ambos são orgulhosos. Se você realmente o(a) ama, por que não tentar?

Nesse caso, apenas peça desculpas e demonstre os seus sentimentos. Não tente achar culpados. O objetivo da carta romântica é apenas expressar sentimentos positivos. Escrevê-la é um ótimo motivo para passar uma borracha em desentendimentos e cultivar o relacionamento. Ainda mais hoje em dia, onde as redes sociais e aplicativos de mensagens são comuns e amplamente utilizados, dedicar um tempo para redigir uma carta de próprio punho, só afirma o quanto você se importa e estima a pessoa amada.

Conclusão

De qualquer maneira, não precisa acontecer uma discussão para enviar uma carta de amor. Aproveite que estão em uma fase boa e escreva uma carta romântica sem segundas intenções. Apenas para demonstrar que a pessoa é importante para você.

Mas não espere nada em troca. Lembre-se que existem diversas formas de amar, de acordo com o livro best-seller, As 5 linguagens do amor, do autor Gary Chapman. Então caso, seu parceiro(a), não corresponda à sua genuína declaração de amor através das cartas, certifique-se de que ele(a) pode se enquadrar em alguma das 5 linguagens: atos de serviço, presentes, tempo de qualidade, toque físico e palavras de afirmação.

Para encerrar, não esqueça de colocar data (dia, mês e ano), e ao final da carta, assine com seu nome. Coloque-a em um envelope bonito, feche-a com um selo romântico e borrife algumas gotas de perfume. E por fim, escolha a melhor maneira de entregá-la: pessoalmente, por um amigo(a) ou via SEDEX. O que vale é demonstrar seus sentimentos de uma forma simples e sincera.

Escrito por Letycia Antunes; redatora do Escritora de Sucesso.

Veja também: Como escrever um poema: de amor, com rimas, sobre mim

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português, inglês e redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *