Resenha do Livro Viagem ao Centro da Terra
A resenha do livro Viagem ao Centro da Terra, do escritor francês Júlio Verne, é uma obra de ficção científica, considerada um dos grandes clássicos desse gênero. Publicado em 1864, a história leva o leitor a uma emocionante aventura narrada por Axel, um menino que realiza um percurso até o centro do nosso globo. O Escritora de Sucesso traz os principais eventos dessa grande obra literária.
Resenha do livro Viagem ao Centro da Terra
A obra começa nos apresentando o personagem Otto, professor de geologia e mineralogia na Alemanha, que acaba encontrando um pergaminho escrito no século XVI, por um alquimista islandês.
Otto ficou bastante interessado pelo escrito que encontrou, porém, não conseguia entender a linguagem antiga e o conteúdo passou a ser um mistério. Com o objetivo de solucionar esse problema e matar sua curiosidade, o personagem pede ajuda de um garoto chamado Axel, seu sobrinho, que rapidamente se dispõe a ajudá-lo.
Depois de persistirem muito, os dois conseguem desvendar a mensagem ali escrita e ficam impressionados com o conteúdo. Com o escrito, os personagens descobrem que o alquimista fala sobre uma trilha que está localizada em uma cratera no monte Sneffels, na Islândia.
De acordo com o escritor, a pessoa que seguir esse caminho até o final, conseguirá chegar em um lugar inimaginável: o centro do planeta. Assim que o mistério é desvendado, o professor se prepara para realizar essa viagem com o seu sobrinho.
Assim que chegam à Islândia, eles percebem que o país tem uma temperatura muito baixa, o que pode causar muitos problemas caso os turistas não estejam acostumados com o ambiente. Por conta disso, eles resolvem contratar um guia, Hans Bjelke.
Clímax
Para fazer o trajeto, nesta resenha do livro Viagem ao Centro da Terra, os personagens usaram 4 cavalos e vários equipamentos de orientação, como cronômetros e bússolas. Assim que chegam a cratera do vulcão Sneffels, o trio tem dificuldade para encontrar a trilha descrita no pergaminho.
Depois de explorar o local, eles acabam achando seu destino e logo percebem uma rocha com o nome do escritor do pergaminho: Arne Saknussem. Ali, eles já sentiam que estavam indo pelo caminho certo.
Logo no início da jornada, os personagens percebem o aumento da temperatura. Dessa forma, os três teriam que se adaptar ao ambiente, se refrescando de alguma forma e não deixando o calor os abalar.
O trio segue seu caminho para o centro da Terra e conhecem lugares incríveis, como florestas cheias de cogumelos, poços extraordinariamente fundos e criaturas vindas diretamente da pré-história.
Após essa experiência fantástica, os personagens têm um final maravilhoso. Assim que se aproximam de um vulcão, o trio é lançado para fora do centro do planeta, sem sofrer nenhum ferimento.
Veja também: Resumo do livro O Menino do Dedo Verde: Desfecho e Personagens
Qual o objetivo da Viagem ao Centro da Terra
O livro Viagem ao Centro da Terra foi escrito com o objetivo de levar os leitores a um mundo totalmente desconhecido, apresentando-lhes uma fantástica aventura no centro da Terra.
Além de divertir e abrir a nossa imaginação, a obra também nos traz discussões científicas sobre as descrições do autor em relação ao centro do planeta.
Personagens principais do livro Viagem ao Centro da Terra
A resenha do livro Viagem ao Centro da Terra nos apresenta diversas figuras importantes. Dentre os personagens principais da obra, estão:
- Otto Lidenbrock: professor e geólogo, Otto é um homem de 50 anos, alto, magro, de cabelos louros e olhos azuis;
- Axel Lidenbrock: narrador da história e responsável por conseguir desvendar o pergaminho de Arne Saknussem;
- Hans Bjelke: guia que oferece seus serviços a Otto e Axel, retratado como um homem calmo, alto e silencioso;
- Grauben: afilhada de Otto, ela acaba se apaixonando e se casando com Hans.
Qual a mensagem do livro Viagem ao Centro da Terra
Além de trazer muitos aspectos científicos a sua obra, o autor também traz à tona o contexto histórico imperialista na construção de sua história. Na época, a Europa era marcada por movimentos expansionistas, fazendo com que o escritor soltasse a imaginação e escrevesse um dos maiores clássicos da literatura.
Vale destacar que o livro também fala sobre a capacidade de adaptação dos personagens principais, que apresenta bastante diferença. Otto, por exemplo, valoriza sua intuição em momentos de escolha, partindo de impulsos e sensações para tomar sua decisão final.
Por outro lado, seu sobrinho Axel se agarra aos seus conhecimentos científicos, utilizando termos técnicos e tomando suas decisões a partir de ensinamentos teóricos.
Por fim, o silencioso guia Hans se adaptava de acordo com as suas experiências e vivências passadas. Como conhecia o local, era ele que acabava salvando Otto e Axel de grandes apuros.
Dessa maneira, podemos concluir que o autor valoriza cada conhecimento e inteligência dos seus personagens, por mais diferentes que estas sejam.
Qual é a parte mais importante do livro?
O livro Viagem ao Centro da Terra narra muitas aventuras e acontecimentos na vida dos personagens principais. Por conta disso, é muito difícil dizer ao certo qual é o ponto mais importante do livro.
No entanto, podemos concluir que o início da história, que nos mostra o professor encontrando e, em seguida, revelando o segredo do pergaminho, é um dos pontos essenciais para que a obra se desenvolva, sendo esse o início da jornada de Otto e Axel.
Outro ponto que pode ser destacado aqui é o momento em que os personagens encontram a trilha que levava ao centro da Terra, uma vez que nenhum deles sabia que tudo aquilo poderia simplesmente não existir.
Conheça outras obras do autor Júlio Verne
Além de Viagem ao Centro da Terra, o escritor francês Júlio Verne tem outras obras de destaque em sua carreira como autor. Dentre elas, podemos citar:
- Vinte mil léguas submarinas (1870);
- Os filhos do capitão Grant (1867);
- A jangada (1881);
- A volta ao mundo em 80 dias (1873);
- A ilha misteriosa (1875);
- Cinco semanas em um balão (1863);
- Dez horas de casa (1882);
- Da Terra à Lua: Viagem direta em 97 horas e 20 minutos (1865).
Veja também: Resumo do livro Frankenstein; veja capítulos e moral da obra