O resumo do livro O Cortiço, publicado em 1890, por Aluísio Azevedo, é um romance naturalista.
Ao longo do livro, o autor aborda as complexidades sociais e humanas de um cortiço. O Escritora de Sucesso traz um resumo por capítulo da obra.
Resumo do livro O Cortiço
O Cortiço resumo por capitulo, obra de Aluísio Azevedo, conta a história de João Romão, um português que prospera financeiramente ao adquirir um terreno e transformá-lo em um cortiço. O espaço torna-se um ponto de encontro de diversos personagens da obra.
No resumo do livro O Cortiço há uma série de eventos dramáticos. Além disso, retrata a exploração e os instintos primitivos presentes na comunidade marginalizada.

Capítulo I
No primeiro capítulo do livro “O Cortiço”, o português e protagonista, João Romão, é apresentado. Inicialmente, ele trabalha como vendedor, adquirindo propriedades com uma visão empreendedora. Com isso, constrói um cortiço, visando lucro com aluguéis.
Capítulo II
No capítulo seguinte, o autor explora a vida de Miranda. A princípio, ele é mais um português que quer enriquecer no Brasil, casando-se com D. Estela por motivos financeiros. Isso nutre a sua inveja por João Romão, que desfruta da liberdade e sucesso.
Ao longo do capítulo, a presença de Henrique é mencionada, que, apesar da aparência correta, envolve-se romanticamente com D. Estela. Botelha, um velho amigo de Miranda, flagra os dois, mas não fala sobre o ocorrido, aconselhando Henrique a ter mais cuidado.
Capítulo III
Neste capítulo do resumo do livro Cortiço, Azevedo explora a vivência dos personagens, destacando as lavadeiras. Entre elas, está Leandra, apelidada de “Machona”. Outra personagem introduzida é Ana das Dores, “das Dores”.
Além disso, Leocádia, a esposa do ferreiro Bruno; a idosa e desfavorecida Paula, apelidada como “Bruxa”; a mulata e ranzinza Marciana, junto à filha Florinda. O autor também introduz D. Isabel, uma portuguesa que enfrenta desafios na vida, apesar da educação privilegiada.
Capítulo IV
No quarto capítulo, Jerônimo é introduzido na história, um imigrante português que se estabeleceu, então, no Brasil com sua esposa e se tornou cavouqueiro. Jerônimo busca um emprego na pedreira de Romão. Apesar de hesitar inicialmente, João concorda em contratar Jerônimo.
Capítulo V
O escritor aprofunda-se na narrativa de Jerônimo, abordando desde a chegada ao Brasil, até os trabalhos na fazenda. Por se tratar de um homem íntegro, logo tem respeito pelos moradores.
Capítulo VI
No domingo, os moradores trajam, então, as melhores vestimentas para aproveitar o dia de folga. Além disso, o capítulo marca a volta de Rita Baiana, uma mulata que esteve ausente por três meses, junto ao amante Firmo.
Capítulo VII
As festividades começaram no início da noite. Por um lado, Rita recebia seus convidados, do outro, das Dores organizava seu próprio grupo de amigos. As celebrações aconteciam lado a lado, compartilhando uma energia contagiante.
Enfim, o jantar se prolongou do lado de fora do cortiço, transformando-se, portanto, em uma festa onde muitas pessoas se reuniram. Jerônimo, que estava na frente de sua casa ao lado da esposa, aproximou-se da festa e se encantou por Rita.
Capítulo VIII
No dia seguinte à festa, Jerônimo pega um resfriado. Apesar da esposa tentar cuidar dele, ele recusa. A presença de Rita Baiana traz uma mudança positiva no humor do personagem, e ela o auxilia a se recuperar. Então, sua esposa, Piedade, começa a desconfiar da intimidade dos dois.
No mesmo dia, um conflito emerge. Leocádia é surpreendida por seu marido, Bruno, junto a Henrique no matagal. Henrique havia presenteado a mulher em troca de favores sexuais, que acabou fugindo ao ver o marido da mesma.
Após o flagra, Bruno tenta agredir Leocádia, que se defende com uma pedra. Bruno volta ao cortiço e espalha o que aconteceu para os moradores. Ainda revoltado com a situação, joga os pertences da esposa pela janela. Em resposta, Leocádia faz o mesmo.
Capítulo IX
Após cair de amores por Rita, Jerônimo começa, então, a se adaptar ao estilo de vida brasileiro. Piedade, esposa do homem, mal reconhece o marido e sente-se desesperada. Neste momento, pede ajuda à Bruxa.
Entretanto, todos são surpreendidos com a gravidez de Florinda, filha de Marciana. A moça engravidou de Domingos, o caixeiro de João, que prometeu recompensá-las antes de fugir sorrateiramente.
Ao anoitecer, emerge uma nova jovem conhecida como Léonie. Ela é uma prostituta que conquistou considerável riqueza. Inclusive, pela forma de se vestir, foi respeitada como os ricos e famosos pelos moradores.
Veja também: Resumo do livro Iracema por capítulo e análise
Perguntas frequentes sobre O Cortiço resumo do livro
Resumo do livro O cortiço pdf
O Cortiço, de Aluísio Azevedo, é um romance naturalista publicado em 1890 que retrata a vida em um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX. A obra mostra o cotidiano de pessoas pobres que vivem em moradias coletivas, revelando desigualdades sociais, vícios, conflitos e ambições. O livro também critica a exploração feita por João Romão, o dono do cortiço, que enriquece às custas da miséria dos moradores. A narrativa aborda preconceito, relações de poder e a influência do meio sobre o comportamento humano.
Resumo do livro O Cortiço por Capítulo
No início, conhecemos João Romão, um comerciante ambicioso que constrói o cortiço para acumular fortuna. Em seguida, o enredo mostra a chegada de novos moradores e seus dramas pessoais, como Bertoleza, que vive em submissão a João. Outros capítulos destacam os contrastes sociais entre o cortiço e o sobrado vizinho, de Miranda, representando as diferenças de classe. Ao longo da obra, surgem intrigas, amores, traições e conflitos que revelam a degradação moral e social dos personagens. No final, João Romão abandona Bertoleza, que, desesperada, tira a própria vida, simbolizando a crueldade da exploração.
Resumo do livro O cortiço feito por um aluno
O Cortiço conta como a ganância pode transformar vidas. João Romão, homem simples, decide enriquecer e, para isso, constrói um cortiço onde vivem várias famílias humildes. Cada personagem tem uma história, mas todos mostram como a pobreza, a falta de oportunidades e a exploração destroem esperanças. O livro é um retrato da sociedade brasileira da época, mostrando preconceitos raciais, diferenças de classe e até como o ambiente influencia os comportamentos. É uma leitura que mostra injustiças e faz pensar sobre o Brasil.
O cortiço personagens
Entre os principais personagens de O Cortiço, estão:
João Romão: comerciante ambicioso e explorador, dono do cortiço.
Bertoleza: mulher negra, companheira de João, vive explorada e com fim trágico.
Miranda: vizinho de João, representante da burguesia e das diferenças sociais.
Jerônimo: português trabalhador que se deixa corromper pelo ambiente do cortiço.
Rita Baiana: figura sensual e livre, responsável por mudanças no comportamento de Jerônimo.
Pombinha: jovem que passa por transformação e simboliza a perda da inocência.
Esses personagens, junto com outros moradores, representam um retrato coletivo da sociedade da época, marcada por desigualdades e tensões sociais.
Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras – Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português, inglês e redação.




