Resumo do livro o príncipe e o mendigo; entenda o desfecho
O resumo do livro O príncipe e o Mendigo, do escritor Mark Twain, conta uma história que se passa na Inglaterra, tempos antes da morte de Henrique VIII. A obra nos apresenta Tom Canty, um menino humilde e com muita imaginação, que consegue entrar no palácio real para ver o príncipe de Gales. A seguir, veja todos os detalhes da narrativa no Escritora de Sucesso!
Resumo do livro o príncipe e o mendigo
O livro O Príncipe e o Mendigo conta uma história que acontece na Inglaterra, tempos antes da morte de Henrique VIII, no século XVI. Logo somos apresentados a Tom Canty, um menino pobre que consegue entrar no palácio real e encontra o príncipe de Gales, chamado Edward.
Nessa ocasião, o príncipe leva o garoto até seu quarto e lá eles percebem o quanto são parecidos. Para ficar ainda mais evidente essa semelhança, os dois vestem a roupa um do outro, e não conseguem ver a diferença.
Assim que Edward saiu do palácio com as roupas de Tom, ele não consegue mais entrar, uma vez que ninguém o reconhece. Tom, por sua vez, é confundido com Edward e todos acham que o menino enlouqueceu, pois esqueceu de tudo e nem lembrava do seu pai, Henrique VIII.
Veja também: Resumo do livro O Convidador de Pirilampos
O que acontece no livro O Príncipe e o Mendigo
Assim que começa a caminhar pelas ruas de Londres, Edward sente muita fome e cansaço. Quando chega em Offal Court, o pai de Tom, John Canty, pensa que é seu filho e acaba lhe dando uma surra.
Quando vê a cena, o Padre Andrew tenta tirar o menino das mãos de John, que o golpeia rapidamente. No entanto, essa briga acabou afetando muito a saúde do Padre, que estava quase morrendo depois do incidente. Por conta disso, Canty decide fugir de Londres e leva Edward consigo.
Homenagem ao príncipe Tom
No outro dia, seria a procissão para homenagear Tom, que iria começar pelo Rio Tâmisa e finalizar com uma celebração no Guildhall. No meio de toda confusão, Edward consegue fugir e segue para o local onde a cerimônia iria acontecer.
Quando chega, Edward é zombado pelos seguranças quando ele diz ser o príncipe de Gales. O garoto insiste e, quando os guardas avançam para cima dele, Miles Hendon chega para salvá-lo.
No mesmo momento, todos acham que Tom é filho do rei e, quando o garoto revela a sua verdade, ninguém acredita e pensam que ele está louco. Então, o menino é levado até seu pai para que ele tentasse o reconhecer, porém não tiveram sucesso. Assim, Henrique VIII sugeriu que seu filho fosse descansar.
Depois de um tempo sendo confundido com o príncipe, Tom finalmente começa a se adaptar à sua nova vida. Ele sente o peso das responsabilidades, mas mesmo assim encara seu papel com muita seriedade.
Durante essa ocasião, Tom perdoou diversos prisioneiros, inclusive o Duque de Norfolk, que havia sido condenado à morte por Henrique VIII. Todos apreciam a sua bondade e sabedoria.
Miles Hendon e o príncipe de Gales
Miles não consegue crer que Edward é o príncipe, mas acaba sentindo pena do garoto, por achar que ele estava louco.
Por conta disso, Miles acaba levando Edward até o local onde está alojado, criando um plano para levá-lo até a casa de seu pai, que estava voltando depois de passar muito tempo longe. No entanto, Canty consegue capturar Edward enquanto Miles não estava presente.
Com isso, o garoto é obrigado a viver em uma situação precária, junto a vagabundos e cafetões. Nesse tempo, ele acaba descobrindo que aqueles cidadãos foram vítimas das leis injustas que eram praticadas na Inglaterra.
Certo dia, Edward é mandado para “trabalhar” junto com Hugo, um outro menino que fazia parte do grupo. Quando o jovem tenta extorquir o dinheiro de um andante, Edward revela seu disfarce e consegue fugir.
Naquela noite, ele encontra um abrigo no celeiro de um fazendeiro. No outro dia, o garoto é descoberto pela família que morava ali. Por mais que as crianças acreditassem na história de Edward, a mãe não é convencida, fazendo um monte de perguntas ao menino e forçando-o a fazer tarefas domésticas.
Quando Canty se aproxima da residência, Edward foge novamente e consegue se abrigar em outra casa. O homem que morava ali tenta matá-lo, mas o menino é capturado por Canty e Hugo.
A vingança de Hugo
Hugo estava ansioso para se vingar de Edward. Então, certo dia, os dois são mandados para mendigar de novo e, Hugo, por sua vez, faz o menino ser acusado de roubar uma jovem mulher.
A polícia captura o Edward, mas Miles o ajuda a escapar, com o auxílio de um juiz humilde. Em seguida, Miles leva o príncipe para conhecer sua família em Hendon Hall. No entanto, o irmão dele finge que não o conhece, fazendo com que os dois sejam presos.
A prisão ensina diversas lições a Edward, que convive com os demais prisioneiros, onde a maioria foi presa de forma injusta por conta das leis cruéis do país.
Depois de cumprirem sua pena, os dois partem para o palácio para buscar justiça. Porém , os garotos são separados na Ponte de Londres.
Qual o desfecho da história O Príncipe e o Mendigo
Nesse meio tempo, Tom acaba se acostumando com os seus deveres reais e mostra sua dignidade. O garoto também aprende muitas lições durante sua estadia e, além disso, consegue um companheiro de estudos, Humphrey.
Ao longo do tempo, o menino passa a valorizar o luxo e o poder que estava tendo na sua nova vida, e começa a ter vergonha do seu passado. Quando ele participa de outra procissão, acaba avistando sua mãe no meio da multidão, mas se recusa a reconhecer a moça em público.
Depois do ocorrido, Tom sente vergonha de si mesmo e percebe que os poderes não são tão gloriosos quanto pareciam.
Na sua coroação, o garoto fica ansioso e agitado e, quando está prestes a receber sua coroa, Edward aparece e diz que é o verdadeiro rei.
As pessoas que estão assistindo ficam impressionados com a audácia do intruso, mas logo percebem a semelhança entre os garotos. Dessa forma, um dos empregados começa a fazer perguntas para Edward, que responde tudo com bastante convicção.
Como as respostas foram aprovadas, o Lorde pede que Edward localize o Grande Selo, que estava perdido. Primeiramente, o garoto se engana. Porém, com ajuda do Tom, ele se lembra onde tinha deixado, fazendo com que fosse recuperado imediatamente.
Então, Edward é coroado como rei.
Veja também: Resumo da Carta de Pero Vaz de Caminha