Resumo da Obra O Primo Basílio: Por Capítulo e Características do Realismo
O resumo da obra O Primo Basílio traz diversas críticas sociais à burguesia da sociedade portuguesa, apresentando personagens e características comuns dessa classe. O livro possui 16 capítulos e aborda muitos temas relevantes ao senso crítico, como a mediocridade e o adultério.
O Primo Basílio foi publicado em 1878 e fez muito sucesso na carreira do autor, sendo um dos seus trabalhos mais conhecidos. A seguir, a redação do Escritora de Sucesso traz todas as informações sobre a obra de Eça de Queiroz.
Resumo da Obra O Primo Basílio
O resumo da obra O Primo Basílio apresenta a história de Jorge e Luísa, um casal burguês que vive na capital do país, Lisboa. Bastante comum na época, a relação dos dois era sustentada pelo interesse e, por conta disso, não eram felizes de verdade.
Apesar disso, o marido sempre tentava alegrar a sua esposa, lhe dando presentes e trazendo muito conforto para dentro do lar.
Certa vez, Jorge faz uma viagem a trabalho e Luísa recebe seu primo Basílio em sua casa. Vale destacar que os primos já se envolveram no passado, o que contribuiu para que os dois não conseguissem resistir à tentação.
Em um dos capítulos do livro, a governanta da casa, Juliana, começa a notar o romance entre os primos, além de encontrar diversas cartas reveladoras e que podem acabar com o casamento de Luísa.
Com medo do julgamento da sociedade, os primos combinam de fazer seus encontros amorosos em um lugar mais reservado. Assim, Luísa e Basílio passam a ter inúmeros episódios calorosos em um pequeno quarto, localizado nos subúrbios da capital.
Mesmo que o romance dos primos seja bastante nítido, a jovem sente que a paixão de seu primo está diminuindo aos poucos. Apesar desse sentimento, ela tenta convencê-lo a ficar com ela na cidade. Sem sucesso, Basílio volta para a França.
Assim que Jorge volta da sua viagem, Luísa precisa lidar com as chantagens da governanta, que pegou as cartas trocadas pelos amantes anteriormente. A partir daí, a criada recebe um salário mais salgado e ganha muitos presentes de sua patroa.
Além de receber os bens materiais, Juliana também deixa Luísa responsável por algumas tarefas domésticas. Toda chantagem era feita com muita cautela, para que o marido não percebesse.
No entanto, certo dia Jorge percebe a diferença nas tarefas feitas pela governanta, mandando-a embora logo em seguida. Mesmo depois de despedida, Juliana continuava com as suas chantagens.
Quando já não aguentava mais viver naquele dilema, Luísa resolve contar seu segredo para Sebastião, o melhor amigo de Jorge, que resolve ajudá-la. Assim, ele ameaça Juliana, que devolve todas as provas do adultério. Posteriormente, a criada acaba morrendo de insatisfação.
Mesmo com as provas destruídas, Luísa começa a sofrer pela perda do seu grande amor, além de viver com medo de ser punida pelo marido e perder sua vida luxuosa, caso este descobrisse sobre a traição.
Nos últimos capítulos da obra, Luísa fica doente e Jorge encontra uma carta reveladora do primo da esposa. Assim que o marido mostra o escrito, Luísa apresenta piora na sua saúde e, nos dias seguintes, vem a falecer.
Veja também: Resumo do livro O Alienista ─ Por Capítulo, Análise e Objetivo
Personagens do livro
Além do casal burguês, o livro conta com outros personagens que são relevantes durante os capítulos. A seguir, veja quais são eles:
- Basílio: primo de Luísa;
- Juliana: criada de Luísa e Jorge;
- Leopoldina: amiga de Luísa;
- Sebastião: amigo de Jorge;
- Dona Felicidade e Conselheiro Acácio: amigos do casal.
Importância da obra O Primo Basílio
O Primo Basílio é uma obra realista e apresenta diversas características marcantes desse movimento, como a narrativa irônica, temas de cunho social, referências religiosas, personagens com costumes da época e exploração do erotismo.
Vale destacar que a obra foi escrita quando a escola realista-naturalista estava se consolidando em Portugal. Desse modo, o escritor apresenta inúmeras descrições do ambiente e de seus personagens ao longo da narrativa, descrevendo seus desejos, anseios, medos, decepções, entre outros.
Características do Realismo
O realismo surgiu como uma oposição ao romantismo, que tratava-se de um movimento onde a subjetividade era priorizada. Desse modo, o realismo se destaca pela busca de apresentar a realidade, o cotidiano do ser humano. Além de impactar a literatura, essa tendência também marcou outras artes.
Sendo uma total contradição ao romantismo, o realismo conta com as seguintes características:
- Utilização de uma linguagem culta e elegante;
- Críticas referentes as hipocrisias da burguesia;
- Análise psicológica das personagens;
- Reconhecimento dos fatos e da objetividade do cotidiano;
- Personagens reais e sem idealização;
- Temas de cunho social;
- Retratos do fracasso social, do adultério e da pobreza.
Vale destacar que Eça de Queiroz, autor de O Primo Basílio, foi o principal romancista do realismo em Portugal. Com isso, é possível enxergar diversas características do movimento dentro de seus livros, como acabamos de ver no resumo.
Veja também: Resumo do livro O Triste Fim de Policarpo Quaresma ─ Análise por capítulo