Resumo do livro Harry Potter e a pedra filosofal

O resumo do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro da famosa saga escrita por J.K. Rowling. Ele apresenta o universo mágico de Hogwarts e acompanha a jornada de Harry Potter, um menino órfão que descobre ser um bruxo no dia do seu aniversário de 11 anos.
Criado pelos tios, que sempre o trataram mal, ele não fazia ideia de sua verdadeira história. Mas tudo muda quando recebe uma carta de admissão para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Ao longo do ano letivo, Harry faz amigos inseparáveis, como Rony Weasley e Hermione Granger, e aprende sobre o passado de seus pais, mortos pelo terrível Lorde Voldemort.
A trama se intensifica quando ele descobre a existência da Pedra Filosofal, um artefato mágico capaz de conceder imortalidade. Junto com seus amigos, ele enfrenta desafios perigosos para impedir que Voldemort retorne ao poder.
Resumo do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal por capítulo
Capítulo 1 – O menino que sobreviveu
O resumo do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal começa na pacata rua dos Dursley, uma família que se orgulha de ser normal e despreza tudo que seja “fora do comum”. Naquela noite, no entanto, coisas estranhas acontecem: pessoas de vestes esquisitas comemoram algo misterioso, corujas voam durante o dia e gatos parecem estar observando os humanos.
À noite, Alvo Dumbledore, Minerva McGonagall e Rúbeo Hagrid aparecem e deixam um bebê na porta da casa dos Dursley.
Esse bebê é Harry Potter, cujos pais foram mortos pelo bruxo mais temido de todos os tempos, Lorde Voldemort. No entanto, por razões desconhecidas, Voldemort não conseguiu matar Harry, que sobreviveu ao ataque e ficou apenas com uma cicatriz em forma de raio na testa.
Agora, deixa-se ele com os tios, que não têm o menor desejo de criá-lo com carinho.
Capítulo 2 – O vidro que sumiu
Dez anos se passam, e Harry cresce sendo tratado como um fardo pelos tios, dormindo no armário debaixo da escada. Ele nunca entendeu por que sua família o trata tão mal e nem sabe nada sobre seus pais. Seu primo, Duda, é mimado e vive implicando com ele, sempre recebendo tudo o que quer.
Certo dia, leva-se Harry ao zoológico para comemorar o aniversário de Duda. Lá, ele percebe algo estranho: consegue se comunicar com uma cobra. Quando o primo tenta atrapalhar o momento, o vidro da jaula desaparece misteriosamente, libertando o animal. Sem saber, Harry acabou de manifestar mais um sinal de sua magia, mas ainda não compreende o que isso significa.
Capítulo 3 – As cartas de ninguém
Tudo muda quando uma carta endereçada a Harry chega à casa dos Dursley. O tio Válter entra em pânico e impede que ele leia a mensagem. Nos dias seguintes, cada vez mais cartas começam a chegar, o que deixa a família desesperada. Válter tenta impedir que Harry tenha acesso a qualquer uma delas.
A situação sai do controle quando centenas de cartas invadem a casa. Sem saber mais o que fazer, os Dursley fogem e se refugiam em uma cabana no meio do mar, acreditando que, longe dali, as cartas parariam de aparecer. Mas a resposta para tudo está prestes a chegar de um jeito inesperado.
Capítulo 4 – O guardião das chaves
Na noite do aniversário de 11 anos de Harry, a porta da cabana é arrombada por um homem gigante e barbudo. Ele se apresenta como Hagrid e explica que veio buscar Harry para levá-lo a Hogwarts. O garoto finalmente descobre a verdade: ele é um bruxo e tem um lugar em uma escola mágica.
Hagrid também revela que seus pais não morreram em um acidente de carro, como os tios diziam. Na realidade, eles foram assassinados por Voldemort, mas, por razões desconhecidas, Harry sobreviveu. O garoto fica chocado, mas ao mesmo tempo sente que, pela primeira vez, está descobrindo quem realmente é.
Capítulo 5 – O beco diagonal
Hagrid leva Harry para o Beco Diagonal, um lugar escondido onde os bruxos fazem suas compras. O garoto fica deslumbrado ao ver tantas coisas mágicas e percebe que há um mundo inteiro que ele nunca conheceu.
No banco Gringotes, Harry descobre que seus pais deixaram uma grande herança para ele. Além disso, Hagrid retira um pacote misterioso do cofre 713, dizendo que é assunto de Dumbledore. Depois, Harry compra sua varinha na loja de Olivaras e descobre que ela tem uma conexão com a de Voldemort.
Capítulo 6 – A partida na plataforma 9¾
No dia de ir para Hogwarts, Harry recebe ajuda da família Weasley para, então, encontrar a Plataforma 9¾ na estação King’s Cross. Ele embarca no Expresso de Hogwarts e conhece Rony, com quem rapidamente cria uma amizade.
Durante a viagem, também conhece Hermione, uma garota extremamente inteligente e dedicada aos estudos. No entanto, no início, ela parece um pouco mandona. Outro encontro importante acontece com Draco Malfoy, um garoto arrogante que tenta convencê-lo a escolher melhor suas amizades.
Capítulo 7 – O chapéu seletor
Ao chegar a Hogwarts, os novos alunos precisam dividir-se em casas. Para isso, um chapéu mágico chamado Chapéu Seletor decide para onde cada um irá. Enquanto Rony torce para ir para a Grifinória, Harry fica apreensivo, pois Malfoy já disse que a Sonserina é a melhor casa.
Quando coloca-se o Chapéu Seletor em sua cabeça, ele percebe que Harry poderia se dar bem na Sonserina, mas o garoto rejeita a ideia. No fim, ele é escolhido para a Grifinória, junto com Rony e Hermione, enquanto Malfoy vai para a Sonserina.
Capítulo 8 – O professor de poções
Harry começa suas aulas e descobre que algumas matérias são mais difíceis do que imaginava. Seu professor de Poções, Severo Snape, parece ter algo contra ele desde o primeiro dia.
Além disso, Harry e seus amigos percebem que há algo estranho acontecendo na escola. Durante um passeio proibido pelos corredores, eles encontram um cão gigantesco de três cabeças guardando uma porta trancada. O mistério sobre o que está escondido ali começa a crescer.
Capítulo 9 – O duelo à meia-noite
Malfoy desafia Harry para um duelo à meia-noite, mas tudo não passa de uma armadilha. Ao fugir do zelador Filch, Harry, Rony e Hermione acidentalmente entram no corredor proibido e quase são atacados pelo cão de três cabeças.
Hermione percebe que o animal está protegendo algo. Harry começa a suspeitar que a escola guarda um segredo muito importante, e a Pedra Filosofal pode estar envolvida.
Veja também: Resumo do livro Diário de um Banana 1
Um comentário em “Resumo do livro Harry Potter e a pedra filosofal”