Resumo do livro Escaravelho do Diabo

Resumo do livro Escaravelho do Diabo

O resumo do livro Escaravelho do Diabo, escrito por Lúcia Machado de Almeida, se enquadra no gênero infanto-juvenil. A narrativa conta a história de Alberto, que começa uma investigação assim que vê seu irmão ser morto depois de receber uma caixa com um escaravelho. Hoje, o Escritora de Sucesso mostra todos os detalhes sobre a obra.

Resumo do livro Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo é uma obra que se enquadra no gênero infanto-juvenil, escrito por uma autora brasileira, Lúcia Machado de Almeida. A narrativa conta a história de Alberto, que vê seu irmão ser assassinado logo depois de receber um pacote misterioso com um escaravelho. Após esse acontecimento, ele decide iniciar uma investigação.

O Escaravelho do Diabo atingiu seu ápice de sucesso quando foi transformado em livro pela Editora Vaga-Lume, com ilustrações incríveis de Mario Cafiero. Além disso, a história foi adaptada para o cinema no ano de 2016.

O livro é um thriller de suspense, sem envolver apelações e nada de exageros. Os acontecimentos se desenvolvem de forma rápida, o que é espetacular para o leitor que só quer desvendar o mistério logo.

A linguagem utilizada pela escritora é direta e simples, o que não estraga sua boa escrita. Inclusive, é importante ressaltar que o livro é voltado para os jovens, o que pode explicar a escrita escolhida. Por conta disso, é possível cativar todos os leitores que escolhem essa obra para ler.

Veja também: Resumo do livro Anne de Green Gables ─ Mensagem principal e final

O que acontece no livro Escaravelho do Diabo

A narrativa gira em torno de um mistério que surge na vida de Alberto, nosso personagem principal. A obra se passa em uma cidade no interior de São Paulo, Vista Alegre, onde uma série de assassinatos assombra pessoas ruivas daquela região.

A primeira vítima dos crimes é o Hugo, irmão de Alberto, que está estudando medicina. A partir de sua morte, ele começa a investigar o que há por trás de tudo isso. Uma das pistas mais importantes daqueles casos, era uma caixa com um besouro, que era enviada às vítimas antes do assassinato.

Alberto e os outros investigadores resolvem levar seus trabalhos até uma pensão de uma moça irlandesa, que se chama Cora O’ Shea. Lá, existem diversos personagens com características marcantes, inclusive a dona da pensão e os funcionários. Todos eles são tratados como vítimas e suspeitos.

Nessa ocasião, Alberto acaba se apaixonando por uma moradora da pensão, Verônica. Os dois mantêm uma relação marcada por suspeitas constantes, uma vez que não se podia confiar em ninguém naquela altura.

Os três que estão responsáveis pela investigação do caso, sabem que a solução de todos os assassinatos está situada na pensão da irlandesa. No entanto, não há como punir ninguém, uma vez que eles não tinham provas suficientes, nem menos para tirar suas suspeitas. Dessa forma, o caso acaba ficando como ‘não solucionado’.

Depois de anos, em uma viagem à Europa, Alberto ainda pensa em Verônica e como fazer para reconquistar o amor da moça. Além disso, por acaso, ele acaba descobrindo quem matou o seu irmão e os motivos que levaram ao assassinato.

Quais são os personagens principais do livro O Escaravelho do Diabo?

Os personagens principais do livro O Escaravelho do Diabo se concentram em:

  • Alberto: estuda medicina, irmão da primeira vítima do escaravelho;
  • Inspetor Pimentel: personagem que cuida dos casos criminais;
  • Cora O’ Shea: proprietária da pensão em que a investigação se desenrola;
  • Subinspetor Silva: trabalha ajudando o inspetor Pimentel;
  • Verônica: moça pela qual Alberto desenvolve uma relação romântica;
  • Elza: copeira da pens]ao;
  • Rachel Saturnino: desenvolve um romance por Hugo; também uma personagem com características de uma pessoa ruiva.

Onde se passa a maior parte da história

A obra se passa no município de Vista Alegre, localizado no interior do estado de São Paulo. As investigações se passam, mais precisamente, na pensão de Cora O’ Shea.

O que significa um Escaravelho

O Escaravelho é um grande besouro, de cor negra, dos países mediterrâneos. Inclusive, na capa temos uma representação desse inseto em forma de ilustração.

Na história, as vítimas recebiam uma caixa com esse besouro, o que significava que logo elas seriam assassinadas. Isso fazia parte do plano do assassino, que provavelmente deixava esse recado antes de cometer seu crime, para deixá-lo mais simbólico de alguma forma.

Por conta disso, os investigadores passaram a tratar o seu suspeito como “Inseto”. Durante as investigações na pensão, o caso não foi solucionado. Porém, Alberto acaba descobrindo o culpado anos depois.

Quem é o vilão do Escaravelho do Diabo

O Inseto, como era chamado, acaba sendo descoberto por Alberto, ao acaso, em uma viagem que ele fez à Europa. No caso, foi revelado que Rudolf Bartels era o assassino de seu irmão, mais conhecido como Sr. Graz.

Durante a investigação na pensão, ele usava um nome falso, Jean Graz. O personagem era um professor de idiomas e acabou morrendo carbonizado durante um incêndio na capela, junto com o Padre Afonso, personagem secundário da narrativa.

Quando descobriu que ele era o assassino, Alberto também percebeu que o Sr. Graz planejou sua própria morte, com o objetivo de não ser preso pelos seus crimes.

Conheça mais obras de Lúcia Machado de Almeida

Além de ter escrito o livro Escaravelho do Diabo, Lúcia Machado tem outras obras que valem a pena ser lidas por quem gostou dessa história. Para esse público, podemos recomendar os seguintes trabalhos:

  • Histórias do Fundo do Mar;
  • O Mistério de Douradinha;
  • Passeio a Sabará;
  • Passeio ao Alto Minho;
  • Passeio a Ouro Preto;
  • O Caso de Atíria, a Borboleta;
  • Asteróide;
  • Lendas da Terra do Ouro.

Durante toda a sua carreira, a autora ganhou diversos prêmios importantes da literatura, como Diplôme d’Honneur, da Aliança Francesa, e medalha de ouro na Bienal do Livro.

O seu livro Escaravelho do Diabo foi lançado inicialmente em uma série, no ano de 1953. Foi apenas em 1974 que a história foi republicada em forma de livro. Ilustrado por Mario Cafiero, a obra possui 128 páginas, sendo um livro de rápida leitura, ideal para quem gosta do gênero suspense.

Veja também: Resumo do livro O Convidador de Pirilampos

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *