Resumo do livro A Revolução dos Bichos
O Resumo do livro A Revolução dos Bichos, do escritor George Orwell, trata-se de uma sátira relacionada à ditadura stalinista. Nele, são abordados diferentes temas da sociedade em questão, como o poder, manipulação política, revolução, medos e fraquezas dos seres humanos. Hoje, o Escritora de Sucesso mostra todos os detalhes sobre a obra.
Resumo do livro A Revolução dos Bichos
O livro A Revolução dos Bichos acompanha a história de alguns animais que moram na Fazenda do Solar, localizada na Inglaterra. Na granja, que pertencia ao senhor Jones, havia porcos, galinhas, cabras, vacas, burros, cavalos, pombas, ovelhas e cachorros, sendo que esses são os personagens centrais da obra.
O velho Major era um porco idoso, que tinha muita inteligência e sabedoria, respeitado por todos os animais da granja. Depois de um sonho, esse personagem fez um longo discurso a comunidade, falando sobre como funcionava a escravidçao dentro de suas vidas. Durante o tempo que estavam na fazenda, trabalhavam para levar conforto aos seres humanos, que nada produziam.
O porco ainda destacou que os animais que viviam ali só recebiam alimentos que eram suficientes para sua sobrevivência. Assim que ficavam velhos, já não eram produtivos para os humanos, e logo eram abatidos. Dessa forma, Major os apresenta a revolução, chamando-a de Animalismo.
A revolução começou a ser feita depois que o velho proco morreu. Tudo aconteceu quando os animais estavam com fome e se voltaram contra o senhor Jones, o expulsando imediatamente da fazenda. Depois de lutarem e darem o melhor de si no Animalismo, os animais tiveram muito sucesso no movimento.
Depois que Major veio a falecer, outros dois porcos começaram a organizar a revolução, uma vez que esses animais eram os mais inteligentes da granja. Desse modo, Napoleon e Snowball ensinaram os demais a como viver na nova sociedade.
Para conseguirem organizar a nova estrutura, Snowball apresentou sete mandamentos que precisavam ser seguidos por todos os animais. Aquelas regras poderiam ser facilmente entendidas através de um pensamento único, que era de acreditar que os que tem quatro pernas são bons, já os que tem duas são cruéis.
Veja também: Resumo do livro O Cortiço ─ Por Capítulo e Conclusão
Qual o final do livro A Revolução dos Bichos
Na narrativa, Snowball e Napoleon são bons amigos. No entanto, logo depois de conseguirem organizar a nova sociedade, Napoleon adquiriu pensamentos contrários ao de seu parceiro e, por conta disso, os dois começaram a disputar a liderança.
Para desfazer a amizade por completo, o relacionamento entre os porcos foi quebrado quando Snowball apresentou o projeto de construção de moinho. Nessa ocasião, Napoleon não deixou de discordar. Assim, ele acaba expulsando Snowball da granja.
Com isso, Napoleon conseguiu o poder e convenceu a todos de que seus ideais deveriam ser seguidos, além de destacar que Snowball havia fugido por ser um traidor. Depois, o novo líder adota um sistema ditatorial, onde as regras só poderiam ser impostas por ele, e os demais tinham que obedecer. Ou seja, não havia mais debates e a opinião dos outros animais não era considerada.
Protegido por cães, Napoleon começa a construir o moinho e escraviza os outros animais novamente, que trabalhavam por horas para agradar os porcos da fazenda. Como não tinha materiais suficientes para a construção, o líder decidiu fazer uma parceria com os seres humanos.
Pouco a pouco, os animais que viviam na granja do senhor Jones foram morrendo. Para o desfecho da história, os porcos aparecem andando sobre duas patas, contrariando o principal mandamento da Revolução. Assim, os porcos finalmente se unem aos humanos.
Qual foi o motivo da revolução
Durante a narrativa, podemos perceber que a revolução acontece porque os animais são explorados pelos seres humanos, e não recebem nada além do mínimo para sobreviver na Granja Solar.
Assim que percebe esse sistema, o proco Major chama todos os animais para fazer um discurso sobre seus ideais, falando tudo que pensava a respeito e o que eles poderiam fazer para acabar com tudo aquilo.
De acordo com o escritor, a revolução faz referência aos fatos que aconteceram na época da Revolução Russa, com destaque para a era estalinista da época. Seu principal objetivo era denunciar a ditadura que foi instalada por Stalin logo depois que este alcançou o poder.
Quais os 7 mandamentos do Animalismo
Para organizar a nova sociedade, Snowball propôs que os animais seguissem algumas regras. Dentre elas, estavam:
- O que anda sobre duas pernas é mau;
- O que anda sobre quatro pernas ou tem asas é bom;
- Nenhum animal pode usar roupas;
- Nenhum animal pode beber álcool;
- Nenhum animal pode dormir em camas;
- Nenhum animal pode matar outros animais;
- Todos os animais são iguais.
Seguindo esses mandamentos, era possível manter uma sociedade agradável para todos. Porém, nem todos concordaram com isso, uma vez que tinham pensamentos diferentes, como Napoleon, que logo se manifestou contra.
Personagens do livro A Revolução dos Bichos
Dentre os principais personagens do livro A Revolução dos Bichos, estão:
- Senhor Jones: proprietário da Fazenda do Solar;
- Velho Major: o porco que cria a ideia da Revolução;
- Snowball: o porco que liderou inicialmente o Animalismo;
- Napoleon: o porco que se rebelou contra os ideais da Revolução;
- Boxer: o cavalo forte que acredita no Animalismo e é explorado na ditadura.
Qual a moral da história do livro A Revolução dos Bichos
George Orwell quis escrever essa fábula quando se deu conta de que os seres humanos são capazes de comandar animais pelo fato de não terem consciência nenhuma dessa exploração. Mesmo que muitos deles sejam mais fortes, não há como se revoltarem.
Além disso, ele percebeu que existia uma relação parecida entre os patrões e os proletários da vida real.
Obras de George Orwell
Além de A Revolução dos Bichos, George Orwell tem outras obras de destaque na sua carreira. Podemos citar aqui:
- A filha do reverendo (1935);
- Um pouco de ar, por favor! (1939);
- A caminho de Wigan (1937);
- Na pior em Paris e Londres (1933);
- Dias na Birmânia (1934);
- Lutando na Espanha (1938);
- 1984 (1949).
Suas histórias apresentam uma linguagem marcada pela objetividade e simplicidade, o que acaba cativando leitores do mundo inteiro, de todas as idades.
Veja também: Resumo do Livro O Fantasma de Canterville de Oscar Wilde