O que escrever no perfil do currículo: Profissional, Primeiro Emprego

O que escrever no perfil do currículo: Profissional, Primeiro Emprego

Você sabe o que escrever no perfil do currículo? Pode parecer algo bastante simples, mas esse assunto gera dúvidas para muitas pessoas. Neste post, o Escritora de Sucesso traz todas as informações e dicas importantes sobre o tema.

O que escrever no perfil do currículo

Saber o que escrever no perfil do currículo é fundamental para qualquer profissional, seja qual for a sua área de trabalho. Afinal de contas, é com essa breve descrição que o recrutador consegue conhecer um pouco mais sobre o candidato a vaga.

Assim como qualquer outro tópico de um currículo, esses dados precisam ser preenchidos com cautela, sempre priorizando a objetividade e a clareza. Dessa maneira, quem vê o documento consegue absorver todas as informações de forma rápida, aumentando as chances do candidato.

De forma geral, o perfil do currículo conta com as experiências e competências do profissional. Desse modo, é importante organizar esses dados e resumi-los conforme necessário.

Veja também: Como escrever um email para enviar currículo: Veja o exemplo formal

O que escrever no perfil do currículo profissional

Como dito acima, o tópico do perfil carrega informações como as vivências e habilidades profissionais do candidato. Caso tenha alguma experiência na carreira, por exemplo, é nesse espaço que irá preencher os dados relevantes.

Além das experiências e competências, o profissional também pode colocar sua formação acadêmica atual, disponibilidade de horário e conquistas que possuem alguma relação com a vaga de emprego.

O que escrever no currículo de primeiro emprego

Quando não existem experiências para listar, muitos candidatos acabam entrando em pânico e ficam com receio do currículo não ser selecionado. No entanto, existem diversas outras informações relevantes que podem ser adicionadas nesse espaço.

O profissional pode, por exemplo, colocar habilidades que têm relação com a vaga oferecida pela empresa, ou que fazem diferença dentro de sua área de atuação. Aqui é importante lembrar que não precisa justificar essa competência, ou seja, contar sobre algum acontecimento que precisou desenvolver essa ação.

Nesse caso, o candidato só precisa falar sobre se o recrutador solicitar na entrevista de emprego. Se for colocado no currículo, ficará cheio de informações irrelevantes naquele momento.

Além das habilidades, pode-se destacar também a formação acadêmica, cursos extracurriculares e trabalhos voluntários. Sempre informe seus dados de forma clara e objetiva.

Dicas para criar o perfil do currículo

Existem diversas dicas que podem ser aplicadas no momento de criar o perfil do currículo, seja ele profissional ou para primeiro emprego. Essas orientações podem servir de apoio para o candidato que deseja ganhar destaque no recrutamento.

Dentre as principais dicas que podemos citar, estão:

  • Informe seus dados de forma objetiva;
  • Tente resumir seu currículo em apenas uma página;
  • Escolha um modelo de currículo simples e respeite as normas;
  • Adicione habilidades que realmente combinam com o seu perfil;
  • Não coloque cursos e experiências falsas;
  • Revise o currículo e corrija os erros, caso necessário.

Vale destacar que nem sempre é solicitado uma carta de apresentação junto ao currículo profissional. No entanto, é sempre bom verificar o que o processo seletivo da empresa exige dos candidatos.

Veja também: O que escrever no objetivo de um currículo? Veja as possibilidades

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *