Aprenda a como fazer resumo de currículo no Linkedin e garantir empregos
Saber como fazer resumo de currículo no Linkedin é essencial para todo e qualquer profissional. Afinal de contas, esse documento precisa ser objetivo para que tenha mais chances de ser selecionado no processo seletivo. Neste post do Escritora de Sucesso, apresentamos todas as informações sobre o assunto.
Como fazer resumo de currículo no Linkedin
Muitas pessoas têm interesse em saber como fazer resumo de currículo no Linkedin, uma vez que esse documento precisa ser objetivo para ter a chance de passar para a próxima etapa. Isso acontece porque nenhum recrutador quer ler páginas e mais páginas de apenas um candidato.
Nesse sentido, os currículos que estão mais resumidos tem prioridade, seja qual for a vaga de emprego. No entanto, é preciso saber quais informações devem ser colocadas e quais devem ser deixadas de lado.
De forma geral, os elementos principais dentro de um currículo são:
- Dados pessoais (nome, idade, telefone, etc.);
- Objetivo profissional;
- Experiências profissionais;
- Formação acadêmica;
- Habilidades e cursos extracurriculares.
Normalmente, os profissionais colocam todas essas informações em forma de tópico, deixando o visual mais simples de ser visto pelos recrutadores. Nesse caso, é importante destacar bem cada item do documento.
Veja também: Como escrever um email para enviar currículo: Veja o exemplo formal
Dicas para fazer um resumo de currículo
Existem diversas dicas que podem auxiliar o profissional que está escrevendo um novo currículo. Primeiramente, é importante analisar as vagas que combinam com o seu perfil e, em seguida, desenvolver um documento concentrado nela.
Isso significa que todas as informações devem estar relacionadas com as vagas de emprego, como experiências na carreira e objetivo profissional.
Logo após fazer essa análise, o trabalhador pode começar a aplicar as outras dicas. São elas:
- Organize as informações em tópicos;
- Tente concentrar os dados em apenas uma página;
- Inclua formação e cursos relevantes;
- Não exagere nas habilidades e competências profissionais;
- Revise o documento e corrija os erros, se houver.
Qual modelo de currículo escolher
Dentro das plataformas que criam currículos, existem diversos modelos que podem ser usados, saindo dos mais simples e caminhando até o mais extravagante. Apesar de ter muitas opções, é preciso olhar para o seu perfil profissional antes de escolher uma delas.
Desse modo, o modelo vai mudar de acordo com a área que o trabalhador faz parte. Caso seja um advogado, por exemplo, é interessante escolher um design moderno e ao mesmo tempo simples, sempre tentando demonstrar sua seriedade.
Caso não tenha ideia de qual modelo seguir de acordo com a sua carreira, sempre opte pelo convencional. Ou seja, aquele currículo já conhecido e usado por todos os profissionais.
Aplicativos para fazer um currículo
Felizmente, existem diversas ferramentas digitais que podem ajudar os profissionais que pretendem montar seu currículo. Com eles, é possível otimizar o tempo e fazer com que essa tarefa fique bem mais simples.
Dentre os principais aplicativos disponíveis, podemos destacar:
- Meu Currículo;
- Canva;
- Microsoft Word;
- Google Docs;
- Curriculum Vitae;
- Pages.
Vale destacar que os aplicativos não fazem resumos dentro do sistema. Dessa forma, é importante que o trabalhador já saiba o que irá escrever em cada tópico do seu documento profissional.
Veja também: O que escrever no objetivo de um currículo? Veja as possibilidades
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