Resumo do livro Coraline; veja moral da história e faixa etária
O resumo do livro Coraline, publicado pela primeira vez em 2002, é uma obra de fantasia, horror e ficção científica. A história acompanha uma garotinha que se muda para uma casa antiga com seus pais e acaba encontrando um mundo paralelo. Hoje, o Escritora de Sucesso traz todos os detalhes sobre o livro de Neil Gaiman.
Resumo do livro Coraline
O livro Coraline acompanha a história de uma garotinha de onze anos que acaba de se mudar para uma casa antiga junto com seus pais. Logo de início, a narrativa já nos conta que a família não dá a devida atenção para a criança, que se sente limitada e entediada no dia a dia com seus pais.
Certo dia, Coraline tira o dia para explorar a casa nova, descobrindo que seus vizinhos são bastante excêntricos e, durante a leitura, somos apresentados a diversos personagens importantes para a trama.
Nessa mesma experiência, a menina também descobre que existe uma porta secreta em uma das salas da casa nova. No entanto, quando a abriu, encontrou apenas uma parede de tijolos. Ou seja, não havia nada de interessante por ali.
Certa noite, Coraline é acordada por um barulho estranho, logo podendo perceber que tinha uma presença na casa. Curiosa, a garota começa a perseguir os rastros, que leva-a até a porta misteriosa que tinha achado mais cedo. Contudo, ao abrir novamente, viu que a parede não estava mais lá.
Agora, o que havia atrás da porta era um túnel que levava para outro mundo, que era exatamente como o de Coraline, só que bem mais interessante e empolgante. Dessa forma, a garota encontrou seus pais nesse mundo, mas os dois eram totalmente diferentes.
A nova família não tinha nada em comum com a antiga, inclusive, ao invés de olhos, os novos pais de Coraline tinham botões no rosto. Depois de fazer diversas visitas no mundo paralelo, Coraline percebe que sua mãe e seu pai verdadeiros estão desaparecidos e, a partir daí, ela precisa achar uma forma de trazê-los de volta e voltar para sua casa.
Veja também: Resumo do livro Alice no País da Mentira, Por capítulos
O que acontece no final do livro Coraline
Depois de descobrir que seus pais estão desaparecidos, Coraline se dá conta que voltar para sua casa será mais desafiador do que pensava.
Em uma conversa com a sua segunda mãe, a menina recebe uma oferta para permanecer naquele mundo para sempre. Porém, teria que costurar botões no lugar de seus olhos, podendo se tornar oficialmente um membro daquela família.
Desconfiada e bastante corajosa, Coraline não aceita a proposta e acaba por enfrentar o enfurecimento de sua mãe, que se torna uma figura desagradável e muito raivosa.
Determinada a encontrar sua verdadeira família, a garota consegue enfrentar todos esses desafios e, ao final da história, voltar para seus pais e sair daquele mundo paralelo.
Qual a moral do livro Coraline
No livro Coraline, somos apresentados a um grande mundo de fantasia e horror. De forma geral, a moral da obra se dá na representação do bem e do mal, do amor e do ódio, sendo que esses dois elementos são caracterizados pelos dois mundos da história.
No começo, Coraline não enxerga o mal do outro mundo, apesar de sempre estar desconfiada de tudo. Além disso, a garota também tem dificuldades para ver o grande amor que seus pais de verdade sentem por ela, uma vez que existem muitas falhas na forma de expressão desse sentimento por parte dos dois.
Qual o conflito principal da história Coraline
Logo no começo da história, percebemos que Coraline vive em um conflito com sua família, típico de um personagem na fase da pré-adolescência.
Durante esse período, a menina sente vontade de ter a atenção de seus pais, que estão sempre ocupados com os seus respectivos trabalhos e, por conta disso, o amor entre eles acaba sendo expressado de forma errada.
Ou seja, a família do mundo paralelo apareceu em um momento oportuno na vida de Coraline. Com os novos pais, a menina se sentia acolhida e, dessa forma, ficou tentada a visitar aquele lugar sempre que podia.
Qual foi a inspiração de Coraline
O livro Coraline foi inspirado em “A Nova Mãe”, publicado em 1882, além de fazer parte de várias coletâneas, foi adaptado para o teatro.
A obra é muito perturbadora quando pensamos que se trata de um conto infantil, sendo muito mais aterrorizantes que outros contos do mesmo gênero. Para um livro daquela época, A Nova Mãe era incomum.
O conto também foi destacado por Kelly Link, além de ganhar reescritos por Alvin Schwartz, em Histórias Assustadoras para Contar no Escuro, e por Alan Garner, em Collected Folk Tales.
Conheça o autor da história: Neil Gaiman
Neil Richard Gaiman nasceu no ano de 1960, na Inglaterra e aprendeu a ler quando tinha apenas 4 anos de idade. Na sua infância, o escritor já expressava seu amor por livros, passando grande parte do tempo devorando obras em bibliotecas da região.
Para ter sucesso na sua carreira, Neil se tornou jornalista, sendo que seu primeiro livro foi uma biografia da banda Duran Duran, que levou três meses para ser feita. No seu segundo trabalho, o autor fez uma biografia de Douglas Adams, que foi responsável por criar O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Atualmente, Neil possui 62 anos e mora nos Estados Unidos. No Brasil, são cerca de 50 obras de Gaiman que já foram publicadas. Inclusive, a única vez que o autor teve medo de subir em um palco foi quando estava no território nacional.
Além de Coraline, existem diversos outros livros de destaque na carreira de Neil Gaiman. Dentre eles, podemos citar:
- Não Entre em Pânico – 1988;
- Belas Maldições – 1990;
- Lugar Nenhum – 1996;
- O Mistério da Estrela: Stardust – 1999;
- Deuses Americanos – 2001;
- Os Lobos Dentro das Paredes – 2003;
- Os Filhos de Anansi – 2005;
- Entremundos – 2007;
- O Livro do Cemitério – 2008;
- O Alfabeto Perigoso – 2008;
- O Oceano no Fim do Caminho – 2013;
- Faça Boa Arte – 2013;
- Sonho de Prata – 2013;
- Mitologia Nórdica – 2017;
- A Roda da Eternidade – 2017.
Veja também: Resumo do livro Frankenstein; veja capítulos e moral da obra