Os textos para leitura 3 ano para imprimir são uma ótima ferramenta para professores do ensino fundamental trabalharem interpretação, vocabulário e fluência de leitura. Nessa fase, os alunos já estão consolidando a alfabetização e precisam de textos curtos, claros e divertidos, que estimulem o gosto pela leitura e o raciocínio.
Texto 1 – O gato preguiçoso
O gato Tomás passava o dia inteiro dormindo em cima do sofá. Só acordava quando ouvia o barulho da ração caindo no potinho. Enquanto todos os outros animais da vizinhança brincavam e corriam pelo quintal, Tomás bocejava e voltava a deitar.
Um dia, uma borboleta azul entrou pela janela. Tomás levantou curioso e resolveu segui-la. Descobriu que fora do sofá havia um mundo cheio de cores e movimentos. Ele percebeu que brincar também podia ser muito divertido.
Atividades de interpretação
1# Qual era o hábito do gato Tomás?
2# O que fez Tomás sair do sofá?
3# O que ele descobriu ao seguir a borboleta?
4# Você acha que Tomás vai continuar preguiçoso depois dessa descoberta? Por quê?
Texto 2 – A formiguinha apressada
Ana observava uma fileira de formigas no jardim. Todas carregavam pedacinhos de folhas. Mas uma formiguinha corria mais rápido que as outras, sempre com pressa. Ao tropeçar em uma pedrinha, derrubou sua folha. Em vez de desistir, levantou, pegou novamente o pedaço e seguiu firme até o formigueiro.
Ana aprendeu que mesmo sendo pequena, a formiguinha era persistente e não desistia dos seus objetivos.
Atividades de interpretação
1# O que a formiguinha carregava?
2# O que aconteceu quando ela tropeçou?
3# Qual foi a lição que Ana aprendeu ao observar a formiguinha?
4# Você já se sentiu como essa formiguinha em algum momento?
Texto 3 – O aniversário de Bia
Era o aniversário de Bia, e ela estava muito animada. A mãe preparou um bolo de chocolate com bastante cobertura. Os amigos chegaram com presentes e todos cantaram parabéns bem alto. Depois da festa, Bia percebeu que o mais importante não eram os presentes, mas sim estar rodeada de pessoas que a amavam.
Atividades de interpretação
1# O que a mãe de Bia preparou para a festa?
2# Quem participou do aniversário?
3# O que Bia achou mais importante no final da festa?
4# Na sua opinião, por que estar com amigos e família é tão especial?
Texto 4 – O menino e a pipa
João ganhou uma pipa colorida do avô. Assim que o vento soprou forte, ele correu pelo campo e a pipa subiu alto no céu. João se sentiu livre e feliz, como se também pudesse voar. A cada puxão da linha, lembrava do carinho que o avô tinha ao lhe ensinar.
Atividades de interpretação
1# Quem deu a pipa para João?
2# O que João sentiu ao empinar a pipa?
3# O que a pipa simboliza para ele?
4# Se você pudesse voar como a pipa, para onde iria?
Texto 5 – O cachorro perdido
Pedro encontrou um cachorrinho na rua. Ele estava sujo e parecia com fome. Pedro deu água, comida e resolveu levá-lo para casa. No dia seguinte, colou cartazes pela vizinhança. Horas depois, a dona apareceu agradecendo e levou o cachorrinho de volta. Pedro ficou feliz em ter ajudado.
Atividades de interpretação
1# Onde Pedro encontrou o cachorro?
2# O que ele fez para cuidar do animal?
3# Como a dona descobriu onde estava o cachorro?
4# Por que Pedro ficou feliz no final?
Texto 6 – O jardim encantado
Clara adorava flores. Um dia, ao regar seu jardim, ouviu um sussurro. Era uma joaninha que falava! A pequena amiga contou que as flores cresciam mais bonitas quando recebiam amor junto com a água. Clara sorriu e prometeu cuidar sempre do jardim com carinho.
Atividades de interpretação
1# O que Clara estava fazendo quando ouviu o sussurro?
2# Quem falou com ela?
3# O que a joaninha ensinou para Clara?
4# Como você acha que Clara cuidará do jardim a partir de agora?
Texto 7 – A viagem de trem
Lucas viajou de trem pela primeira vez. Olhava encantado pela janela, vendo montanhas, rios e casinhas pelo caminho. O barulho das rodas fazia tudo parecer mágico. Ele mal podia esperar para contar aos amigos como foi a aventura.
Atividades de interpretação
1# Qual meio de transporte Lucas usou?
2# O que ele viu durante a viagem?
3# Como Lucas se sentiu dentro do trem?
4# Você já viajou de trem ou gostaria de viajar?
Texto 8 – A estrela cadente
Naquela noite, Sofia olhou para o céu e viu uma estrela cadente. Rapidamente, fechou os olhos e fez um pedido especial. Não contou para ninguém, porque acreditava que só assim ele se realizaria. Sofia dormiu feliz, sonhando com a possibilidade de que seu desejo se tornasse real.
Atividades de interpretação
1# O que Sofia viu no céu?
2# O que ela fez ao ver a estrela cadente?
3# Por que não contou seu pedido?
4# Você acredita que desejos podem se realizar?
Veja também: Atividades de leitura e interpretação para 4º ano
Textos para leitura 3 ano para imprimir PDF

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras – Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português, inglês e redação.