Afim junto ou separado? Saiba a ortografia correta do vocábulo

Afim junto ou separado? Saiba a ortografia correta do vocábulo

Afinal, afim junto ou separado? Veja agora mesmo como usar as duas formas nos contextos certos. Assim, você vai conseguir responder aquela prova da escola ou de concurso e até se declarar da forma certa. O Escritora de Sucesso compartilhou as informações sobre o assunto, a seguir.

Afim junto ou separado?

Em primeiro lugar, as duas formas pertencem ao nosso idioma. Assim, ambas estão certas, o que as distingue é o seu sentido. Então, afim é uma palavra que está na classe dos nomes, podendo ser um tanto um adjetivo quanto um substantivo a depender da situação. Nesses casos, ela pode indicar que algo é parecido ou é próximo.

Já o a fim é o que a gramática chama de locução prepositiva. Isso significa que ela tem a função de ligar uma ideia a outra em uma frase, resumindo. Por isso, ela está em contextos em que há o sentido de objetivo ou finalidade.

Desse modo, como você já viu até aqui, a situação que cada uma deve aparecer é diferente e requer atenção. Portanto, a seguir, veja exemplos práticos de como usar cada uma do jeito certo.

Exemplos de afim junto ou separado: não confunda mais

Agora você já sabe que a distinção entre essas palavras é muito simples e que depende do sentido que está atribuindo. Portanto, fique atento aos exemplos observando sempre os significados na frase.

Afim: exemplos práticos

  • Química e Física são matérias afins;
  • Sociologia é uma área afim da Filosofia (é parecida);
  • Comprei dois cursos afins;
  • Português e espanhol são línguas afins.

O edital diz que os candidatos devem ter o curso de Biologia ou áreas afins.

Uso de a fim

  • Estava a fim de passear durante o mês de junho;
  • A fim de descansar no domingo, fiz tudo na sexta-feira;
  • Minha amiga está a fim de morar fora do país;
  • Não queria sair, estava a fim de dormir o dia todo;
  • A fim de ter uma boa nota, passei a tarde estudando.

Resumindo…

Para usar afim ou a fim nos exercícios, você deve ficar de olho em qual sentido deseja passar. Assim, caso queira dizer que algo têm características em comum com outra coisa, use afim. Já quando falar de um objetivo ou desejo, use o a fim de. Portanto, não deixe de continuar estudando a nossa língua e não erre mais.

Veja também: Encima junto ou separado: como escrever do jeito certo

Kethlyn Bukner

Kethlyn Bukner

Co-produtora de conteúdos para o Escritora de Sucesso, estudante de Biomedicina, é apaixonada pelo universo digital e escreve para diversos portais.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.