Resumo do livro O Pequeno Príncipe

Resumo do livro O Pequeno Príncipe

O resumo do livro O Pequeno Príncipe é uma história escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry e publicado em 1943 em Nova York. No livro há ilustrações feitas pelo próprio autor, que era piloto da Segunda Guerra Mundial e faleceu durante uma missão. A publicação do livro ocorreu durante os meses que o autor passou na América do Norte após ter sido exilado lá.

Le Petit Prince, título em francês, é um dos livros mais vendidos mundialmente e já foi traduzido para diversos idiomas ao redor do mundo. Apesar de aparentar ser um livro infantil, ele traz mensagens direcionadas principalmente para os adultos como forma de relembrar que há coisas na vida que precisam ser vivas e apreciadas.

“O essencial é invisível aos olhos. Quem ama vê além da aparência física e é isto que ama: a essência.” – O Pequeno Príncipe.

 

O Pequeno Príncipe

Resumo do livro O Pequeno Príncipe

O livro é narrado pelo piloto, o próprio autor que é o personagem principal. Dessa forma, a história começa com o piloto contando que quando era criança viu em um livro uma figura onde uma jiboia engole um elefante.

Ele então desenhou o elefante dentro da jiboia, porém ao mostrar aos adultos seu desenho, achavam que era um chapéu e aconselhavam que ele deixasse de lado a ideia dos desenhos e se dedicasse a algo como história, gramática ou geografia. Dessa forma, ele para de desenhar e ao crescer procura uma profissão que lhe transforma em piloto de avião.

Ele relata que um dia pilotando o seu avião, acontece um pane, o que o faz cair no deserto do Saara. Lá sozinho, ele adormece e ao acordar ouvindo uma voz, vê um rapazinho ao seu lado lhe pedindo para desenhar um cordeiro. O piloto disse ao garoto que não sabia desenhar, já que fazia anos que fora desencorajado, mas o menino apenas lhe pedia para desenhar um carneiro. Mesmo sem nunca ter desenhado um, ele desenha, mas não agrada o menino, depois desenha mais algumas vezes, até que por fim faz uma caixa e o menino fica satisfeito.

A partir desse momento, os dois começam a conversar e se tornam amigos. O piloto descobre que o Pequeno Príncipe, como ele o chama, na verdade vem de um planeta, o asteroide B612 onde ele diz que é um lugar muito pequeno e que há uma rosa, três vulcões e baobás, por isso que ele precisava do carneiro, para que comesse os baobás.

Sendo assim, o Pequeno Príncipe começa a narrar suas aventuras desde quando saiu de sua casa, por causa da rosa que era sua grande amiga, mas também bastante vaidosa e orgulhosa. E o Pequeno Príncipe era apaixonado por ela.

Personagens e aventuras

Durante suas aventuras, o Pequeno Príncipe conheceu um rei, que não dava nenhuma ordem, por não ter ninguém para fazê-lo e mandava em coisas que aconteceriam mesmo sem que ele mandasse. Conheceu um bêbado, que dizia que bebia para esquecer a vergonha de ser um bêbado. Encontrou com o acendedor de lampiões que ficava o tempo todo acendendo e apagando os lampiões.

O jovem também conhece um cara vaidoso, um homem de negócios, a raposa e o geógrafo. O vaidoso mora sozinho em seu planeta e ao conhecer o Pequeno Príncipe quer que ele o elogie. A raposa é uma personagem que surge de repente na história e estabelece uma amizade com o Pequeno Príncipe, assim ela ensina lições importantes para ele. O geógrafo é responsável por transmitir informações aos aventureiros e foi quem disse para o Pequeno Príncipe ir para o planeta Terra. O homem de negócios quer se apossar de todas as estrelas porque acha que assim fica mais rico.

Quando chega no planeta Terra, o Pequeno Príncipe se encontra com a serpente que lhe promete enviá-lo para seu planeta através de uma picada.

Conforme vai narrando as suas aventuras, o Pequeno Príncipe diz que os adultos não entendem o mundo das crianças. Dessa forma, o piloto vai aprendendo a dar valor às pequenas coisas da vida, pois os adultos começam a perder a essência de admirar um pôr de sol e o florescer de uma flor, por causa da correria do dia a dia.

Final da história

Por fim, no oitavo dia que estava no deserto, a água que o piloto tinha acaba. Por isso, ele sai junto com o Pequeno Príncipe para caminhar em busca de um poço. Sendo assim, eles encontram um poço que coincidentemente fica próximo do local onde o Pequeno Príncipe chegou à Terra.

No entanto, o piloto fica triste ao saber que o jovenzinho precisará ir embora, pois já tinha se afeiçoado pelo pequeno, mas o menino lhe tranquiliza dizendo que não sofrerá. Então, os dois vão para o local onde o garoto chegou na Terra e a serpente o morde. O jovenzinho então cai no chão imóvel e no dia seguinte o piloto não o encontra mais na areia.

 

Livro Pequeno Príncipe

Resumo do livro O Pequeno Príncipe: Inspiração e adaptação

Nessa obra, o autor usa como inspiração suas próprias experiências de vida. Como, por exemplo, ele queria ser pintor quando criança, mas desistiu por falta de incentivo dos adultos. Então, quando o avião cai no Deserto do Saara, por falta de água, ele ficou desidratado. Isso fez com que tivesse delírios, mas felizmente algumas pessoas locais o encontraram e o salvaram.

Antoine se inspirou em sua esposa Consuelo para criação de Rosa, a flor que o pequeno Príncipe era apaixonado. A obra também foi adaptada para o cinema e peças de teatro. A primeira adaptação inspirada no livro aconteceu em 1974 como um filme musical.

A adaptação mais recente e conhecida foi feita em 2015. Entretanto, é uma animação não direta com a obra, onde a protagonista é uma menina, cuja mãe quer que ela estude em uma escola. Ela tem um vizinho que é aviador e esse passa a contar-lhe a história do Pequeno Príncipe durante o verão.

Um dia, quando o aviador fica doente, já próximo de acabar o verão, a menina vai até a casa do aviador e voa em seu avião até o asteroide que é habitado só por adultos. Ela encontra com o Pequeno Príncipe, agora adulto, que trabalha como zelador e se tornou um homem nervoso.

Após levar a menina para a escola, onde ela será forçada a se transformar em adulta e trabalhar, o Príncipe começa a recordar de seu passado e salva a menina. Então, juntos eles voam para o asteroide B612, onde o Pequeno Príncipe morava e lá ele se torna novamente uma criança. A menina retorna para a Terra e consegue entrar na escola que sua mãe tanto queria que ela estudasse. Na escola ela começa a contar sobre a história do Príncipe.

 

Gostou do nosso resumo do livro O Pequeno Príncipe? Deixe um comentário e aproveite para ler o nosso resumo do livro Extraordinário.

Vitoria Azevedo

Vitoria Azevedo

Sou formada em Letras-Espanhol e minha paixão pela leitura vem desde criança. Meus livros favoritos são de fantasia, romance de época e ficção científica. Siga meu instagram literário: @desveloliterario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *