Resumo do livro A Culpa é das Estrelas

Resumo do livro A Culpa é das Estrelas

Neste artigo iremos fazer um breve resumo do livro A Culpa é das Estrelas. Então, se você deseja conhecer mais dessa história, então continue lendo.

Resumo do livro A Culpa é das Estrelas

Os filmes inspirados em histórias reais têm ganhado cada vez mais espaço nas livrarias e cinemas. Sendo assim, isso não foi diferente com “A Culpa é das Estrelas” de John Green.

Com abordagem sobre uma doença como o câncer, John nos traz a história de dois adolescentes que lutam contra essa doença que a cada dia os deixam ainda mais impossibilitados de planejar um futuro. Mas se você acha que isso os deixa desanimados, engana-se. Já que os dois só querem viver uma vida normalmente e vivem cada minuto de seu presente da forma que é possível dentro dos limites de suas condições.

Você já deve então imaginar que esse livro não é daqueles que terminará com “então viveram felizes para sempre”. No entanto, ao mesmo tempo em que ele lhe fará chorar, você também irá sorrir e principalmente, aprenderá com a história.

A Culpa é das Estrelas: Conheça a história

Inspirado na vida de uma amiga, Esther Grace, diagnosticada com câncer na tireoide e que faleceu em 2010, John criou Hazel, a protagonista e narradora da história.

Hazel é uma adolescente de 16 anos, que alguns anos atrás recebeu o diagnóstico de um câncer maligno na tireoide. Desde então, Hazel convive com a realidade de que há pouco para se viver, mesmo em tratamento com medicamento que ainda é incerto de obter um resultado positivo. Por causa do câncer que atinge seus pulmões, ela precisa utilizar e andar com um cilindro de oxigênio a todo instante para poder respirar, já que seu pulmão não consegue fazer a função sozinho.

Então, a vida de Hazel começa a ser entediante, já que ela não pode mais frequentar a escola e ficar com seus amigos. Assim, depois da insistência de sua mãe, ela começa a frequentar um grupo de apoio a pessoas com câncer. É assim, nesse grupo, que conhece Augustus, ou Gus como é seu apelido.

O rapaz recebeu o diagnóstico de câncer nos ossos e tem uma das pernas amputadas, o fazendo desistir da carreira como jogador de basquete. Quando os dois se conhecem, o câncer em Gus estava em fase de remissão, que é quando ele não está se manifestando no organismo, mas ainda assim o jovem participava dos encontros.

Sendo assim, os dois começam a conversar e o jeito alegre de Gus logo cativa Hazel. Eles passam a conversar sobre diversos assuntos, o que inclui também a doença. E foi assim que Gus fica sabendo que Hazel é fã de um autor que havia publicado um livro chamado Uma Aflição Imperial terminava com uma frase, deixando a garota curiosa com seu final.

Nesse meio tempo, entre altos e baixos da história, os personagens mostram ter um bom senso de humor misturado com piadas e sarcasmos, por mais difícil que sejam suas vidas, isso não os colocam como vítimas.

Enquanto estão vivendo um dia após o outro, os jovens acabam ficando ainda mais próximos e através dessa amizade, se apaixonam.

 

Livro Uma Aflição Imperial

Resumo do livro A Culpa é das Estrelas: História de amor de Hazel e Gus

“Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso.” – Hazel Grace.

Com o propósito de descobrir, afinal, como a história do livro terminava, Gus, ao lado da mãe de Hazel, surpreende a menina com passagens para uma viagem até Amsterdã para que Hazel possa conhecer o autor e, quem sabe, finalmente conseguir descobrir o final. Mas, ao conhecer o autor e ver que ele era um alcoólatra ignorante, acaba deixando a jovem decepcionada.

E é durante essa viagem que Gus revela para Hazel que seu câncer voltou a se manifestar e, dessa vez, espalhou-se por todo seu corpo. Quando retornam, a saúde de Gus acaba piorando e ele precisa ser internado. Poucos dias depois Gus falece e, em seu funeral, Hazel encontra o autor de seu livro favorito que lhe revela que seu livro é inspirado na vivência de sua filha que faleceu de leucemia ainda jovem. Antes de ir embora, ele a entrega um papel escrito por Gus que fala sobre seu amor por ela.

Durante o tempo que foi permitido para eles, passaram a viver um amor que Hazel, principalmente, nunca imaginou que viveria por mais breve que tenha sido.

Por fim, “A Culpa é das Estrelas” é um ensinamento para todos aqueles que o leem e/ou assistem. Já que nos deixa uma mensagem como: a felicidade está em coisas/momentos simples, que por mais difícil que seja, devemos olhar o lado positivo das coisas e procurar ser feliz todos os dias, devemos demonstrar nossos sentimentos àqueles que amamos ao invés de guardá-los, talvez a maior lição que esse livro passa é “viver intensamente”, nunca sabemos o quê o futuro nos espera, então é aproveitar cada segundo como se fosse o último.

A adaptação do livro anunciou-se em 2012 pela Fox. Entretanto, as gravações começaram em 2013 e o filme chegou aos cinemas do mundo em 2014.

Sobre o autor

John Green é um autor, produtor e empresário norte-americano, famoso por “A Culpa é das Estrelas”. Além disso, o autor também escreveu Quem é Você, Alasca? sendo seu primeiro romance publicado em 2005, inspirado em sua experiência na adolescente. Só em 2019 que o livrou ganhou uma adaptação através da plataforma Hulu, sendo uma série dividida em seis episódios.

Escreveu também o livro O Teorema Katherine, publicado em 2006, seu terceiro livro publicado. Também escreveu Cidade de Papel que também ganhou adaptação pela 20th Century Fox, o filme chegou aos cinemas em 2015, sendo lançado primeiramente no Brasil.

Além de ser famoso por seus livros, John também ganhou fama por seus vídeos no Youtube. Criador de projetos como “Project for Awesome”, “Dear Hank & John”, “VidCon” e “Crash Course”.

Foi durante algum desses projetos, em 2007, que John conheceu Esther. A moça na qual ele teve inspiração ao escrever o livro, que também era famosa por seus vídeos no Youtube.

A história de Esther foi contada em sua biografia chamada A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar, a biografia inclui alguns trechos de seu diário, desenhos e cartas para contar sobre quem ela era.

 

Gostou do nosso resumo do livro A Culpa é das Estrelas? Deixe um comentário com a sua opinião e aproveite para ler o nosso resumo de Extraordinário.

Vitoria Azevedo

Vitoria Azevedo

Sou formada em Letras-Espanhol e minha paixão pela leitura vem desde criança. Meus livros favoritos são de fantasia, romance de época e ficção científica. Siga meu instagram literário: @desveloliterario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *