Resumo do livro Emma, de Jane Austen

Resumo do livro Emma, de Jane Austen

Neste artigo, faremos um breve resumo do livro Emma, de Jane Austen. A obra foi publicada em 1815 e é o único livro da autora que tem como título o nome da protagonista.

Resumo do livro Emma: Conheça a protagonista

Nessa história, Jane nos apresenta Emma Woodhouse uma moça de 20 anos, bela, rica, decidida, um tanto mimada e com costume de se envolver na vida alheia. Filha caçula do Sr. Woodhouse, nunca pensou em se casar por acreditar que seu destino é cuidar do seu pai até sua morte e da mansão da família, Hartfield.

Após a morte de sua mãe, Emma e sua irmã mais velha, Isabella, estiveram aos cuidados da Miss Taylor que ao passar dos anos se tornou parte da família e sua melhor amiga.

Conforme crescia, Emma sempre ouvia histórias sobre Jane Fairfax, uma órfã que após a morte dos pais foi criada pela tia e avó. No entanto, como a família era pobre, a garota ainda criança acabou sendo levada pelo Coronel Campbell para ser educada ao lado de sua filha em Londres.

Então, sua tia, Sra. Bates, uma mulher solteirona e bastante falante, lia para Emma e seu pai as cartas que a sobrinha enviava e não poupava elogios sobre os feitos dela, o que deixava Emma entediada e em alguns momentos ao comentar sobre Jane era um tanto irônica, debochada. Já que a própria Emma não se interessava por coisas como a leitura ou as aulas de piano.

Seu pai, um homem generoso e um tanto protetor, que se sentiu abandonado quando Isabella casa com John Knightley, vizinho e amigo íntimo da família por anos, assim como George Knightley, ou apenas Sr. Knightley, também advogado de Sr Woodhouse. Quando Isabella e John vão morar em Londres, Emma fica ainda mais convencida de que não deve se casar.

Emma casamenteira

Contudo, isso não a impedia de bancar uma casamenteira, ainda mais por estar convencida de que o casamento de Miss Taylor com o viúvo Mr. Weston e pai de Frank Churchill – cujo filho nunca havia voltado para Highbury desde que seu tio o adotou quando ainda criança e por isso seu sobrenome é Churchill – só havia acontecido por seu envolvimento.

Assim, ela faz disso mais um objetivo de sua vida tediosa e acredita que tem o dom de unir as pessoas e saber mais quando se trata de assuntos do coração, o que deixa Sr. Knightley um tanto quanto indignado sobre aquilo.

Durante a narrativa, há momentos em que Sr. Knightley discorda de atitudes e comportamentos de Emma. Já que não cede aos caprichos e era sincero com a moça. Aliás, era o único a fazer, o que por algumas vezes provocava alguns atritos entre os personagens, pois Emma não dá o braço a torcer tão facilmente.

Ao sentir-se solitária por perder a única amiga, Emma passa a conhecer Harriet Smith, uma garota órfã de um nobre que ninguém sabe quem é e vivia na escola de Highbury. Humilde, romântica e ingênua, ela desperta o interesse de Robert Martin, um fazendeiro da cidade.

 

Livro Emma

Resumo do livro Emma: Casais e pedidos de casamento

Acreditando que finalmente se casaria, Harriet passa a pedir conselhos à Emma, porém ela tem outros planos para a moça: casá-la com o reverendo, Sr. Elton. Já que Emma acreditava que Robert não era um pretendente a altura da então nova amiga. No entanto, seus planos dão errado, quando na verdade Sr. Elton lhe propõe casamento e rejeita o fato de casar-se com Harriet por ela ser socialmente inferior.

Nesse meio tempo, Frank Churchill e Jane Fairfax chegam à cidade, deixando Emma animada, já que tinha uma curiosidade para conhecer, principalmente, o jovem Churchill. E ao se conhecerem, eles acabam se tornando amigos e num momento, Emma até acredita na possibilidade de estar apaixonada pelo rapaz.

O que a jovem não imaginava era que na verdade Frank e Jane tinham um compromisso em segredo e as atenções do rapaz eram apenas para disfarçar o envolvimento com Jane.

Por outro lado, quem não gosta da aproximação de Emma e Frank era Sr. Knightley, que desconfiava do jovem e das atenções do mesmo com Emma, já que George era apaixonado por Emma durante anos.

Só quando Harriet revela à Emma que sente uma secreta paixão por Sr. Knightley, Emma se sente mal ao ouvir a amiga falar sobre ele. Pensar na possibilidade de Harriet estar apaixonada por Sr. Knightley, a faz enxergar pela primeira vez algo que estava na frente dela por anos. Ela era apaixonada por Sr. Knightley e ele não podia se casar com ninguém a não ser com ela.

Após dar-se conta desse fato, Emma sentia um medo de perdê-lo. Por fim, Sr. Knightley se declara para Emma, decidiram morar em Hartfield por causa do pai de Emma e casaram-se em outubro.

 

EMMA

Adaptações de Emma

O livro ganhou algumas adaptações e foi inspiração para outras ao decorrer dos anos na televisão e cinema.

Televisão

  • A primeira adaptação para televisão foi em 1948 pela BBC com a atriz Judy Campbell no papel de Emma;
  • A segunda e terceira adaptações aconteceram em 1954 e 1957 pela NBC. Felicia Montealegre interpretou Emma na versão de 54’ e Sarah Churchill na versão de 57’;
  • Em 1960, novamente com a produção da BBC, a quarta adaptação dividiu-se em 6 episódios, com Diana Fairfax no papel de Emma. No mesmo ano, a quinta adaptação foi produzida pela CBS com Nancy Wickwire como Emma;
  • 12 anos depois, em 1972, a BBC produziu outra série em 6 episódios com Doran Godwin como Emma;
  • Em 1996, foi a vez de Kate Beckinsale interpretar Emma na adaptação produzida pela ITV;
  • Até então, a última adaptação para televisão foi produzida em 2009, produzida pela quarta vez pela BBC com 4 episódios, Romola Gray no papel de Emma.

Cinema

  • A primeira adaptação para o cinema foi em 1995, sendo uma adaptação mais moderna inspirada em Emma, “As patricinhas de Beverly Hills” com Alicia Silverstone interpretando Cher Horowitz;
  • No ano seguinte, em 1996, tem sua segunda adaptação com Gwyneth Paltrow interpretando Emma;
  • Em 2010, “Aisha” foi uma adaptação mais moderna foi feita em Bollywood, interpretada por Sonam Kapoor;
  • A mais atual adaptação lançou-se em 2020, com Anya Taylor-Joy interpretando Emma.

 

Compre o livro capa comum: https://amzn.to/39OFDAr

Capa dura: https://amzn.to/39OFDAr

Gostou do nosso resumo do livro Emma? Então, deixe um comentário com a sua opinião. Além disso, se você gosta de romance de época, aproveite para ler a nossa resenha de O Duque e Eu, da série Bridgerton.

Vitoria Azevedo

Vitoria Azevedo

Sou formada em Letras-Espanhol e minha paixão pela leitura vem desde criança. Meus livros favoritos são de fantasia, romance de época e ficção científica. Siga meu instagram literário: @desveloliterario

2 comentários sobre “Resumo do livro Emma, de Jane Austen

  1. Eu amo Emma, foi o primeiro livro da Jane Austen que li e acabei ficando muito encantada. É uma história que me fez pensar, durante uns capítulos, que não teria um final que eu queria, mas felizmente teve! Adorei a adaptação da BBC, os atores foram muito maravilhosos no papel de Emma e Mr. Knightley 😍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *